Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 29/03/2023 as 5:00pm

Coluna Ser Voluntário

O Voluntariado e sua má utilização

Creio que já escrevi sobre isso, mas é sempre bom voltar ao tema.
Voluntariado é cosia séria e não é para ser usado de forma irregular ou de qualquer forma.

Quero citar alguns casos, entre muitos, que me deixam muito tiste com relação à má utilização do voluntariado. Os hostel’s, anunciam em todas as redes sociais, todos os dias, vagas de trabalho voluntário. Hostel não é ONG ou OSC ou do terceiro setor ou outra nomenclatura qualquer que tenha a possibilidade de se utilizar do serviço voluntário. Hostel é uma empresa do segundo setor, tem um dono ou sócios, que tem lucro e utilizam este lucro da forma que bem lhe convier, investindo no negócio ou gastando.

Portanto, não existe trabalho voluntário em hostel, o que existe é o famoso escambo, ou troca de serviços, se é legal ou não, não me compete, cabe aos poderes constituídos para isso julgarem, o que sei e posso afirmar é que não é trabalho voluntário.

Sei de muitos relatos ainda que os incautos são quase que obrigados a ter jornadas duras, ficaram mal instalados, entre outras irregularidades, além da má utilização da palavra voluntariado, assim ainda ajudando a tornar o voluntariado para muito, que caíram no conto, algo impensável novamente. E só lembrando isto vale para o mundo todo, pois os espertos donos de hostel’s estão no mundo todo se utilizando deste modelo, com raras exceções que vi, que apresentam como o que de fato é, troca de serviços.

Outra utilização errada do voluntariado é feita pelas próprias OSC’s ou ONG’s, pois muitas delas tratam o voluntario como descartável, ou seja se ele for embora arrumamos outros e assim é a vida, sem se preocupar de fato em ter uma gestão sobre este grupo. Grande erro, os vão, falaram mal da organização e farão um desserviço a tudo o que esta organização plantou. Lembre-se que, para cativar uma pessoa é difícil, mas para falar mal se reúne um grupo rapidinho.

Como quer que a organização possa ser lembrada? Por ser má administrador de pessoas ou por ser uma gestora de pessoas com poder de atração e retenção?

A escolha é do gestor da organização e só dele.
Voluntariado é uma grande ferramenta, desde que bem administrada e utilizada para o bem.


Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/ 

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes. Estamos localizados no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com

Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com

Fonte: Por Roberto Ravagnani

Top News