Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/02/2023 as 4:30pm

Coluna Por ai com Denny Silva: Dia Mundial do Combate ao Câncer: testes inovadores contribuem para tratamentos mais eficazes

Com uma previsão anual de 704 mil novos casos de câncer no Brasil para o triênio 2023-2025,...


Com uma previsão anual de 704 mil novos casos de câncer no Brasil para o triênio 2023-2025, pesquisas têm demonstrado que os tratamentos individualizados estão revolucionando a medicina ao oferecer uma abordagem terapêutica personalizada. 

Dentre as novas ferramentas que proporcionam maiores chances de sucesso está o modelo “Organóides Derivados de Pacientes” (PDOs). Trata-se de um cultivo celular que melhor reflete in vitro as condições observadas in vivo.

O teste Onco-PDOTM, trazido para o Brasil pela Invitrocue Brasil em parceria exclusiva com o OC Precision Medicine, o laboratório de medicina de precisão e genômica da Oncoclínicas, permite que as células do paciente sejam cultivadas e testadas para diferentes drogas quimioterápicas e analisa como as células respondem aos diferentes tratamentos.

Invitrocue Brasil é uma empresa inovadora especializada no desenvolvimento de modelos baseados em células 3D como os organoides derivados de pacientes de diversos tipos de câncer. O teste está disponível no país para câncer de mama, pulmão, colorretal, pancreático, gástrico, próstata e ovário. 

Atualmente, as maiores dificuldades dos tratamentos anticâncer são a crescente resistência dos tumores às drogas, a heterogeneidade do tumor e o metabolismo individualizado de quimioterápicos. É necessário levar em conta que cada paciente é único, cada tumor é único e as respostas de tratamento também devem ser assim consideradas.

Alguns tumores mostram-se resistentes a certos medicamentos e saber previamente quais terapias são mais eficazes para cada caso particular auxilia na tomada de decisão dos médicos oncologistas.

O câncer origina-se de uma célula do organismo que sofreu alterações genéticas e passou a se comportar de forma anormal, proliferando-se mais do que deveria. Assim como cada indivíduo, o câncer tem características específicas e, por essa razão, pode não responder da forma esperada aos tratamentos quimioterápicos que são, em sua maioria, padronizados.

Danielle Dias Pinto Ferreira, biomédica com doutorado em neurociências, responsável pelo laboratório da Invitrocue Brasil no país, relaciona as vantagens do teste Onco-PDOTM: “o médico escolhe as drogas que serão testadas entre as 60 disponíveis. O resultado do exame sai em até 21 dias, permitindo a continuidade do tratamento”. Danielle enfatiza a importância de uma medicina personalizada que traz maiores chances de um tratamento eficaz.   

Os PDOs têm ganhado notoriedade ao longo dos anos. O Instituto de Células Tronco da Universidade de Harvard os classificou, já em 2017, como “uma revolução no descobrimento de drogas”. No ano seguinte, o PDO foi eleito o método do ano pela Nature. 

A Invitrocue Brasil iniciou suas operações no país em 2020, em parceria exclusiva com a OC Precision Medicine, do grupo Oncoclínicas. Por meio de uma joint venture com a empresa na Alemanha, a Invitrocue Brasil desenvolve e comercializa diversas tecnologias bioanalíticas, entre elas a cultura de células em 3D. O Teste Onco-PDOTM é uma análise em um modelo 3D in vitro preditivo e clinicamente relevante pois permite fornecer uma resposta quantitativa da ação dos quimioterápicos no tecido do próprio paciente. 

“Em linhas gerais, os organóides são estruturas pequenas criadas em laboratório que imitam a função dos tecidos e órgãos humanos, como coração e pulmão, por exemplo, e também têm se mostrado eficientes como “clones” de tumores. A partir desse conhecimento científico avançado, podemos hoje criar em laboratório um organóide tumoral gerado a partir das células cancerígenas específicas de cada paciente e testar as respostas a diferentes alternativas terapêuticas. Com isso, conseguimos recomendar o tratamento mais eficaz para cada indivíduo, proporcionando uma abordagem médica personalizada e que garante ao paciente a combinação de medicamentos que será mais eficaz de acordo com as especificidades da sua doença”, sintetiza Mariano Zalis, Diretor de Genômica da OC Precision Medicine. 

