Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/09/2022 as 10:30am

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

Os Aliados da Mulher Durante o Outono

Tons da terra, folhas pelo chão e o verde das árvores que se despedem do verão anunciando uma nova estação. O outono tem a responsabilidade de preparar a natureza para o frio intenso que se aproxima. Enquanto isso, como podemos estabelecer novas rotinas e cuidado com a saúde do corpo e da pele é o assunto de hoje.

Um dos privilégios de morar em New England é poder acompanhar a beleza de cada estação do ano. Estamos cercadas de árvores e estados montanhosos que favorecem a manifestação bem característica desse período com temperaturas mais amenas e belas paisagens. Entre o visual agradável aos olhos existem também alguns cuidados importantes que podemos fazer para garantir a manutenção do corpo durante os meses a seguir.

Aproveitando o clima para cuidar do corpo

Um dos cuidados que devemos atentar é o nível de vitamina D - Ao contrário do verão, onde normalmente nos expomos mais aos raios de sol, durante o outono passamos a ficar mais encolhidas dentro de casa e por isso perdemos o benefício da vitamina, nutriente responsável pela absorção do cálcio que fortalece os ossos evitando assim fraturas e doenças provocadas pelo envelhecimento. Além de diminuir os riscos de doenças cardiovasculares, a vitamina D também é um poderoso aliado nas funções cerebrais que colaboram para a produção da serotonina, hormônio responsável pelo humor. Para garantir o nível ideal de vitamina D no organismo, além dos complexos vitamínicos de vitamina D3 assim como: peixes magros, ovos, cogumelos (mushrooms), fígado de galinha e de boi, derivados de leite e outros.

Outro cuidado fundamental é a atividade física - Não adianta se render à preguiça pois com a redução de atividades ao ar livre aumenta a chance dos riscos relacionados ao sedentarismo. Eu confesso que principalmente no início da transição do verão para o outono é  muito desafiador encarar a mudança brusca de temperatura. Entendo o quanto é difícil manter as caminhadas diárias e a vontade de se exercitar. No entanto, vários estudos provam que manter o nível de atividade física, assim como a regularidade dos exercícios contribuem para o fortalecimento do sistema imunológico e assim poder evitar doenças típicas das estações mais frias, como as gripes e os resfriados. Então não espere o próximo verão chegar para se matricular em uma academia próxima a sua casa. Lembre-se que o outono também anuncia que as festas de fim de ano estão se aproximando.

Cuidados com a hidratação e saúde da pele durante o outono - Muitas pessoas aproveitam para gastar mais tempo debaixo de um chuveiro quente ou de um banho de espuma mais prolongado. Porém cuidado, esses hábitos podem ressecar a pele causando, inclusive, o descamamento da pele, principalmente da sola dos pés e da face. A temperatura elevada da água durante o banho prejudica a pele pois provoca a perda de água natural da pele. Então procure aproveitar melhor as temperaturas mornas sem esquecer de hidratar devidamente a pele, não só após o banho mas também durante o dia e antes de dormir. Não podemos esquecer do uso de protetor solar, sim mesmo durante o outono assim como durante todo o inverno também. Como parte do corpo, os lábios também devem ser hidratados para evitar rachaduras.

Cuidados com os aquecedores elétricos e com o desperdício de energia - Muitas pessoas não sabem, mas durante os meses mais frios aumentam os riscos de incêndios provocados não só por velas mas também por aquecedores elétricos e a gás. Sabendo que é esperado o aumento do custo da energia elétrica neste ano, precisamos estar preparadas para evitar o desperdício para não sermos pegas de surpresa com a conta de luz. Procure o departamento da sua cidade que oferece serviços de vistoria para avaliar as condições de vedação térmica através do isolamento adequado dentro de toda a residência.

Aquecedores elétricos devem ser mantidos longe de cortinas e móveis de tecido ou que são facilmente inflamáveis, como o sofá por exemplo. Além disso, o aquecedor a gás também pode ser muito perigoso por causa da possibilidade de vazamento do monóxido de carbono, ultimamente prejudicial à saúde. Por não ter cheiro, infelizmente várias pessoas morrem, principalmente durante a noite, pois não percebem o vazamento. Para evitar esse tipo de acidente fatal, mantenha um alarme específico para detectar o gás monóxido de carbono.

Outro cuidado relacionado aos aquecedores é o ressecamento do ar que pode prejudicar o sistema respiratório e assim provocar doenças respiratórias como: rinites, sinusite, bronquite e etc… Portanto, além de evitar manter o aquecedor em temperatura elevadas procure manter um umidificador de ar em cada ambiente ou nos espaços mais utilizados como os quartos de dormir.

É sempre importante ressaltar que jamais devemos nos descuidar da saúde mental. Se você já sabe que seu humor muda drasticamente durante os meses mais frios, procure uma orientação de um profissional de saúde mental que possa te ajudar a fortalecer a mente e assim poder aproveitar melhor tudo de bom que outono tem para oferecer.

Coluna Saúde da Mulher

www.plataformadigitalfeminina.com

Lídia Ferreira

 

Top News