Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/11/2022 as 11:00am

Coluna Fica a Dica

Coluna Fica a Dica

Realizador e crítico Mário Abbade será o único brasileiro membro do júri do Globo de Ouro 2023 (EUA)

Uma das mais importantes premiações do cinema mundial que acontecerá em janeiro.

O jornalista, escritor, diretor, professor, pesquisador e crítico de cinema do jornal O Globo, Mário Abbade respira cinema 24 horas por dia. Não à toa vem colecionando conquistas pelo mundo do audiovisual. 

Críticas, mostras e realizações de filmes internacionalmente vencedores em festivais dão a noção de quanto o cinema é importante em sua vida. É autor do livro “New York City – A Discoteca que Iniciou a Era Disco no Brasil”. Editor e organizador dos livros “John Carpenter – O Medo é Só o Começo”, “Marilyn Monroe – A Maior Estrela de Hollywood” e “O Último Durão – Centenário Kirk Douglas”. Ele foi presidente do júri da crítica internacional no Festival de Cannes 2015 e integrou o júri dos festivais do Rio, Montreal, Cuba, Palm Springs, São Francisco e Dubai, entre outros. E em janeiro será o único crítico brasileiro a sentar na cadeira de jurado da cobiçada premiação do Globo de Ouro, nos Estados Unidos.

Exerce as funções de curador de mostras de cinema e professor de crítica cinematográfica. Foi presidente da Associação de Críticos de Cinema do Rio de Janeiro (ACCRJ) por dois mandatos e organiza anualmente a mostra Melhores Filmes do Ano. Versátil em sua visão sobre a sétima arte, foi curador das mostras de cinema que reuniram a obra de grandes diretores como David Lynch, John Waters, Dario Argento, John Carpenter, James Dean, Neville D’Almeida, Carlos Reichenbach, Frank Sinatra, George A. Romero e Kirk Douglas, além das retrospectivas sobre os temas “Jornada nas Estrelas” e “A Era Disco no Cinema”. Mário ainda apresenta o quadro “Pensando em Cinema”, da rádio Bandnews fm Rio de Janeiro.

É idealizador e curador do “Rio Fantastik Festival – Festival Internacional de Cinema Fantástico do Rio de Janeiro”. Criador e consultor do site Almanaque Virtual. Diretor e roteirista do documentário "Neville D’Almeida – Cronista da Beleza e do Caos" (2018)

e, mais recentemente do filme “Ivan, O TerriRvel” , que promove um resgate de sua obra mesclando material de arquivo, cenas documentais, animações e reconstruções ficcionais buscando refletir sobre sua importância cinematográfica e traçar o retrato de um personagem marcante na historiografia do cinema brasileiro – o filme ganhou quatro prêmios internacionais, entre eles o de melhor documentário no Festival de Sitges em 2020, o mais importante festival de cinema fantástico do mundo, e no Brasil ganhou o prêmio Especial do Júri no Festival de Brasília do Cinema Brasileiro de 2020.

Em outubro deste ano, teve uma grata surpresa: é o mais novo membro da Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywwod. O crítico de cinema foi convidado pela conceituada associação para votar na cerimônia que acontece em janeiro de 2023, a 80ª Golden Globe Awards (Globo de Ouro). Abbade esteve entre os 103 eleitores internacionais escolhidos - e o único brasileiro a entrar este ano. 

Me tornar membro da prestigiada Associação de Imprensa Estrangeira de Hollywood e poder

votar no Globo de Ouro é o maior reconhecimento internacional que, como jornalista e crítico de cinema, eu poderia ter na carreira. O Globo de Ouro, além de ser um conhecido termômetro para o Oscar, é a segunda maior premiação americana voltada para os que trabalham na indústria cinematográfica. Estou muito feliz e honrado por ter esse reconhecimento”, comemora.

Top News