Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/02/2023 as 2:30pm

Coluna Saúde da Mulher

Coluna Saúde da Mulher

Infertilidade Feminina - Cinco Causas Mais Comuns Entre Mulheres

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) 15% da população mundial feminina sofrem com problemas relacionados à infertilidade. São sonhos adiados involuntariamente e às vezes anos de frustração por não conseguir engravidar. Vários motivos podem provocar a infertilidade feminina mas na maioria das vezes  é possível, porém encontrar o tratamento adequado para cada caso.

Infertilidade não é um assunto pouco comentado entre grupos de amigas ou até mesmo no ambiente familiar. Devido ao tabu, preconceito e muita, mas muita falta de informação muitos casais sofrem calados com o medo de serem julgados por não conseguirem gerar filhos de forma natural. São mulheres e homens que sonham em constituir uma família mas que não obtêm êxito, muita dass vezes mesmo depois de anos de tentativas. Ainda é recente a disponibilização de tratamentos gratuitos junto às redes públicas oferecidos às mulheres que apresentam dificuldade de engravidar.

Culturalmente, a cultura brasileira ainda carrega um peso poderoso de cobrar os casais sem filhos quase que obrigando colocar um filho no mundo. Basta o casal voltar da lua de mel que já começam as cobranças, - e aí quando vocês vão ter o primeiro?, ou você já não é tão novinha assim, não é bom esperar por tanto tempo. Essas são algumas de muitas das frases ditas por parentes e amigos que mesmo sem intenção acabam ferindo e prejudicando aqueles que no fundo não devem satisfação a ninguém.

Várias mulheres enfrentam por muitos anos com sintomas diversos sem conseguir um diagnóstico que explique tanto sofrimento e vão “levando” a vida se isolando cada vez mais e com cada vez menos a esperança de encontrar uma solução. Infelizmente, mesmo entre os profissionais da área médica falta informação e capacitação necessária para identificar as causas que levam à infertilidade na mulher.

Mas a boa notícia é que para muitas mulheres quando têm acesso ao tratamento adequado e principalmente no momento certo aumenta a possibilidade de realizar o desejo de ser mãe através da gestação. No entanto, é preciso que toda mulher que está sofrendo com dores, desconforto ou qualquer outro sintoma possa ter o direito de receber apoio, acolhimento, tratamento e acompanhamento não só dos médicos e profissionais da área de saúde mental, mas também dos familiares, amigos além do local de trabalho.

As cinco causas mais comuns de infertilidade entre mulheres

Para entender melhor quais são os principais responsáveis que impedem a mulher que deseja engravidar vamos analisar cinco das causas mais frequentes. Alguns tipos de tratamento contra o câncer podem prejudicar ou levar a infertilidade feminina. Outras causas que podem levar a infertilidade na mulher, são:

1. Endometriose - A endometriose é uma doença crônica que atinge inicialmente a mucosa que reveste a parede interna do útero, conhecida como endométrio, mas que pode desenvolver atingindo outros órgãos. Essa condição impede que o óvulo fecundado possa ser implantado na parede do útero por causa do aumento das células do endométrio que acabam não sendo expelidas por causa da endometriose. Com isso, algumas dessas células se espalham pela cavidade abdominal e também por outros órgãos se multiplicando e provocando cólicas, sangramentos intensos, dor durante a relação sexual e também infertilidade. Apesar de existir opções de tratamento contra a endometriose, muitas das vezes o mais difícil para quem sofre dessa doença é o diagnóstico tardio, que pode levar anos, às vezes décadas, além da incompreensão do companheiro e familiares. De acordo com o tipo de endometriose, o grau e a região atingida uma equipe disciplinar como: ginecologistas, endocrinologistas e especialistas de saúde mental após exames e avaliações são recomendados tratamentos e mudanças de hábitos alimentares podendo a indicação da histerectomia quando ocorre a retirada dos dois ovários.

2. Síndrome do Ovário Policístico - Atinge cerca de 7% das mulheres em idade reprodutiva. Para facilitar a compreensão, a síndrome do ovário policístico ocorre quando a mulher sofre de alterações hormonais que levam a criar camadas na membrana do óvulo. Geralmente quando não ocorre a fecundação do óvulo pelo o espermatozoide durante a relação sexual, no momento do que deveria ser o fim do período menstrual esse óvulo recoberto por essa membrana mais densa não se desfaz e com isso, ao invés de ser expelido durante a menstruação permanece no ovário formando cada vez mais membrana e aumentando de tamanho. Essas alterações acabam impedindo que a mulher de menstruar e por sua vez engravidar. Geralmente o tratamento hormonal é o mais recomendado.

3. Miomas - Os miomas que são considerados a terceira maior causa de infertilidade são tumores benignos formados por tecido muscular. Podendo ter mais de uma razão para o surgimento  dos miomas porém se sabe que estão relacionados a produção de estrógeno. Apesar de existir tratamento oral para regular a produção do hormônio, às vezes existe a necessidade de cirurgia para a retirada dos miomas.

4. Obesidade - outra causa comum para infertilidade é a obesidade mas também alguns hábitos que prejudicam a saúde como o tabagismo. Nesse caso a mulher deve procurar o médico para ser encaminhada para um nutricionista, endocrinologista além da recomendação de atividades físicas.

5. Infecções - Certas infecções podem prejudicar o desejo de engravidar. Algumas doenças sexualmente transmissíveis (DST) podem impedir a fecundação ou até o progresso da gravidez. A melhor maneira para evitar doenças desse tipo é a prevenção, através do uso correto da camisinha além dos exames de rotina com o ginecologista. Se tratado no início do estágio da doença a chance de reverter a infertilidade é alta.

Não devemos viver à sombra da vergonha, da cobrança e muito menos da incompreensão alheia, mas devemos apoiar umas às outras de forma a combater tanto a ignorância quanto a falta de acesso ao tratamento e leis que protejam o direito à qualidade de vida. Quanto à você mulher que sonha com a maternidade existem outros caminhos para realizar o sonho de ser mãe. Não desista, lute pelos seus direitos mas esteja aberta a adoção, pode existir alguém que precise tanto de ser aceita por você quanto você necessita de se sentir aceita.

Coluna Saúde da Mulher
Lídia Ferreira
www.plataformadigitalfeminina.com



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou  Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Top News