Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 3/10/2022 as 9:00am

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

Protagonistas - Encontro Sobre Saúde da Mulher

No último dia 27 de setembro, a Coluna Saúde da Mulher realizou o primeiro encontro sobre saúde da mulher que aconteceu no salão nobre do Consulado Geral do Brasil em Boston. Com o objetivo de abordar os cuidados com a saúde mental da mulher,  o encontro contou com a presença de líderes e mulheres da comunidade brasileira, além do apoio do EmuB, New England Community Center, Cambridge Health Alliance e Jornal Brazilian Times.

Protagonistas foi o tema promovido pela Plataforma Digital Feminina e Coluna Saúde da Mulher como forma de celebrar a vida e assim marcar o Setembro Amarelo, mês de campanha de prevenção ao suicído.  Viver é A Melhor Escolha foi o tema da campanha de 2022 da Associação Brasileira de Psiquiatria, ABP, em parceria com o Conselho Federal de Medicina, CFM. O evento contou com a participação especial da psicóloga Fernanda Vale que é conselheira licenciada em saúde mental  que palestrou sobre a importância dos cuidados preventivos das nossas emoções. Fernanda, que é psicóloga do Consulado Geral do Brasil em Boston, viajou especialmente da Flórida, onde reside atualmente com sua família; falou também sobre como é possível tomar o controle da própria vida através de hábitos saudáveis e atitudes que contribuem para viver melhor.

Durante o evento, Lidia Souza presidente da New England Community Center em Stoughton e também presidente do Conselho de Cidadãos de Boston, falou sobre a cartilha de prevenção ao suicídio elaborada para ajudar a comunidade brasileira de Masschusetts a se informar sobre recursos relacionados a apoio para pessoas que estão enfrentando desafios emocionais. Lidia Souza compartilhou sua experiência familiar relacionada à saúde mental falando desde o início da sua jornada, quando sua filha começou apresentar problemas emocionais graves, até a conquista não só para o tratamento adequado mas também o direito legal como responsável total pela sua filha.

“Falar sobre a Cartilha de Prevenção ao Suicídio é um tema muito pessoal meu. Foi uma luta pessoal com um dos meus filhos. Poder entender como funciona o sistema de saúde mental nos Estados Unidos que  é bem diferente do que conhecemos no Brasil.” Lidia Souza

Segundo Lidia, entender o sistema de saúde mental do estado assim como  a parte jurídica principalmente para filhos maiores de 18 anos é muito difícil. Além disso, a língua é uma outra barreira que prejudica tanto o acesso ao atendimento quanto o apoio que a família tanto necessita.

“Hoje eu falo que eu vivo no "paraíso" pois eu vivi todas as etapas do primeiro surto até a última internação. As idas e vindas das cortes porque para você incapacitar uma pessoa  aos 18 anos é algo muito difícil pois você precisa ter forças para lutar também na parte médica pois cada organismo reage de uma forma”. Lidia Souza

Apesar dos números de casos de suicídios estão declinando no mundo, infelizmente os países das Américas vivem o contrário. Sabemos que quase 100% dos casos estão relacionados às doenças mentais, especialmente as que não foram tratadas adequadamente. Acredita-se que através de acesso ao tratamento correto com especialistas de saúde mental a chance de prevenir o suicídio pode ser muito positiva. Porém, os  números são alarmantes principalmente entre adolescentes e jovens de 15 e 29 anos. Lidia ainda concluiu dizendo que devemos levar a sério quando alguém pede ajuda. Nesse caso, cão que ladra pode sim morder. Então se você receber um pedido de socorro, estenda a mão.

“Precisamos escutar mais, falar menos e amar mais.”  Lidia Souza

A rede de serviços médicos, Cambridge Health Alliance, CHA também estava presente através de Jamila Xible que trabalha para a comunidade imigrante por muitos anos. Em sua apresentação, Jamila além de explicar como CHA desenvolveu um sistema para cuidar dos pacientes como um todo para viabilizar o acesso e a relação paciente e médico.

 “Promover acesso e ajudar pessoas a navegar serviços. Mais do que 80% dos fatores que influenciam a saúde estão fora do hospital. Por isso nós  fazemos essa ponte. Por que você tem povo e você tem recursos mas às vezes você coloca os recursos na frente do povo e o povo diz, não obrigada. E sabe porque isso acontece? É porque falta confiança. Isso acontece com as vacinas.” Jamila Xible Cambridge Health Alliance

Outro ponto que Jamila destacou é a importância de ter um clínico geral (primary care, PCP) além de manter um bom relacionamento com este especialista. Nos Estados Unidos o clínico geral é responsável não só pelo seu histórico médico mas também por todas as decisões relacionadas à sua saúde. O clínico geral também é responsável por encaminhar para os especialistas quando há necessidade. Então, por exercer uma enorme influência em relação a sua saúde você deve escolher cuidadosamente quem vai estar nessa posição.

Algo muito difícil na comunidade brasileira, segundo Jamila, é a questão relacionada ao acesso à saúde mental, pois falar das emoções sem poder usar a sua própria língua de origem torna-se ainda mais desafiador para quem está necessitando de apoio e tratamento.

Sem falar do estigma que envolve as doenças mentais. É lamentável saber que ainda existe tanto preconceito e falta de informação sobre esse tema tão importante e cada vez mais comum. A pergunta que os especialistas fazem é quais são os motivos pelos quais pessoas ainda relutam em procurar ajuda quando a mente está avisando que tem algo que precisa ser cuidado rapidamente?

Por isso também é fundamental e até mesmo urgente continuar falando sobre esse assunto para que possamos garantir o direito a toda sociedade a uma vida feliz e equilibrada em todos os aspectos, incluindo a saúde da mente.

Em Busca do Sentido é o título do livro de Viktor Frankl, astriaco ---- foi a base para a palestra de Fernanda Vale. Durante sua palestra, Fernanda ressaltou a importância de nos conscientizarmos que somos responsáveis pelas nossas escolhas. A forma como agimos perante os problemas influencia na maneira como encontramos a solução para os mesmos. Além disso, a medicina hoje acredita que além do fator hormonal, outros fatores também são responsáveis pelo desenvolvimento da depressão. Antes acreditava-se que apenas o desequilíbrio  hormonal era o único agente que favorecia a depressão, porém hoje, novos estudos e pesquisas demonstram que na verdade os fatores sociais e psicológicos predominam na vida de quem sofre de depressão.  

Por isso a necessidade de se blindar através de hábitos saudáveis e um estilo de vida equilibrado é uma maneira poderosa para prevenir a depressão. 

Lembrando que para ler gratuitamente  a Cartilha de Prevenção ao Suicídio você deve acessar o website do Consulado Geral do Brasil em Boton e fazer o download do pdf. Em caso de dúvidas ou necessidade de ajuda psicológica, procure um profissional licenciado através do seu clínico geral.

Gostaria de terminar agradecendo a todas que participaram desse primeiro encontro Sobre Saúde da Mulher, em especial a Juliana Lobo, Consultora do Espaço da Mulher Brasileira, a Embaixatriz Solange Fonseca, Lidia Souza NECC, Jamila Xible CHA e a maravilha fotógrafa Helenita Moraes que gentilmente fez as fotos desse evento que promete muitos outros. Meu muito obrigada.

Top News