Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 10/11/2022 as 9:00am

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

Alimentação Natural - Vegetarianismo e Veganismo

Para se alimentar de forma saudável é preciso saber o que você realmente deseja, como prevenir doenças,  envelhecer melhor, curtir o hoje de maneira mais plena. Porém muitas pessoas ainda desconhecem a diferença entre alimentação saudável, natural, vegetarianismo e veganismo. Como é possível cuidar da alimentação através de escolhas simples e práticas?

Vivemos em uma época onde podemos encontrar informações gratuitas com apenas um click. Além disso, com a facilidade de fazer compras online não é mais necessário sair de casa para receber as compras da semana. É possível também utilizar ferramentas de planejamento que ajudam a organizar as refeições incluindo dicas, controle de calorias e outros nutrientes.

Mas se existem tantos conteúdos gratuitos ou pagos à nossa disposição porque muitas pessoas ainda confundem a diferença entre os estilos de alimentação, como: natural, vegetarianismo e veganismo? Para entender melhor os benefícios e como se qualificam vamos descrever cada estilo e assim quem sabe te ajudar a fazer melhores escolhas.

Alimentação natural

Engana-se quem pensa que a nossa cultura brasileira ainda mantém uma alimentação natural. Como assim? Você deve estar se perguntando, já que o prato popular que é sagrado na maioria da mesa brasileira continua sendo o nosso feijão de todo dia. No entanto, mesmo que a opção seja a deliciosa combinação do arroz com feijão, tanto a forma do preparo quanto da conservação podem influenciar na qualidade dos nutrientes desse alimento. Por exemplo, existe a diferença entre o feijão natural e o feijão enlatado.

Quando consumimos alimentos em conserva, seja em lata ou em vidro, existe um processo que modifica os nutrientes e que podem ainda criar problemas de saúde a longo prazo. Uma lata de feijão em conversa além de ter uma quantidade elevada de sal ainda contém substâncias aditivas para garantir a conservação por dois anos.

Isso é um alerta para que possamos observar os nossos hábitos que iniciam na hora da compra no supermercado. Os alimentos que encontramos nas prateleiras passaram por um processo até se tornarem algo “atrativo” e “saboroso”, mas infelizmente é tão complexo a sua fabricação que geralmente não conseguimos entender os ingredientes descritos na tabela nutricional da embalagem.

Para simplificar, alimento natural é todo aquele que sai da terra vai para sua mesa mesmo que passe por várias mãos como dos produtores e dos distribuidores. Para ser ainda mais clara existe uma diferença gritante entre a cenoura crua que compramos na feira, no mercadinho ou no supermercado comparada com as cenouras enlatadas, congeladas como nas refeições congeladas da geladeira do supermercado.

Para quem gosta de apreciar uma boa refeição reconhece que existe uma diferença incluindo no sabor do alimento realmente caseiro, como no tempo da vovó, com aquela comida congelada feita em fábrica por máquinas e muitas químicas.

Dicas de saúde número 1 - da próxima vez que você for ao supermercado observe quantos produtos você coloca dentro do seu carrinho de compras que tem a validade de 2 anos.

Dicas de saúde número 2 - Compre o alimento mais natural possível. Exemplo: ao invés de comprar a caixa de purê de batata, compre a batata natural e tempere à gosto depois de cozida.

Alimentação vegetariana

Esse estilo de alimentação consiste em alimentos à base de frutas, vegetais, legumes, sementes, leguminosas e derivados de leite; como queijo e etc… Para os amantes da carne animal geralmente é um estilo de alimentação difícil até mesmo de compreender. Existem vários estudos que afirmam que pessoas que possuem uma dieta que exclui a carne conseguem combater melhor vários tipos de doenças crônicas, principalmente as cardiovasculares, diabetes e alguns tipos de câncer.

Já os defensores do consumo de carne acham tudo isso bobagem. Claro que o objetivo é informar e não converter ninguém. Mas até mesmo para os especialistas que acreditam nos benefícios da carne a recomendação é o consumo moderado principalmente de carnes com alto teor de gordura.

Devemos também atentar para que não são todas as pessoas que se titulam vegetarianas ou veganas estão consumindo a quantidade diária ideal para manter o equilíbrio do organismo humano. Isso significa que muitos estão cometendo o gravíssimo erro de não se alimentar adequadamente, ou porque estão escolhendo uma refeição pobre de nutrientes ou porque estão se alimentando de produtos industrializados.

Alimentação vegana

Se é difícil explicar o que faz alguém optar por uma alimentação vegetariana, imagina os veganos. O veganismo é um estilo de vida. Essa escolha ultrapassa a nossa cultura brasileira, assim como compreender viver com uma dieta tão restrita.

A dieta vegana, ao contrário da vegetariana, não inclui os derivados de leite, ovos; no entanto para os mais radicais, o consumo do mel e produtos que são fabricados através de envolvimento crueldade, sacrifício de animais não são permitidos. Isso significa que os veganos “de verdade” não são consumidores de roupas, calçados, produtos de higiene e outros que tenham algum animal envolvido.

Existem vários benefícios à saúde para quem vive sobre esse “regime” alimentar, mas é um desafio enorme principalmente pela dificuldade de encontrar opções variadas para quem tem uma rotina corrida. Além dessa dificuldade, a vida social é um outro desafio, tendo em vista que raramente é possível encontrar alimentos saudáveis que possam garantir os nutrientes e satisfazer uma boa refeição. Com isso, normalmente os veganos desenvolvem o hábito de levar o seu próprio alimento para as festas e eventos sociais, caso contrário, acabam passando fome.

Dica de saúde número 3 - antes de iniciar qualquer dieta ou estilo de alimentação é primordial consultar o médico. A indicação é fazer um exame de sangue para verificar os níveis tanto de vitaminas quanto de colesterol e outros componentes antes de fazer a mudança. Também é importante manter um acompanhamento médico e também seguir as orientações de consumo de suplementos vitamínicos como: vitamina D3 e vitamina B12.

Existem também outros tipos de estilo ou dieta alimentar como:

Pesco-vegetariano - essa dieta se assemelha à vegetariana onde não se come carne animal, porém é permitido o consumo de peixes e frutos do mar.

Ovovegetarianismo - também parecida com quem consome peixes porém, ao invés da carne de peixe os ovos.

Lactovegetarianismo - Mais simples do que as anteriores, os derivados de leite são permitidos

Ainda encontramos pessoas que, devido algum tipo de restrição não podem ou precisam evitar certos alimentos como os que são portadores da doença celíaca.  Essas pessoas são realmente afetadas fisicamente caso expostas ao glúten. Nesse caso não é uma escolha e sim uma condição real que pode comprometer a saúde.

Além da celíaca, a síndrome do intestino irritável também é algo muito sério e que precisa tanto de atenção quanto de rigor relacionados à alimentação. 

Mesmo que você não faça parte de grupo seleto porém que vem crescendo cada vez mais, procure se informar melhor e avaliar os seus hábitos para que possa viver ainda mais plenamente e saudavelmente.

Como esse é um assunto complexo e vasto, prometo voltar a abordar em breve com vocês, com mais dicas e informações importantes.

Até a próxima semana!

Coluna Saúde da Mulher
Lídia Ferreira
www.plataformadigitalfeminina.com 

Top News