Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 20/03/2023 as 11:00am

Coluna Saúde da Mulher

Março Amarelo - O Olhar de Conscientização da Endometriose

Endometriose, doença crônica que afeta mais de oito milhões de mulheres somente no Brasil, e uma a cada dez mulheres no mundo, no entanto ainda existe muita falta de informação e recursos disponíveis tão necessários para quem sofre dessa doença tão cruel e silenciosa. Para entender mais sobre o assunto e como fazer parte desta luta não perca o tema de hoje.

Março é mundialmente conhecido como o mês de conscientização e prevenção da endometriose. Muito mais do que informar e levar conhecimento sobre os sintomas e tratamentos sobre essa doença, março se tornou um momento importante para centenas de milhares de mulheres que estão em busca de respostas relacionadas ao sofrimento de anos devido a essa doença crônica.

Dificilmente alguém está preparado para receber um diagnóstico de uma doença grave e tão pouco para os desafios do tratamento e o que representa a rotina de conviver com os sintomas que tiram a liberdade e muitas vezes o prazer de viver. Agora imagine ainda ter que enfrentar a falta de compreensão e apoio tanto da própria família quanto do sistema de saúde devido a falta de preparo e conhecimento sobre o assunto.

Os mistérios da endometriose

Uma doença que causa muita dor e sofrimento além de espanto não só por parte das portadoras mas também para quem convive com essas mulheres e vários médicos despreparados. Os mistérios da endometriose prejudicam o atendimento e o sucesso de um diagnóstico precoce que acabam aumentando os anos de sofrimento até que essa mulher possa receber o atendimento e tratamento adequado.

Infelizmente é muito comum encontrar uma mulher que sofre calada todos os meses, principalmente durante o período menstrual, ou por vergonha ou por medo de ser mal compreendida.

A endometriose é um mistério para a ciência pois a causa ainda é desconhecida. Uma das possibilidades é a influência genética. Geralmente os primeiros sintomas ocorrem em mulheres durante a primeira década do primeiro período menstrual, ou seja, entre 25 e 35 anos. Essa faixa etária é o principal período onde as mulheres planejam ou estão reproduzindo. Isso significa que muitas mulheres que são portadoras da endometriose não só estão convivendo com o drama do dia a dia que envolve a doença, mas também com a dúvidas e receios da possibilidade de não poder realizar o sonho da maternidade.

Um outro mistério que envolve a endometriose e que provoca polêmica até entre os especialistas é quanto a cura. Isso se deve porque depende de vários fatores. Entendendo que quando uma doença é classificada pela Organização Mundial da Saúde, OMS como uma doença crônica, reconhece que não existe uma cura definitiva. Porém, felizmente muitas portadoras da endometriose após serem submetidas ao tratamento correto e principalmente na fase inicial dos sintomas obtém sucesso e controle da doença, podendo assim voltar a ter uma vida normal.

Entendendo a endometriose

A endometriose é uma doença que atinge principalmente o endométrio, tecido que reveste a parede do útero, levando assim o crescimento desordenado e provocando dores agudas e até a infertilidade. Uma das causas conhecidas é o fator genético, quando inclusive pode afetar várias gerações de mulheres da mesma família, mas muitas das vezes em graus que se diferenciam. As queixas de cólicas intensas durante o período menstrual é o sintoma mais comum entre as portadoras da endometriose mas também incluem diarréia, incômodo ou dores durante as relações sexuais e até mesmo ao urinar, assim como tosse com sangue além de vários outros sintomas.

Devido a falta de preparo e conhecimento de alguns médicos é possível que a mulher que esteja sofrendo com um ou mais sintomas da endometriose possa enfrentar sozinha por vários anos antes de receber o diagnóstico e tratamento adequado. Como os sintomas variam de mulher para mulher e ainda podem se agravar com o tempo é fundamental que não só a mulher se informe melhor sobre o assunto mas que também o sistema de saúde tanto no Brasil quanto nos demais países possam estar mais preparados para atender, orientar e tratar todas as mulheres com dignidade e respeito.

A relação entre alimentação e sintomas

Um outro mistério que envolve a endometriose é a relação do estilo de vida e da alimentação da mulher. Por isso a importância de todas nós, independente de sermos portadoras ou não, de dar atenção para os cuidados diários com o nosso corpo diariamente, priorizando os exercícios, alimentação e cuidados com a nossa saúde mental. Os especialistas em endometriose reconhecem que para obter melhor resultado do tratamento é preciso mudar os hábitos e escolher cuidadosamente tudo que a portadora da endometriose consume. Isso mesmo, não só em relação à alimentação mas também o que pode levar ao aumento do estresse que é tão prejudicial especialmente nesses casos.

Recomenda-se que portadoras da endometriose evitem consumir alimentos com alto teor de gordura animal como carnes vermelhas, embutidos como peito de frango, salsicha, além de derivados de leite e outros que provocam inflamação ou aumentam as chances de problemas intestinais.

A recomendação principal nesse caso é o aumento do consumo de proteína vegetal, grãos e de alto conteúdo das seguintes vitaminas A, as vitaminas do complexo B como: B1, B6 e B12, assim como vitaminas C, E além do Zinco e do Silênio que entre outras coisas funciona como um poderoso antioxidante.

O olhar que proporciona afeto e que ajuda a transformar vidas

A endometriose, que também é conhecida como a “doença da mulher moderna", vem mudando a face da dor e levando muitas pessoas a olharem com carinho para esse assunto. Se são tantas mulheres afetadas por essa doença, é papel nosso como sociedade apoiar e acalentar ao menos uma portadora da endometriose.

Vários são os tratamentos oferecidos tanto no Brasil, quanto nos Estados Unidos e em outros países, mesmo assim é necessário que nos juntemos a todas as mulheres que são portadoras da endometriose, pois quando uma mulher sofre todas nós sofremos também. E mesmo não sendo portadora, mesmo não sofrendo desse mal eu me solidarizo e apoio essa causa tão importante. Mesmo vendo de longe o sofrimento de algumas dessas mulheres, sei que posso contribuir não só com uma palavra de apoio mas também através desse alerta.

Você também pode contribuir compartilhando o link de hoje com sua rede de amigas e também se voluntariado para ajudar uma amiga ou quem sabe uma organização que apoia e defende os direitos de todas as portadoras da endometriose como por exemplo a AMO Acalentar acessando e curtindo uma das páginas da rede social ou até mesmo o website. @acalentar_org



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais. Estamos localizados em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Remoção de Entulhos-Transporte de lixo -Remoção de entulhos -Limpeza de quintal -Descarte de lixo -Remoção de eletrodomésticos -Limpeza de Construção autorizada. Ligue: 617-987-7560 Ou acesse: https://edjunk.wixsite.com/ed-junk-removal

Yes Travel- GARANTIMOS O MELHOR PREÇO DE PASSAGENS PARA O BRASIL! Agência de viagens com mais de 20 anos de experiência no mercado! Atenção você que precisa comprar passagem, venha nos fazer uma visita!!! Temos os melhores preços e pacotes promocionais. NO CORAÇÃO DA COMUNIDADE BRASILEIRA EM EVERETT. 493 Broadway, Everett +1(857)557-8600 (WhatsApp) ou +1(857)557-8601

Chás e ervas naturais. Compre on-line. Acesse agora: www.diggingnature.com – ou ligue: (646) 737-4080. Ervas para combater doenças pulmonares, artrite, artrose, lombalgia, gota, tendinite, fibromalgia e traumas. E muitos outros benefícios. Acesse o site e descubra!

Top News