Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/07/2022 as 8:30pm

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

Celebrando a Liberdade - O Preço e Poder do Empreendedorismo

No dia 4 de julho comemoramos a independência dos Estados Unidos. Conquistar a liberdade tão sonhada ultrapassa as barreiras do sucesso, finanças e carreira, pois exige conhecimento pessoal e atitude certa perante a vida. Como é possível então alcançar o patamar de ser verdadeiramente livre utilizando ferramentas do empreendedorismo?

O preço da liberdade

Envolvidos pelo patriotismo muito peculiar aos americanos, a Independência americana é um dos mais populares feriados observados pela grande maioria da população. O orgulho de celebrar essa data tão significante é facilmente vista pois para todos os lados podemos ver bandeiras e pessoas andando pelas ruas vestidas de azul e vermelho enquanto nós imigrantes,  buscamos aproveitar o máximo o feriado prolongado  através de viagens ou até mesmo fazendo o nosso tradicional churrasco com os amigos e quem sabe até assistindo a queima de fogos.

Mesmo sabendo que os fatos que antecederam a conquista da independência da Inglaterra, assim como o Brasil, não nos foram verdadeiramente da forma como nos contaram, temos motivos para comemoar. Mas, sem querer entrar em detalhes que possam colocar em dúvida os bastidores envolvidos na história, é necessário pensar que cada vez que alguém se liberta do que o prende ou reprime é pago um preço. O preço da liberdade faz parte da consequência para que se alcance o próximo nível.

Quando você escolheu migrar para os Estados Unidos, deixando sua pátria, nossa pátria para trás, você teve que pagar um preço. Da mesma forma, quando alguém decide viver do empreendedorismo aprende que existe um preço a ser pago, mas que vale a pena.

Muitas são as barreiras para quem deseja ser uma empreendedora de sucesso. A primeira delas é se libertar da falsa doutrina da “estabilidade”. Outra barreira é a falta de conhecimento, além da falta de apoio principalmente na fase inicial.

Trabalhar para si mesma requer uma coragem extra pois inicialmente tudo, mas tudo mesmo depende de você e da sua maneira de administrar e gerir a sua empresa. Ao contrário de quando trabalhamos para alguém que geralmente determina a direção e a forma de agir da empresa, quem é dona do próprio negócio, não só é responsável por cuidar mas também de garantir todos os compromissos financeiros da mesma. Quando se trabalha para alguém, normalmente o seu pagamento é garantido e você tem a tranquilidade de saber que na data certa aquela quantia vai estar lá no banco. No entanto, empreender é saber que seus esforços diários nem sempre são o suficiente para certificar que tudo vai ser pago em dia e que no final a parte que lhe cabe vai estar à sua disposição.

Mas se é tão difícil assim empreender quais são os motivos que levam tantas mulheres a desejarem começar a sua própria empresa?

Segundo SBA (US Small Business Administration), cerca de 20% das empresas formadas por imigrantes iniciaram com um capital de $50.000. Com certeza uma característica fundamental que se destaca entre nós mulheres imigrantes é a resiliência. A arte de se colocar de frente aos obstáculos que por ventura tentou nos abater no passado próximo é o que forma a nossa capacidade de juntar os cacos e refazer as forças pois sabemos que não podemos “pular do barco”, pois o remo está nas nossas mãos. Conquistar a liberdade financeira através do empreendedorismo não é somente tomar as decisões, mas saber que existe uma força interna e coletiva quando nos colocamos como instrumentos de transformação para as vidas de outras pessoas.

Ser livre também é valorizar a liberdade do próximo. É muito gratificante saber que seu trabalho, seu esforço, seu conhecimento, suas experiências levam impacto para vida de alguém que foi alcançado por você. Isso pode ser, sem sombra de dúvida, mais precioso do que todo valor monetário que possui um fluxo de caixa que transborda a cada instante que alguém é atingido pelo seu trabalho. Saber desfrutar da liberdade financeira vai muito além do que conquistar espaços ou tão pouco reconhecimento público, é entender que mesmo no silêncio, sem grandes exposições vidas estão sendo transformadas e mulheres estão ganhando oportunidades de também poder acreditar que é possível se desprender da exploração e da falta de esperança de conquistarem seus sonhos.

Quem é verdadeiramente livre investe em vidas para que outras pessoas também possam ser livres. Se você valoriza a sua liberdade pode também reconhecer o quanto você lutou para chegar até aqui. Mas se você sente que ainda está longe do lugar que você sonha estar, comece agora. Não espere alguém dizer que você é capaz, pois você merece independente do olhar do outro.

O que nos leva a empreender é a insatisfação com a realidade atual e a certeza que o processo vale a pena. Vale a pena lutar para ser livre e realizada.

A liberdade financeira contribui para o fortalecimento da economia.

Toda empresa que paga seus impostos é responsável por elevar o poder econômico do país. Por isso que os governos têm tanta preocupação em ajudar as pequenas empresas para que as mesmas possam continuar devolvendo para os “cofres” a moeda essencial que garante o crescimento econômico. Se a sua empresa cresce, toda população se fortalece.

Não existe empresa de maior ou menor valor, assim como não tem emprego menos ou mais digno. Se você tem um pequeno negócio, seja de prestação de serviço ou até mesmo na área de tecnologia, a economia de todo país depende do seu sucesso. Para o banco, os investidores e o governo geralmente o que importa é o quanto você coloca sobre os “cuidados” dessas instituições de forma que as mesmas possam utilizar para que o dinheiro continue circulando e assim poder garantir o aumento da quantia em “caixa”. Já as pequenas empresas sabem o valor de poder garantir todos os compromissos enquanto ao mesmo tempo, poder investir no crescimento e expansão dos negócios.

Quem alcança a liberdade financeira possui uma ferramenta importante que é a autonomia para fazer escolhas. Além disso, poder estabelecer metas e traçar planos para o futuro sem ter que ficar dependendo de terceiros. Por isso também é primordial que para uma empresa possa ter um crescimento exponencial exista formas variadas de investimento e aprimoração constante e crescente.

Elementos importantes para o sucesso empresarial.

O conhecimento, a informação e o aprendizado são elementos que compõem uma porção da forma do sucesso de qualquer empresa. Apesar de estarem conectados esses elementos se diferem da seguinte forma.

O conhecimento é o que você obtém após se aprofundar sobre a informação recebida. A informação é a forma como você se expõe a algo que antes era desconhecido. Sendo que o aprendizado é o que você adquire quando você coloca em prática, tanto a informação para provar que você realmente conhece sobre o assunto. Somente quando você passa a ter resultado do que colocou em prática é quando você pode dizer que domina o assunto.

Pagar o preço para ser livre faz parte do processo e todas as pessoas que são livres não estão dispostas a jogar fora ou dispersar a liberdade pois sabem bem o seu valor.

As duas perguntas que deixo para você refletir hoje são: Primeira: Até que ponto você está disposta a viver verdadeiramente livre e como que você pode fazer para levar outras pessoas a experimentarem o mesmo?

Coluna Saúde da Mulher
Lídia Ferreira
www.plataformadigitalfeminina.com



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Top News