Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/06/2023 as 7:00pm

Metas - Os Oito Motivos Para Estabelecer Metas Para Implantar na Sua Empresa

Coluna Espaço Empreendedor


Entre empreendedores e líderes empresariais, um assunto que domina a maioria das conversas e reuniões de equipe é estabelecer e bater as metas para o alcançar os resultados desejados. Em vendas metas direciona as atividades para o conquistar o maior número de clientes em potencial e manter motivado toda equipe de vendedores.  Quais são os principais motivos de estabelecer metas e como implantar na sua empresa?

Semanalmente, eu dedico mais de 30 horas de estudos entre leitura e podcast relacionados aos assuntos de gestão, tecnologia e inovação de empresas, sem incluir o tempo investido para aumentar o conhecimento sobre inteligência emocional. Um dos assuntos mais interessantes e ao mesmo tempo desafiadores são as técnicas de métricas de vendas que são indicadores numéricos que auxiliam empresas acompanhar o desempenho dos vendedores e assim poder garantir o planejamento estabelecido.

Existe uma divergência entre esse tema pois enquanto alguns empreendedores de sucesso seguem milimetricamente cada meta traçada, alguns acreditam que estabelecer metas pode ser um fator limitante já que determina o teto e não o piso. Neste caso, para quem defende que a meta deve significar o piso, ou seja “não menos do que isso”, como o empreendedor e especialista no assunto, Pablo Marçal, a meta deve determinar a base e não limite.

Já o empreendedor carioca Flávio Augusto afirma que as vendas são estratégias determinadas pelas metas corporativas que não estão condicionadas à realidade financeira do mercado ou da crise econômica do país. Flávio Augusto, que além de best seller de vários livros sobre empreendedorismo é entre outras coisas um dos maiores empresários do Brasil e fundador e CEO da Wiser Educação, que oferece oportunidade de franquias de curso nas plataformas virtuais além de presenciais, faturou em 2022 mais de $500 milhões de reais.

Tanto Pablo Marçal quanto Flávio Augusto além de compartilharem em comum o amor pelo ensino são referências quando se trata do assunto de cultura organizacional, marketing digital, inovação e de vendas.

“A meta é feita para ser batida, ela tem que te guiar para algum lugar… Então qual é o grande ativo que eu enxergo na meta é você desconstruir o caminho até ela. Então meta é um ponto de referência que você marca no mapa assim como você faz numa viagem e você fala, cara qual é o percurso que eu preciso percorrer para chegar lá: naquele tempo, naquela forma e com aquelas condições satisfatórias de resultado.”

Alfredo Soares Co-fundador da G4 Educação

Durante o podcast O Conselho 10 - Metas Corporativas, como definir as metas da sua empresa, que você pode encontrar nas principais plataformas de streaming, discutiu o assunto em pauta entre quatro CEOs e fundadores de grandes empresas brasileiras.  Entre os convidados, apesar das técnicas de planejamento de metas com base nos indicadores se diferenciarem, todos concordam que estabelecer metas em todas as áreas da empresa, não somente no setor de vendas é primordial para o sucesso da execução dela.

Se você possui experiência como micro ou pequena empresa, ou seja, com menos de 500 funcionários, já deve ter percebido que a meta está diretamente ligada à disciplina, organização, visão e planejamento. É impossível bater metas sem antes estabelecer a definição que mais se adapta à realidade da sua empresa, pois criar metas muito acima da capacidade de executá-las é assinar embaixo da linha do fracasso.

As oito razões para estabelecer metas organizacionais

Empreender requer saber trabalhar em equipe sem mencionar ser capaz de vencer os obstáculos do processo de venda. A maioria esmagadora das pessoas não reconhece ou sequer pensam que a todo tempo estamos vendendo algo, seja uma ideia, conceito e até mesmo um produto ou serviço. Aprender sobre técnicas de vendas é tão importante quanto colocá-las em prática.

Infelizmente, cerca de 80% dos empreendedores de pequenas empresas afirmam que não seguem as metas estabelecidas, o que pode explicar o número altíssimo de falência anuais de pequenos negócios. Esses dados, que foram extraídos de pesquisas feitas entre pessoas que estão à frente de empresas, ainda comparou com o triste número que afirma que 83% dos americanos não possuem metas. Isso significa que sem um destino, qualquer destino serve, até ficar perdido, pois se não tem um caminho a seguir não tem para onde ir.

Para saber se você está no caminho certo além de analisar os principais indicadores de métricas você deve compreender o resultado do esforço investido para o determinado fim para identificar a conversão e assim poder avaliar se a técnica usada está correta. Metas, assim como todos os outros componentes que envolvem a gestão de uma empresa é um ponto de partida que deve ser implementado e reavaliado constantemente para que possa fazer os ajustes necessários para se obter melhor resultado.

Na próxima edição o Espaço Empreendedor vai dar continuidade a esse tema tão importante e tão vasto, através de orientações e exemplos de sucesso. Acompanhe e envie suas dúvidas enviando um e-mail ou acessando @iee.edu.entrepreneurship

 

Coluna Espaço Empreendedor

Lídia Ferreira

ieeeduonline@gmail.com

Top News