Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/09/2022 as 9:00pm

Coluna Claudia Cataldi

Coluna Claudia Cataldi

“Todo o Consulado está mobilizado para organizar as votações dia 02 de outubro”, diz a Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque

Daqui a 24 dias, todos os brasileiros deverão cumprir seu dever cívico de escolher quem o representará pelos próximos quatro anos. Votaremos para deputados estaduais, deputados federais, na proporcionalidade de cada estado; por um senador por unidade da federação; por 27 governadores, e presidente da república.

E para que os eleitores em situação regular e com domicílio eleitoral registrados nos estados de Nova Iorque, Nova Jersey, Pensilvânia e Ilhas Bermudas possam votar de maneira ágil e objetiva, a Embaixadora mobilizou todo o staff do Consulado brasileiro em Nova Iorque. “Queremos que todos os brasileiros registrados para votar em Nova Iorque, possam fazê-lo de forma rápida e sem longas filas de espera. Para tanto, cada um tem que fazer a sua parte: basta trazer o seu e-Título e o seu documento brasileiro com foto”. A diplomata informa que os 27 mil eleitores inscritos em sua circunscrição, com título eleitoral registrado em Nova Iorque, devem encaminhar-se para o único local de votação: a Cathedral High School (350 East 56th st, New York City) das 8 da manhã às 5 da tarde. Para tal, há que se levar documento brasileiro com foto, pois de acordo com a normativa do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), não serão aceitos documentos de identificação não brasileiros. Serão aceitos também, documentos digitais brasileiros, tais como carteira de motorista digital.

Embaixadora Maria Nazareth Farani Azevêdo, cônsul-geral do Brasil em Nova Iorque, recebendo em seu gabinete esta jornalista. Crédito foto: Claudia Cataldi

Para ganhar tempo no dia da eleição, recomenda-se que os eleitores baixem o aplicativo “e-Título”, do TSE. No e-Título, está escrita a Seção Eleitoral. Serão mais de 70 seções em Nova Iorque. Logo, quem tem o e-Título sabe, antecipadamente, qual seção procurar no local de votação. 

O Consulado-Geral do Brasil deve organizar três acessos à Cathedral High School no dia da votação: 1) um para eleitores que possuem e-Título e documento brasileiro com foto (fast-track); 2) um para eleitores que não possuem e-Título, mas tem o documento brasileiro com foto; 3) um para eleitores com dificuldade de mobilidade.

Haverá banheiros na área exterior da escola. Uma equipe de quase 200 pessoas estará envolvida na votação, com 40 pessoas empenhadas exclusivamente em dar orientações. 

Segundo a Lei S.51001/A.41001 do Estado de Nova Iorque, escolas e locais de votação são considerados “locais sensíveis”. Desse modo, sugere-se aos eleitores evitar levar mochilas, sacolas e malas, que estarão sujeitas à revista. A polícia de Nova Iorque dará apoio no local de votação, a fim de garantir a ordem e a segurança de todos.

Eleitores não poderão levar o aparelho celular até a cabine de votação. No dia da votação, também está proibida a divulgação de propaganda de partidos políticos ou de candidatos. 

Top News