Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/02/2023 as 11:00am

Coluna Francisca Benvenuto: Depois da farofa do Coaching, Mentoring virou febre!

Tá difícil? Deixa eu te ajudar, o título foi forte, eu sei; mas tem o objetivo de te ajudar...


Tá difícil? Deixa eu te ajudar, o título foi forte, eu sei; mas tem o objetivo de te ajudar a entender melhor quem faz o que, e, qual a autoridade que cada profissional supracitado precisa ter para desempenhar o seu papel profissional proposto boa hora de vender seus serviços. Existem profissionais renomados em cada área, mas, como em qualquer outra profissão existem os aventureiros. 

Você deve ter percebido essas grandes ondas de profissionais com formações relâmpago, onde pessoas que, se quer tem autoridade, competência, habilidade e congruência com a própria vida, mas que pagam de “gurus”, da prosperidade ensinando outros a produzirem bens e riquezas, com promessas rasas de transformar a vida das pessoas do zero a milhões de “dólares” em um piscar de olhos. Eu nunca vi um justo mendigar o pão, mas estamos cercados de pobres ensinando outro a ser milionário. Desculpe, nem Deus, o grande EU SOU, faz algo do NADA. Alguma coisa precisa existir antes do milagre (provérbios da CHICA cap,23.3).

Vamos colocar ordem na casa e entender quem é quem, o que cada um faz antes de você contratar um profissional para “mudar a sua vida”.  

O que você precisa?

Opção 1) Assessoria 

Um assessor é o mesmo que ajudante, auxiliar, assistente e conselheiro. É aquele profissional que assessora uma organização ou uma pessoa, em uma determinada área ou tarefa. Este profissional se posiciona como aquele que ajuda. Esse profissional precisa compartilhar seus conhecimentos na área que prestará os serviços, orientando e esclarecendo em questões relacionadas com a sua área de especialização

O assessor pode trabalhar em empresas com atividades muito distintas, em entidades governamentais ou ONGs (Organizações Não Governamentais), atuando como assessoria de imprensa, organização de eventos, projetos, prestação de contas, acompanhamento ou atua como adjunto em cargos de liderança.

Opção 2) Consultoria 

Uma consultoria é um serviço oferecido por um profissional ou empresa de uma área específica para outro profissional ou empresa. A finalidade da consultoria é levantar as necessidades do cliente, por meio de diagnósticos e processos, identificar soluções e, então, recomendar ações de melhoria. É um profissional que ajuda empresas a alcançarem melhores e maiores resultados, levanta diagnósticos empresariais e propõe ações através de conselhos e orientações ao cliente o norteando de maneira assertiva. Esse profissional pode ser ficado em questões operacionais, gestão, táticas e estratégicas. 

Um consultor apenas orienta, não executa .

Opção 3) Mentoring 

Mentoring significa mentoria, ou tutoria em português. Trata-se de um processo de ensinar outra pessoa. Um responsável Mentoring estimula o desenvolvimento de um profissional no início de sua carreira ou de um cargo novo em uma determinada corporação.

Um mentor, tem na manda conselhos, ele fala pouco e possui escuta ativa, apresenta métricas e acompanhamento do crescimento dos seus clientes, fique atento: o mentor responsável e consciente não fala muito, mas questiona incansavelmente de maneira estratégica e profissional.

Um mentor tem escuta ativa, não entra em confronto, ele é especialista da área que se propõe a atuar.

Opção 4) Coach: 

A função de um Coach (treinador), é ajudar uma pessoa por meio de orientação, conselhos e treinamento a atingir um objetivo pessoal ou profissional. A metodologia Coaching não pode ser usada em pessoas disfuncionais e não é terapia. O processo de coaching possui objetivos claros, tem começo meio e fim. Todo desenvolvimento do plano de atendimento é baseado em perguntas, nunca em conselhos.

Diferente do Mentor, que desenvolve pessoas de um modo geral, o Coach trabalha um objetivo específico. 

Um Coach precisa apresentar competências pessoais para a prática do que se propõe, possui facilidades em se comunicar, é questionador, possui princípios éticos, não faz julgamentos, não é conselheiro muito menos mentor. 

Agora que você já entendeu quem faz o que, agora manda vê! 

Feliz 2024! Sim, 2024, se você não entrou pra valer em 2023, quem sabe o ano que vem. Né? 

Siga este PROTOCOLO que uso com meus alunos.