Link Vídeo: Como a Invitrocue está transformando a forma como tratamos o câncer  - https://youtu.be/1czYLC_X8wE

Responsável Técnico no Brasil: Invitrocue Brasil – Dra Danielle Ferreira (CRBM: 42180 - 1ª Região)

Responsável Técnico pela Medicina de Precisão da Oncoclínicas: Dr. Mariano Zalis - Diretor de Genômica da OC Precision Medicine (CRBM: 4769 - 1ª Região)

 Sobre a Oncoclínicas

A Oncoclínicas - maior grupo dedicado ao tratamento do câncer na América Latina - tem um modelo especializado e inovador focado em toda a jornada do tratamento oncológico, aliando eficiência operacional, atendimento humanizado e especialização, através de um corpo clínico composto por mais de 2.000 profissionais médicos dedicados. Com a missão de democratizar o tratamento oncológico no país, oferece um sistema completo de atuação composto por clínicas ambulatoriais integradas a cancer centers de alta complexidade. Atualmente, possui 132 unidades em 35 cidades brasileiras, permitindo acesso ao tratamento oncológico integrado com padrão de qualidade dos melhores centros de referência mundiais no tratamento do câncer.

Com tecnologia de última geração, medicina de precisão e genômica, a Oncoclínicas traz resultados efetivos no acesso ao tratamento oncológico, realizando mais de 450 mil tratamentos por ano. É parceiro exclusivo na América Latina do Dana-Farber Cancer Institute, afiliado à Faculdade de Medicina de Harvard, um dos mais reconhecidos centros de pesquisa e tratamento de câncer no mundo. Possui a Boston Lighthouse Innovation, empresa especializada em bioinformática, sediada em Cambridge, Estados Unidos, e participação societária na MEDSIR, empresa espanhola dedicada ao desenvolvimento e gestão estratégica de ensaios clínicos para pesquisas independentes sobre o câncer. A companhia também desenvolve projetos em colaboração com o Weizmann Institute of Science, em Israel, uma das mais prestigiadas instituições multidisciplinares de ciência e de pesquisa do mundo, tendo Bruno Ferrari, fundador e CEO da Oncoclínicas, como membro de seu board internacional.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ATLAS- Seu celular parcelado é aqui. Todas as marcas de Iphone e Samsung. À partir de $22,23 por mês. Ligue para Atlas Celular. Parcelamos seu celular em até 36 vezes sem juros. Ligue: (781) 730-2915.

Usend agora é inter- Digá olá para o seu novo Super App! Envie dinheiro com uma cotação imbatível e taxa zero na primeira remessa. Use o novo promocode: BRAZILIAN TIMES e aproveite! Envie agora. Acesse: https://inter.onelink.me/7x48/wusld6hy

 Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Seja seu próprio CHEFE! Segmento multibilionário que mais resiste a recessão! Pouco investimento. Sub-Contrato DE LIMPEZA para Escritórios. Contas de $500 a $25.000 Por mês garantido! Comece agora: Part-time ou Full-Time. Necessário falar inglês para se classificar! www.ecosourcellc.net Nos contratos anuais, oferecemos: Treinamento, Suporte, Equipamentos, Químicos, Financiamento Garantido: 844-253-2603.

COMPUTADOR PARADO? Mac/Pc, TV, Celulares , Tablet, Etc.. -Fazemos Manutenção  -Remoção de vírus -Recuperação de dados (fotos, videos, etc..) -Buscamos e entregamos no local. Website a partir de $99. Júnior: 617-501-2481. Região de Boston e arredores.

Top News