Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/11/2022 as 8:00pm

Coluna Esporte Total: Super Max, o fenômeno!

As luzes de Abu Dhabi apagaram para decretar fim de temporada


Verstappen vence de ponta a ponta seu 15º GP na temporada
A temporada do seu Max Verstappen

Luzes apagadas, circo desmontado, pneus e ferramentas guardados, o ronco encantador dos motores que emocionam e “rasgam os tímpanos” silenciaram para merecidas férias de pilotos e mecânicos. Por outro lado, a emoção das despedidas tomou conta dos pilotos e adeptos. O palco da Fórmula 1 ficará vazio por 3 meses retornando na primeira semana de março no GP do Bahrein. Chegamos ao final de uma temporada fantástica com mudanças e um domínio absurdo do Holandês Max Verstappen bicampeão mundial. O BT cobriu toda a temporada inclusive in loco no GP de Miami.

Vinte e duas corridas depois, a temporada da Fórmula 1 chegou ao fim. O palco do último duelo foi novamente a Marina de Yas, em Abu Dhabi, mas, a tensão para Verstappen que venceu 15 das 22 provas no ano, foi de preocupação no início de temporada com dois abandonos e vendo a Ferrari de Leclerc voando baixo.

A competência e velocidade da Red Bull em corrigir os problemas mecânicos e no assoalho com efeito solo fez toda a diferença esse ano. Acho que a RBR ainda vai dar muita dor de cabeça pra concorrência na próxima temporada. A Mercedes, pode ter feito um excelente conceito de carro. Mas, ela não conseguiu extrair o máximo de desempenho em todas as pistas. Esse carro do Hamilton, já disse aqui, parece ter vida própria. Só anda quando quer. O 7 vezes campeão passou pela primeira vez na carreira sem vencer uma prova na temporada. A Ferrari é só acertar as coisas dentro da equipe que volta a brigar por vitórias. Carro e motor, tem sobrando. Só não tem estratégia e pulso de chefia na equipe pra definir as coisas dentro da pista. Durante a temporada foi a campeã das trapalhadas e “cagadas”.

O mundo não gira ele capota!

Max solidário com Hamilton por passar em branco

Max Verstappen acabou o campeonato de 2022 com 146 pontos de vantagem sobre seu mais direto perseguidor Charles Leclerc, e batendo todos os recordes de vitórias numa temporada. No entanto, as coisas não foram tão fáceis durante toda a temporada quanto no final do ano, disse Jos Verstappen. O pai do bicampeão mundial está feliz que as coisas tenham dado certo.

Durante os três primeiros GPs, Verstappen teve problemas nada menos que duas vezes, perdendo pontos caros na batalha com Leclerc. Não era apenas o piloto da Red Bull que temia uma temporada decepcionante, mas seu pai também estava sem palavras.

“Poderia ser de qualquer maneira, uma super temporada, ou uma catástrofe”, afirmou Jos Verstappen. “Depois das três primeiras corridas, achei que não ia dar certo. Mas a equipe reagiu rápido e bem. O problema estava principalmente no excesso de peso do carro e outros pequenos ajustes na unidade de potência do motor. Quando isso foi resolvido, no processo o carro ficou voando e apareceu o talento de Max.”

Temporada Americana terá 3 GPs

A temporada de 2023 promete muita rivalidade

O Conselho Mundial de Automobilismo da Federação Internacional de Automobilismo (FIA) divulgou o calendário da Fórmula 1 para a temporada 2023. Serão 24 corridas, número recorde nos mais de 70 anos da categoria. O GP do Bahrein abre o ano, com a prova marcada para 5 de março. A sequência segue a mesma de 2022, com os GPs da Arábia Saudita e da Austrália, em 19 de março e 2 de abril, respectivamente.

A China retorna ao calendário após três anos fora (2020, 2021 e 2022) por conta da pandemia de Covid-19. A prova será em Xangai, no dia 16 de abril. Outra novidade será o Grande Prêmio do Catar, que estreou na Fórmula 1 em 2021, mas ausente em 2022. O país árabe assinou um contrato de dez anos com a F1.

Os Estados Unidos terão a categoria em três cidades diferentes: o GP de Miami (7 de maio), o GP dos Estados Unidos, em Austin (22 de outubro) e a estreia do GP de Las Vegas (18 de novembro). A baixa será o GP da França, disputado em Paul Ricard, que deixa a F1. Por fim, o Grande Prêmio de São Paulo no Autódromo de Interlagos, na capital paulista, será dia 5 de novembro, como a 22ª etapa do campeonato.

Queremos agradecer ao leitor que tem nos prestigiado durante toda temporada. Prometemos retornar com a F1 e F2 no próximo ano. Porém, nossa coluna “Esporte Total”, segue firme com o jornalista Roberto Vieira, falando de copa do mundo e outros esportes.

Texto by: Roberto Vieira
Jornalista e Comentarista Esportivo

Top News