Busque alguém para te ajudar 

Sozinho você não vai conseguir. Para aumentar suas chances, você precisa escolher os parceiros certos e que te fortaleça amas suas fraquezas. Divida com os outros para ter mais bases para multiplicação. As pessoas valem pelo que fazem e não pelo que conhecem ou como se apresentam. Seus resultados falam mais alto.

Desenhe um mapa do caminho para chegar lá e divida-o em etapas 

É muito mais assertivo olhar para diferentes horizontes de tempo: o de 10 anos é o sonho grande, uma referência para dar energia para você e seu time; o de 3 anos é o business plan, que serve para ter um caminho; e o de 1 ano é o orçamento, que vai dizer o que você precisa fazer amanhã. Quando estiver chegando no sonho, é hora de arrumar outro.

Faça as pequenas coisas bem feito, tenha paixão pela excelência. 

As grandes empresas são sempre a soma de um milhão de pequenas. Cuidar dos detalhes vai permitir você fazer o grande bem feito. Isso é um hábito que precisa ser cultivado sempre. Você é o que você faz quando ninguém está vendo.

Quando crescer, não deixe seu negócio virar uma pequena grande 

A empresa grande é aquela onde não se perde tempo com coisas pequenas ou detalhes, o negócio bom e grande é feito de um milhão de detalhes! Depois de um tempo as ações de grande impacto dependerão da soma de muitas pequenas coisas para ter algum impacto. 

Prepare-se para errar e continuar persistindo

Você vai errar. Por isso, erre rápido, seja original nos erros e aprenda a lição para que os mesmos erros não voltem a acontecer. Conserte logo, se precisar, mude a estratégia: muitos negócios de sucesso planejavam ser outra coisa ao iniciarem e se reinventaram. 

Modelar é a maior inovação

É possível no mercado atual, modelar uma iniciativa que já existe em economias mais maduras. Por isso, antes de inovar, veja se não dá para copiar: pesquise outras indústrias e outros países e traga o que você aprender para a sua. Se não tiver jeito, invista em pesquisa e desenvolvimento, mas suas chances serão mais remotas. Não imite, modele o que viu, melhorando coisas que já existem!

Gaste menos que seus concorrentes e trabalhe mais que eles

A paixão pela excelência o levará a ser o mais produtivo que a concorrência. Cuidado! Não se compare com sua concorrência, ou no máximo você será só um pouquinho melhor do que eles.

#perolasdachica 

Lidere pelo exemplo e não por suas palavras. O seu legado como empreendedor está nas coisas que você faz diariamente. Da forma que você faz uma coisa, é a mesma que você faz todas as outras. 

Dica de Leitura 

Visão geral do livro

Orientado por Jesus? Sim, absolutamente Em um dia em que todos estão procurando ajuda e orientação, muitos ainda não descobriram que Jesus é o melhor mentor que podem ter, e Ele está esperando para orientar você. Ele quer que você seja seu aprendiz pessoal. Hoje, mais de dois bilhões de pessoas professam conhecer Jesus como seu Salvador pessoal. Mas muitos nunca perceberam que Ele também pode ser seu Mestre pessoal Jesus, Mentor Me é uma contemplação pessoal e apaixonada

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

ATLAS- Seu celular parcelado é aqui. Todas as marcas de Iphone e Samsung. À partir de $22,23 por mês. Ligue para Atlas Celular. Parcelamos seu celular em até 36 vezes sem juros. Ligue: (781) 730-2915.

Usend agora é inter- Digá olá para o seu novo Super App! Envie dinheiro com uma cotação imbatível e taxa zero na primeira remessa. Use o novo promocode: BRAZILIAN TIMES e aproveite! Envie agora. Acesse: https://inter.onelink.me/7x48/wusld6hy 

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org  e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Seja seu próprio CHEFE! Segmento multibilionário que mais resiste a recessão! Pouco investimento. Sub-Contrato DE LIMPEZA para Escritórios. Contas de $500 a $25.000 Por mês garantido! Comece agora: Part-time ou Full-Time. Necessário falar inglês para se classificar! www.ecosourcellc.net  Nos contratos anuais, oferecemos: Treinamento, Suporte, Equipamentos, Químicos, Financiamento Garantido: 844-253-2603.

COMPUTADOR PARADO? Mac/Pc, TV, Celulares , Tablet, Etc.. -Fazemos Manutenção -Remoção de vírus -Recuperação de dados (fotos, videos, etc..) -Buscamos e entregamos no local. Website a partir de $99. Júnior: 617-501-2481. Região de Boston e arredores.

Top News