Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/02/2023 as 10:00am

Coluna Arilda Costa: E chegou a grande festa do carnaval!

Tanto a data quanto o nome envolvem um contexto religioso. O termo “carnaval” tem origem...

Coluna Arilda Costa: E chegou a grande festa do carnaval! Carnaval nos Arcos da Lapa 1960 do artista Heitor dos Prazeres

Tanto a data quanto o nome envolvem um contexto religioso. O termo “carnaval” tem origem no Latim “carnis levale” que significa “retirar a carne”. A Igreja Católica instituiu esse período de jejum que deveria ser praticado durante a Quaresma com o objetivo de controlar os prazeres mundanos. 

O carnaval é hoje uma das maiores festas populares do Brasil. O evento empresta cores e movimento a pintores de várias gerações e nacionalidades, especialmente no modernismo e na arte contemporânea, seja pelo elevado apelo visual ou pelo simbolismo nacional, a grande festa já inspirou os mais diversos artistas brasileiros ao longo das décadas, principalmente durante o modernismo e a arte contemporânea.

Édouard Manet –Masked Ball at the Opera, 1873-74 – óleo sobre tela – 60 x 73 cm – The National Gallery of Art, Washington, DC
Henri Rousseau – Noite de carnaval, 1886 – óleo sobre tela – 117,3 x 89,5 cm – Philadelphia Museum of Art, Philadelphia, PA. USA

A artista brasileira Tarsila do Amaral quando saiu de Paris para passar o carnaval no Rio de Janeiro, em 1924, pintou o quadro "Carnaval em Madureira", que chama a atenção pela presença da famosa Torre Eiffel no meio do bairro carioca. Algumas interpretações dão conta de que a obra representaria a artista, deslocada em seu próprio país, logo após o seu regresso do exterior. O óleo sobre tela utiliza cores fortes, como amarelo, verde, roxo, laranja, azul e vermelho. Além disso, na obra, a artista abusou do uso das formas geométricas, como círculos, retângulos, triângulos e quadrados. O quadro também é considerado uma representação gráfica do movimento antropofágico, marco do modernismo brasileiro.

Com muitas cores, luzes e brilho, o carnaval é a festa da cultura popular com mais apelo visual e encantamento. Talvez seja esta a razão por que artistas plásticos amam retratar a manifestação. O tema perpassou movimentos e gerações de artistas em diversas fases, no mundo inteiro. Nos bailes de máscaras ou nas ruas, quando desejos e fantasias se libertam em dias de folia, os célebres personagens da comedia da arte italiana, Pierrot, Colombina e Arlequim unem-se às diversas melindrosas, aos palhaços e aos piratas em vários tons de cores que acompanham o ritmo da festa. O carnaval passa a ser pretexto para produzir arte.

Joan Miro Harlequin Carnival

Os exemplos são muitos. O artista espanhol Pablo Picasso também reproduziu a alegria do carnaval em litografia na obra Carnival 1958; o surrealista Joan Miró associou personagens da festa ao som de guitarras, violões e partituras representados no famoso quadro "O carnaval do Arlequim"; o francês Pierre-Auguste Renoir pintou o cotidiano burguês do bairro parisiense de Montmartre, em pleno carnaval. Na obra "O baile" no Moulin de la Galette, marco da pintura impressionista, e a mais célebre de Renoir.

Desfiles, procissões, espetáculos e máscaras: todas as festas de Carnaval possuem a teatralidade como fator comum. É um momento em que todos os sentidos afloram e a necessidade de esquecer os problemas, as dificuldades e a si mesmo, ao vestir uma roupa colorida e brilhante.

O entrudo no Rio de Janeiro, Jean-Baptiste Debret, 1823 (Acervo Museu Chácara do Céu)
Pierre-Auguste Renoir - The white pierrot (Jean Renoir)

Em um período mais recente, a tradição ganhou os frevos, afoxés, maracatus, marchinhas e, a cada dia que passa, outros gêneros musicais são incorporados ao Carnaval do Brasil. Em algumas cidades, o carnaval de rua ainda guarda elementos do passado. Em Salvador, as “guerras de água” são muito comuns em alguns blocos.

Samba Di Cavalcanti
Tarsila Amaral, carnaval em madureira
Carnaval, 1960, Candido Portinari
Carnaval, 1965, Di Cavalcanti
Charles Hermans - At the Masquerade

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

ATLAS- Seu celular parcelado é aqui. Todas as marcas de Iphone e Samsung. À partir de $22,23 por mês. Ligue para Atlas Celular. Parcelamos seu celular em até 36 vezes sem juros. Ligue: (781) 730-2915.

Usend agora é inter- Digá olá para o seu novo Super App! Envie dinheiro com uma cotação imbatível e taxa zero na primeira remessa. Use o novo promocode: BRAZILIAN TIMES e aproveite! Envie agora. Acesse: https://inter.onelink.me/7x48/wusld6hy 

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org  e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Seja seu próprio CHEFE! Segmento multibilionário que mais resiste a recessão! Pouco investimento. Sub-Contrato DE LIMPEZA para Escritórios. Contas de $500 a $25.000 Por mês garantido! Comece agora: Part-time ou Full-Time. Necessário falar inglês para se classificar! www.ecosourcellc.net  Nos contratos anuais, oferecemos: Treinamento, Suporte, Equipamentos, Químicos, Financiamento Garantido: 844-253-2603.

COMPUTADOR PARADO? Mac/Pc, TV, Celulares , Tablet, Etc.. -Fazemos Manutenção -Remoção de vírus -Recuperação de dados (fotos, videos, etc..) -Buscamos e entregamos no local. Website a partir de $99. Júnior: 617-501-2481. Região de Boston e arredores.

Top News