Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/08/2022 as 5:30pm

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

 

O Perfil da Líder Saudável

Cada vez mais nós mulheres se destacam em todas as esferas da sociedade. Com um número crescente de bons exemplos da liderança feminina é importante destacar como identificar o perfil da líder saudável e aprender a como se equipar através do conhecimento que transforma vidas.

O Legado de Um Líder de Excelência

Estamos em um ano de eleições onde nos lembramos da nossa responsabilidade de manifestar a nossa posição e consciência política através da ferramenta do voto. Seja você alguém que procura estar informada ou até mesma envolvida com essas questões ou não, é nesse momento em que, possivelmente você mais se questione sobre como você poderia influenciar para mudanças futuras relacionadas ao futuro coletivo. Apesar de estar extremamente preocupada não só com a realidade atual, tanto da política nos Estados Unidos, mas também no Brasil e mundo, minha intenção aqui não é falar sobre política, mas de criar uma oportunidade de reflexão em relação ao nosso papel como mulheres sadias.

Um líder de excelência sabe que ele ou ela se destacam muito mais pela maneira que servem seus liderados do que os discursos que fazem em frente aos mesmos. O verdadeiro líder, nesse caso, a líder de verdade não se aproveita da fragilidade do outro para se ganhar vantagens. Uma característica valiosa do líder é a capacidade de manter o coração humilde mesmo depois que alcança níveis de conhecimento e poder muito acima da média.

Porém estamos carentes de exemplos de mulheres e homens que sabem fazer jus ao privilégio que  é poder liderar pessoas. Sim, pois liderança entre nós seres humanos está diretamente ligado à forma como nos relacionamos com outras pessoas.

Na natureza podemos perceber alguns papéis bem definidos quando se trata de liderança no mundo animal. O gato não se mete com o leão, nem a formiga com elefante. Tanto o leão não precisa dizer para o gato quem manda quanto a formiga não possui força para vencer o peso do elefante. Ao mesmo tempo em que apesar do leão ser conhecido como o rei da selva, o gato sabe que dentro da casa onde vive o leão não é bem vindo.

Da mesma forma, a mulher que reconhece o seu papel de liderança não fica preocupada com ter que ficar se provando ou se aliando a causas que não são suas. Porém, infelizmente vivemos em uma época que apesar de acreditarmos que temos liberdade para sermos quem somos, existe uma força oposta que tenta impor limites a qualquer forma de opinião diferente. É como se caso você não aceite moldar-se às novas tendências corresse um risco altíssimo de sofrer o mesmo julgamento de quem diz lutar pela liberdade.

Então o principal legado de um líder de excelência é gerar nos corações das pessoas que foram impactadas pelo o seu exemplo o desejo de se tornar um líder tão importante ou mais quanto o mesmo.  Isso não se refere aos números ou status mas sim o poder de: transformar, conscientizar, realizar, se doar e aprender.

Desenvolvendo Características de Liderança Saudável

Na primeira semana deste mês eu tive o privilégio de participar da Conferência Global de Liderança (The Global Leadership Summit) que reuniu mais de 70 mil participantes para aprender com cerca de 20 líderes mundiais de peso durante dois dias inteiros. Vários especialistas que se apresentaram me impactaram de uma forma especial de maneira que sai ainda mais motivada a colocar em prática algumas das características de uma liderança saudável.

Futuramente pretendo voltar a entregar para você leitora alguns exemplos de experiências de mulheres que participaram da conferência, porém hoje quero destacar alguns pontos que aprendi com Craig Groeschel, fundador e Senior Pastor da igreja Life Church, além de autor de best sellers da New York Times, como do livro Lead Like It Matters, (Lidere Como se Importasse) também é o criador da The Global Leadership Summit.

“ A grandeza se encontra nos extremos”.
Craig Croeschel

Segundo Pr. Craig, o líder que almeja crescer deve buscar desenvolver um equilíbrio entre qualidades relacionadas aos extremos de sua própria característica como pessoa. Exemplo: alguém que é extremamente confiante deve buscar a desenvolver a humildade. O segredo é encontrar um ponto de equilíbrio entre as duas extremidades. Assim como quem lidera de forma incansável deve buscar viver de forma mais saudável possível.

Craig ainda descreve uma lista 16 extremos entre características opostas que devem estar alinhadas de forma a colaborar tanto para o crescimento pessoal como líder quanto para o fortalecimento de organizações, empresas e etc…

Gostaria de destacar as três características mais importantes para o líder que segundo Pr. Craig. São elas: 1) Autoconfiança + humildade, 2)Determinação + saúde e 3)Foco + flexibilidade

Na autoconfiança + humildade eu resumi acima. Craig ensina que devemos estar sempre buscando aprender algo novo de forma a estarmos preparadas para superar as crises, como a que enfrentamos durante  a COVID-19. Já em relação à combinação entre ser determinada e ao mesmo tempo não esquecer de investir na saúde como um todo.  E para terminar manter o equilíbrio entre manter o foco no objetivo final sem perder a flexibilidade necessária muitas das vezes. Pr. Craig ainda concluiu dizendo que dentre essas três principais características opostas o maior inimigo do sucesso é a falta de foco e flexibilidade.

Como mulheres na liderança devemos encontrar um ponto de equilíbrio para cada fase da nossa jornada, sempre buscando aprender e a reproduzir exemplos preciosos que possam impactar não só essa geração mas também futuras. www.globalleadership.org



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros

Top News