Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/01/2023 as 6:00pm

Coluna Arleandra: O que ansiamos para nossa juventude?

Olá queridos leitores, hoje eu gostaria de compartilhar a história de um jovem rapaz de 28...


Olá queridos leitores, hoje eu gostaria de compartilhar a história de um jovem rapaz de 28 anos, talentoso e persistente.

Eduardo Oliveira do Nascimento, conhecido nas mídias sociais como Duh Tenk, professor de matemática, fotógrafo profissional e proprietário do estúdio visual Pixels. Atualmente estuda inglês na Approach. 

Logo que olhamos para ele, já sabemos que se trata de um jovem audacioso, forte, inteligente, investidor e visionário.

Duh Tenk, nascido na Bahia, foi criado na periferia de São Paulo, Zona Leste, em Teotônio Vilela, filho de baianos e recicladores

Esse jovem tem muito para contar sobre superação.

Na sua infância com mais três irmãos, assistiu o pai tornar-se alcoólatra aos dez anos. O pai nem sempre conseguia retornar para casa, e mesmo quando fazia era carregado por desconhecidos, ou a família era chamada para buscá-lo. O sustento da família era quase, se não sempre, perdido ou furtado. Foi então que a mãe precisou trabalhar como faxineira para sustentar a família, posteriormente ela divorciou-se para criar os filhos sozinha.

Então ele ao ver a mãe sem condições de suprir as necessidades que todos os garotos de 12 anos tinham, decidiu trabalhar: como feirante numa barraca de verduras e legumes, depois, numa gráfica, também como entregador de anúncios de pizzarias e supermercados, até seus 15 anos. Quando fez 16 anos, conquistou o primeiro emprego registrado em um supermercado. Como ele sempre foi inquieto e visionário, logo imaginou que não queria permanecer nessa atividade por muito tempo.

Duh Tenk então pensou: Vou conquistar o mundo através da educação, em 2010, em pleno projeto de desenvolvimento e expansão da educação universitária, proporcionado pelo governo de esquerda no Brasil, ele resolveu cursar matemática, inspirado em um professor: “Ele era um cara bem-sucedido, trabalhava numa multinacional e dava aulas a noite, eu via nele a esperança de conquistar algo melhor”.

Então como dizem: Os exemplos arrastam! Mas foi sem dúvida, sua dedicação aos estudos, desempenho e habilidade em matemática que o levou a ser premiado em primeiro lugar com uma medalha e um computador na prova do Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (SARESP).

Aos 17 anos ele cursava matemática com extensão em física, por falta de profissionais na rede pública de São Paulo, ele iniciou a carreira de professor, ainda como estudante. Ao longo dos quatro anos de formação, pagou as mensalidades da universidade, comprou automóvel, e deu entrada na casa própria. Com isso, tirou a mãe e toda família do aluguel, incentivou a mãe que tinha apenas a 5ª série a voltar a estudar e mudar de profissão, ela se tornou vigilante de segurança bancária. 

Parecia tudo muito bom.

Até que a pior notícia de sua vida e da família chegou: O pai que vivia sempre embriagado, dormiu ao relento e numa noite de muito frio em São Paulo, faleceu de hipotermia. Foi Duh quem resolveu todas as questões burocráticas: reconheceu o corpo e o velou junto com a família o corpo do pai. Este momento pareceu-lhe uma das mais duras lições. Era o último ano da graduação, e ele não conseguiu entregar o Trabalho de Conclusão de Curso e teve que retomar as atividades no ano seguinte.  

A essa altura, ele já não cabia na sala de aula, seus horizontes se alargaram, ele via com mais profundidade os problemas sociais, suas debilidades e necessidades. Então ele resolveu que precisava voar mais alto! Primeiro, rompeu com ideias cristalizadas na sociedade de que pobre não podia viajar! Criou coragem e fez a primeira viagem internacional: Foi para o Paraguai, comprou objetos tecnológicos mais baratos, aproveitou a viagem e passeou pela Argentina. 

Retornou para o Brasil, novamente sentiu-se inquieto, fez novas viagens e passou a questionar o modelo socioeconômico-cultural do Brasil.

E novamente viajou!

A última viagem, foi sem dúvida, para chegar mais longe do horizonte de seus sonhos! Depois de “mochilar” por diversos países, ele chegou aos Estados Unidos da América. São tantas as histórias, que eu diria para assistirem o podcast “O professor que largou a sala de aula para viver o mundo!”.

Mas a lição que aprendemos com esse jovem empreendedor é que o sucesso depende de superação, muita persistência, dedicação, aventuras, desapegos, e sonhos além do horizonte.

Por isso, ansiamos que nossos jovens, acreditem, primeiramente neles próprios, tenham oportunidades, não desistam, persistam e insistam, para que seus sonhos sejam alcançados, além do horizonte.

Compartilho com Eduardo - Duh, a visão de que: só a educação é capaz de transformar as piores realidades em sonhos concretos.

Concluo desejando que Duh continue sonhando e crescendo para que seu exemplo sirva de inspiração para muitos jovens da periferia, ou não: ousarem, acreditarem, quebrarem estereótipos e paradigmas de opressão, impostos ou não, 

 por uma sociedade tão excludente.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News