Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 22/09/2022 as 2:00pm

Coluna Vanilsa Oliveira

Coluna Vanilsa Oliveira

ATRIBUTOS DA LIDERANÇA

O exercício da liderança mais do que nunca, permanece sendo foco de incontáveis estudos, análises, interpretações, testes entre outras abordagens. São inúmeros os atributos tratados em teorias e práticas organizacionais, em segmentos voltados ao empreendedorismo e inovação, políticas sociais e ambientais, segmentos econômicos, científicos, tecnológicos, até mesmo na educação e na vida familiar. São muitas as particularidades que acerca a liderança.  Nesta semana convido você a refletir os principais atributos da liderança, inspirados nos ensinamentos de  Napoleon Hill:

Coragem inabalável - Baseada no conhecimento de si mesmo e da ocupação que exerce. Nenhum liderado quer ser orientado por um líder desprovido de coragem ou de autoconfiança. Nenhum membro de equipe vai se inspirar em um líder assim.

Autocontrole – A pessoa que não consegue controlar a si mesmo dificilmente conseguirá manter o controle de uma equipe. O autocontrole é um fator determinante, porque além de passar segurança, serve de inspiração e até mesmo de exemplo a ser seguido.

Senso de justiça apurado - A ausência de um bom senso de justiça, faz com que o líder perca o respeito perante os seus liderados.

Certeza nas decisões – A pessoa que hesita ao decidir, demonstra insegurança consigo mesmo e dificilmente terá êxito na hora de liderar uma equipe.

Planos bem definidos - O líder bem-sucedido precisa planejar seu trabalho e se ater ao que foi estabelecido. Aquele que segue “palpites”, sem planos práticos e objetivos, pode ser comparado a um barco sem leme, mais cedo ou mais tarde vai acabar nas pedras.

Hábito de fazer mais do que o combinado – Pessoas que tem comprometimento com o resultado, vai além do que é paga para fazer. O resultado tem mais valor que a remuneração. Este perfil de líder agrega valor na sua trajetória profissional.

Personalidade agradável - Pessoas relapsas e descuidadas, jamais serão um líder bem-sucedido. Liderança exige respeito. Do contrário não haverá comprometimento da equipe. A personalidade  agradável cativa, envolve, motiva a fazer mais e melhor.

Simpatia e compreensão - O líder bem-sucedido precisa ser simpático e compreensivo com as pessoas, exercendo uma liderança humanizada.

Domínio de detalhes - A boa liderança exige que o líder esteja atento aos detalhes de cada situação.

Autorresponsabilidade - O líder bem-sucedido precisa estar disposto a assumir completamente a responsabilidade pelas possíveis falhas e erros de sua equipe. Se tentar livrar-se desta responsabilidade, perderá a liderança num curto espaço de tempo. Diante de qualquer falha ou erro de um membro da equipe, o líder precisa aceitar o fato de que ele foi corresponsável.

Cooperação - O líder bem-sucedido tem de compreender e aplicar o princípio do esforço cooperativo e ser capaz de estimular seus liderados a fazer o mesmo. Liderança exige poder, e poder exige cooperação.

“Para ser um líder bem-sucedido, você precisa inspirar as pessoas pelo seu exemplo, sobretudo pelos resultados positivos que entrega.”

Fica a dica! 

Estarei sempre à disposição em minhas redes sociais. Te espero lá!

www.facebook.com/vanilsasilvanomentoriaempresarial 
https://www.instagram.com/vanilsasilvano 
https://www.linkedin.com/in/vanilsasilvano 

Top News