Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 19/09/2022 as 8:30am

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

Doenças Autoimunes - Quais São As Principais Doenças que Afetam As Mulheres

Mulheres em idade fertil são mais afetadas do que os homens quando se trata de doenças autoimunes, podendo levar à incapacidade ou à morte. Devido a complexidade e número de doenças envolvidas, hoje nós vamos aprender juntas como entender e buscar ajuda para o melhor tratamento.

As Doenças autoimunes (DAI) acontecem quando o nosso sistema imunológico, que é responsável por proteger o nosso corpo de organismos estranhos é atacado de forma a descontrolar o combate aos antígenos estranhos.  Quando esse organismo invade o nosso corpo o sistema imunológico inicia uma ação de combate para destruí-lo. Porém vários fatores, sendo muitos ainda desconhecidos, vem aumentando a incidência de doenças autoimunes.

Os fatores mais comuns são: fatores ambientais, fator hormonal e influência de microorganismo, 
Cerca de 3% a 5% da população mundial são afetadas, sendo algumas etnias mais afetadas do que outras e 80% dos casos são mulheres na idade reprodutiva e por isso possivelmente explicaria a influência dos hormônios. O responsável seria um receptor do hormônio chamado estrogênio localizado em células de defesa do organismo que intensifica o ataque dos organismos invasores levando ao ataque do próprio organismo. Por isso a importância de inibidores contra esses receptores de estrogênio através de tratamentos específicos.

Para ser ainda mais clara, todas as vezes que você ouvir falar em doenças autoimunes saiba que estará sempre envolvido em duas coisas, muitas dúvidas pouquíssimas respostas. Outro fato importante é que a ciência ainda não encontrou a cura para doenças auto imunes. Felizmente, no entanto, cada vez mais aumenta o número de medicamentos e formas de tratamento. Sempre lembrando que somente um médico capacitado pode determinar que tipo de cuidados e como orientar o paciente, principalmente pois na maioria das vezes existe a necessidade de um trabalho multidisciplinar com atendimento com especialistas de várias áreas. 

As doenças autoimunes abrangem cerca de 100 tipos diferentes. Podendo afetar tanto órgãos como tecidos sendo as glândulas endócrinas as mais afetadas, por exemplo os pâncreas e a tireoide. Porém o organismo pode ser afetado incluindo as articulações e sangue. Alguns tipos mais graves podem levar ao comprometimento de órgãos vitais provocando até a morte.

Para que possamos conhecer melhor algumas dessas doenças imunológicas mais comum entre as mulheres, vamos ver a lista das principais delas:

Alopecia areata - Afeta cerca de 1 a 2% da população a alopecia areata é caracterizada como a perda de cabelo ou de pelos, geralmente em formato arredondadas ou ovais. Podendo levar a perda total dos pêlos incluindo os cí Os fatores de risco são: histórico familiar, traumas, doenças e gravidez. Existem vários tratamentos disponíveis principalmente quando não há perda total dos fios e pêlos.

Hepatite autoimune - Pode destruir as células do fígado podendo levar a perda de funcionamento do mesmo que é considerado um órgão vital. Alguns dos sintomas são, alteração do tamanho do fígado, fadiga, dores nas articulações.

Doença Celíaca - Quando o organismo não consegue tolerar glúten, substância que contida no trigo. Podendo levar a desconfortos extremos como: diarreia ou constipação (prisão de ventre), perda ou ganho de peso, dores e inchaço abdominal, fadiga, irregularidade do período menstrual e até infertilidade ou abortos expontâ.

Diabete tipo 1 - Quando o organismo ataca o sistema responsável por controlar o nível de açúcar no sangue. Com isso o corpo desenvolve incapacidade de produzir insulina podendo levar a complicações graves à saúde como: cegueira, risco de amputação e até a morte.

Doença Inflamatória Intestinal (DII) - Ataca o sistema digestivo levando o risco de desenvolvimento de outras doenças mais graves. Os principais sintomas são: sangramento no retro, febre, perda de peso, dores e dificuldade para evacuar além de colites.

Esclerose Múltipla - destrói o sistema que protege os nervos podendo afetar a medula espinhal e o cé Em vários casos a paciente obtém ótimos resultados através de tratamentos adequados.

Lúpus Eritematoso Sistêmico - Uma das doenças autoimunes mais comum entre as mulheres e também uma das mais graves. Podendo atingir vários órgãos como: pele, juntas, rins, coração, pulmão além de outras partes do corpo.

Mulheres portadoras de doenças autoimunes, na grande maioria dos casos conseguem levar uma vida quase normalidade total, principalmente quando tratadas e acompanhadas adequadamente. Apesar de ainda a causa não ser conhecida ou até mesmo a cura, manter hábitos saudáveis e evitar o stress é sempre fundamental para a melhoria da qualidade de vida. Caso você tenha alguma dúvida entre em contato com o seu clínico geral Se você gostaria de fazer um comentário acesse o Instagram da @plataformadigitalfeminina.

Coluna Saúde da Mulher
Lídia Ferreira
www.plataformadigitalfemiina.com 

Top News