Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/01/2023 as 3:30pm

Coluna Saúde da Mulher: Câncer de Intestino - Cuidados Preventivos

Estima-se que só no Brasil entre 2023 e 2025 mais de 44 mil pessoas vão ser diagnosticadas...


Estima-se que só no Brasil entre 2023 e 2025 mais de 44 mil pessoas vão ser diagnosticadas com câncer de intestino, o que representa um aumento considerável e muito semelhante em relação se comparado a outros países. Mas o que você pode fazer como forma de prevenção e quais são os principais alertas que se tratada em tempo pode salvar sua vida? 

Médicos, especialistas e até certos setores governamentais do mundo inteiro estão preocupados com o aumento de casos de pessoas que estão se tornando vítimas do câncer no intestino. Na semana passada, a cantora e empresária Preta Gil, filha do querido Gilberto Gil, contou em uma de suas redes sociais que recebeu o diagnóstico de câncer de intestino aos 48 anos. Preta Gil é um exemplo de que o câncer não escolhe idade, classe social, raça ou etnia. A cantora brasileira, está sendo acompanhada pelos médicos que já se pronunciaram sobre o início do tratamento. Preta Gil foi internada após sentir um desconforto onde foi identificado que ela está com adenocarcinoma no final do intestino. 

Entendendo o Câncer de intestino  

Possivelmente você deve ter alguém próximo ao coração que está enfrentando ou já enfrentou esse tipo de câncer, e esse é o meu caso. Entre os meus familiares, minha querida avó materna que teve o resultado negativo para câncer de intestino mas que acompanhou o sofrimento de sua mãe ao enfrentar esse tipo de câncer, e mais recentemente meu amado tio Josué também foi desafiado a vencer o câncer no intestino.  

Apesar do número expressivo de casos, com o avanço da medicina, é cada vez mais possível vencer o câncer no intestino, além de vários outros, principalmente quando o diagnóstico é precoce. Entre as mulheres esse tipo de câncer só perde para o câncer de mama e entre os homens para o câncer de próstata. Porém especialistas acreditam que de acordo com o crescimento de casos, infelizmente em breve o câncer de intestino vai superar o câncer de próstata em relação ao número de diagnósticos.  

Alguns fatores de risco estão relacionados com o câncer de intestino, como explica o Dr. Samuel Dalle Laste que é médico e diretor clínico da clínica Dalle Laste localizada em Porto Alegre, RS. Através do seu canal no YouTube, o Dr. Samuel explica detalhadamente não só sobre os sintomas mas também como prevenir o câncer de intestino através de hábitos saudáveis e exames periódicos.   

Em um de seus vídeos, o Dr. Samuel apresenta a importância de entender quais são os fatores de riscos como: fator genético, tabagismo, sedentarismo, má alimentação e obesidade. Além disso, poder entender que além dos cuidados preventivos relacionados ao comportamento e hábitos saudáveis como por exemplo evitar o stress, os exames periódicos também são essenciais para a possibilidade de identificar algum sinal de alerta. 

O câncer de intestino ou o câncer colorretal pode ocorrer tanto no intestino delgado, quanto no cólon e reto e normalmente ocorre a partir do surgimento de um ou mais pólipos. O adenocarcinoma, um tipo de câncer no intestino, tem origem nos tecidos glandulares. O pólipo é uma alteração que surge no intestino provocada pela proliferação de células presentes na mucosa do intestino grosso. Na maioria dos casos, os pólipos são benignos, mas devem ser imediatamente retirados pois podem evoluir para um câncer maligno.   

Sintomas importantes relacionados ao câncer de intestino 

Alguns sintomas mais comuns devem ser observados para que possa ser evitado o agravamento da doença. Os principais sintomas são: alteração do hábito intestinal, como constipação prolongada e frequente ou diarréia e principalmente o aparecimento de sangue nas fezes. Dor e desconforto abdominal persistentes. Anemia ou fraqueza. Perda repentina de peso sem causa aparente. Mesmo que o surgimento de apenas um dos sintomas citados acima não provoque  problemas para realizar as tarefas diárias em caso de persistência é necessário procurar um médico para tirar dúvidas e receber a orientação adequada. 

Colonoscopia -  

A colonoscopia é o principal exame preventivo contra o câncer de intestino. Através de um tubo flexível e fino que contém um luz e câmera na extremidade, é possível examinar toda a parede interna do intestino e assim identificar o aparecimento de alguma anormalidade, como o surgimento de pólipos. Durante o exame, o paciente fica sedado após passar por um preparo que antecede o procedimento. Quando é localizado algum pólipo é retirado para biópsia para então saber  se trata de um caso benigno ou se existe alguma malignidade e necessidade de tratamento. Em caso de resultado negativo, o paciente é aconselhado a retornar cerca de um ano após o procedimento para repetir o exame. Já em casos onde não são localizados pólipos, dependendo da idade do paciente a recomendação vai depender do histórico familiar e da idade. 

Na realidade é que passar pelo procedimento da colonoscopia pode ser bem desagradável por causa do preparo que é obrigatório antes do exame em si. Eu mesma já fui submetida algumas vezes a colonoscopia e confesso que é desafiador ter que seguir a dieta restrita de alimentação que se inicia em média 3 dias antes do exame. Além de, principalmente, o momento mais incômodo, creio eu que para a maioria de nós seres mortais é  quando se inicia a ingestão do líquido de preparo que nada mais é um laxante responsável por limpar todo intestino para que a visualização do mesmo seja possível. Porém o procedimento em si não é simples e indolor  já que existe a sedação. Também é fundamental entender que é nossa a responsabilidade de cuidar da nossa própria saúde e bem estar. Termino com algumas dicas de como prevenir o câncer de intestino como: não fumar, reduzir o consumo de carnes vermelhas, alimentos com corantes e conservantes, manter uma dieta rica em fibra evitando farinha branca, fazer exercícios regularmente e claro, como não poderia deixar de ser conversar com o seu médico sobre a necessidade de fazer os exames preventivos.  

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

Gostaria de cuidar de sua saúde mental? Com alguém que fala sua língua e entende a jornada que você passou até aqui como imigrante? Eu posso te ajudar! Priscila de Sousa- psicóloga e performance coach, brasileira e mora em New York City há mais de 13 anos pode te ajudar. Atendimento presencial e on-line! Marque agora uma consulta experimental sem compromisso. Ligue: (917) 539-2508

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Somente para residentes de NJ- US$225 por mês para comprar produtos e remédios sem receita médica e mantimentos. Obtenha o cartão pré-pago ele é gratuíto. Este é apenas um dos muitos benefícios extras que você pode ter com o UnitedHealthcare Dual Complete® ONE (HMO D-SNP). Veja se você pode obter este plano. Ligue hoje para: Izabella Rodrigues – Falo Português. GOLDEN SOUL AGENCY LLC. Agente Licenciada: 973-281-7876, TTY 711. Email: izabellar@goldensoulagency.com – site: UHCCommunityPlan.com/NJ

Fonte: Lídia Ferreira

Top News