Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/10/2022 as 1:00pm

Coluna Flavianny Marques

Coluna Flavianny Marques

CÂNCER E ALIMENTAÇÃO

Os hábitos alimentares estão diretamente relacionados à prevenção e o combate dessa doença. Dietas equilibradas, pratos coloridos e naturais, além de ingredientes orgânicos e ricos em nutrientes, são fundamentais para deixar o organismo forte e pronto para defender o corpo dos mais diversos tipos de tumores cancerígenos.

Segundo a Organização Mundial de Saúde, OMS, a cada ano, 8,8 milhões de pessoas morrem de câncer, contudo, quando são tratados ou antecipadamente diagnosticados, as chances de cura são enormes, podendo chegar até 95%, dependendo do tumor e da região do corpo. A doença atingiu tamanhas proporções por causa dos nossos hábitos diários e vícios de vida.

Os números estão crescendo, pelo processo de industrialização dos itens de consumo e pelas mudanças nos hábitos de vida da população. Os hábitos alimentares possuem influência direta no processo de carcinogênese (quando as células se transformam em células cancerígenas), seja como ação preventiva ou desencadeadora de tumores.

Qual é a relação entre o câncer e a alimentação?

Existe uma relação direta do aumento dos riscos de câncer com a obesidade, o consumo excessivo de carnes vermelhas, gorduras e bebidas alcoólicas. Por outro lado, o consumo de hortaliças e frutas dentro de uma dieta equilibrada podem ter ação preventiva. Os nutrientes presentes nesses alimentos como antioxidantes, fibras, vitamina D, cálcio e ácido fólico possuem ações benéficas.

Conheça os alimentos que podem ajudar a prevenir alguns tipos de câncer

Alimentos ricos em ômega 3, como: salmão, atum, chia, linhaça e nozes. Vitamina B3, como: arroz, atum, amendoim, feijão, carne bovina e leite. Alimentos ricos em licopeno, são eles: tomate, melancia, goiaba, pimentão vermelho, repolho roxo e mamão. O betacaroteno, substância presente na cenoura, abóbora, beterraba, manga e mamão. As fibras alimentares presentes nos cereais integrais, nas frutas e hortaliças. Alimentos ricos em vitamina C, encontrado em frutas e verduras como laranja, limão, acerola, brócolis, couve e pimentão.

Além de bons hábitos, evitar fumar e consumir bebidas alcoólicas em demasia.

Flavianny Marques

Top News