Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 7/06/2023 as 10:30pm

Coluna Fica a Dica: Centro Teatral e Etc e Tal - Grupo carioca de teatro, mímica e humor faz 30 anos e comemora a relevante trajetória com apresentações por todo o Brasil e com Prêmio Porchat de Humor

Há três décadas conquistando plateias pelo país inteiro e até no exterior, o Centro...


Há três décadas conquistando plateias pelo país inteiro e até no exterior, o Centro Teatral e Etc e Tal foi agraciado, recentemente, com o Prêmio de Humor Fábio Porchat pelos 30 anos de atividades na arte gestual. Um reconhecimento pela trajetória infalível que une mímica, teatro e humor em suas apresentações, seja para o público adulto ou infantil. Márcio Moura e Alvaro Assad vivem desta tríade artística desde seu início, em 1993 – sendo a mímica hoje parte importante do grupo e pouco utilizada no cenário artístico. E a comemoração haveria de ser no palco, circulando por várias cidades brasileiras com o repertório e o último espetáculo “Esperando Beltrano”.

O  Etc e Tal é um grupo singular dentro das artes cênicas carioca e brasileira. Sim, eles são do Rio de Janeiro, tijucanos, e vêm promovendo a atividade artística gestual por todo este tempo, sempre com destaque, carregando o DNA como impressão digital para onde quer que o grupo vá. Discípulos dos mestres da mímica Luís de Lima (Portugal) e Marcel Marceau (França) a trupe participou de turnês e mostras de teatro nacionais e internacionais (Alemanha, Dinamarca, França, Portugal, Argentina e Paraguai), com textos que miram para o ato mímico, pantomimas e pantomimas literárias - grande trunfo na trajetória deles.

Quem são os artistas que compõem o Etc e Tal?

Fatalmente, o público já viu algum trabalho destes atores e diretores, tanto no cinema ou na Marquês de Sapucaí, ou mesmo na TV Globo e no set de filmagem desenvolvendo grandes trabalhos artísticos.

Alvaro Assad é diretor, ator, mímico e preparador de elenco. Como diretor de teatro, trabalhou com Domingos Montagner (o premiado espetáculo da Cia. LaMínima “A noite dos palhaços mudos”). Como diretor corporal, assinou a série “Ninguém tá Olhando”, da Netflix, e comandou a cena do personagem "Louco", interpretado por Rodrigo Santoro na série “Turma da Mônica: Laços”. Em 2022, o ator voltou a trabalhar com a turma mais querida do Brasil como preparador de elenco e o interpretando o leal mordomo de Carminha FruFru, o Jarbas.

Marcio Moura é ator, diretor e mímico e ainda empresta seu talento de coreógrafo para o carnaval do Rio de Janeiro – já passou pelas Escolas de Samba Vila Isabel, União da Ilha, Paraíso do Tuiuti, Porto da Pedra, Estácio de Sá, entre outras importantes agremiações do samba. E já coreografou atores da série A Grande Família, da TV Globo.

Gestão que dá certo

O Etc e Tal fez a carreira baseada em uma autogestão profissional na esfera artística. Desde seu início, tem sede própria no Centro do Rio de Janeiro, local que serviu para abrigar o grupo em sua longa carreira. É um dos maiores nomes brasileiros que realizam trabalhos continuados de repertório, investindo nas inúmeras possibilidades da mímica e aliando ainda a pesquisa artística à autogestão, no cenário teatral nacional.

Com um eficiente comando, o Centro Teatral e Etc e Tal também atuou além-mar: é uma das poucas companhias do país com representatividade internacional, que tem na mímica e na comicidade suas características latentes. Sempre com núcleo fixo e os mesmos colaboradores na ficha técnica, nestes anos de formação, o "Etc e Tal" vem imprimindo uma linguagem própria e aprofundada sobre a mímica e a comicidade, sem perder o que mais se preza no fazer teatral: a relação empática com a sua plateia

A excelência artística

Por ser uma técnica pouco difundida e de alto rigor estilístico, o "Etc e Tal" tem conquistado o respeito e a admiração de público e crítica por todo país como um núcleo artístico que alia virtuosismo técnico, presença cênica e um humor próprio no seu fazer teatral.

O grupo tem investido nestas linguagens, pois acredita que as pluralidades das artes cênicas refletem o tipo de bem cultural que o Brasil e o Rio de Janeiro anseiam, além de acreditar que trabalho teatral feito em parceria resulta na criação sólida de um repertório de espetáculos, contribui para a formação de plateias, uso coerente de recursos investidos em cultura, estabilidade de gestão cultural e visibilidade do teatro como bem cultural acessível à toda a população.

E a agenda de apresentações continua intensa pelos estados brasileiros. A previsão é fechar o ano em mais de 70 apresentações. Segundo Alvaro Assad, a ideia é que a comemoração de 30 anos consiga passar por diferentes regiões do país esse estenda para 2024.

CIRCULAÇÃO COMEMORATIVA DOS 30 ANOS DO CENTRO TEATRAL E ETC E TAL

Prêmio Sesc Pulsar apresentando "Circo de Pulgas do Etc e Tal" (Infantil)

Circulação no Rio de Janeiro

11 junho - Teresópolis/RJ

15 junho - São Gonçalo/RJ

18 junho - Campos/RJ

21 junho - Duque de Caxias/RJ

Viagem Teatral do SESI SP - apresentando "João o Alfaiate um Herói Inusitado" (Infantil)

15 e 16 de julho - Marília/SP

15 e 16 de setembro - Franca/SP

6 e 7 outubro - Araraquara/SP

20 e 21 outubro - São Paulo/SP (Sesi A.E de Carvalho)

Festival Reviva Campo Grande, Mato Grosso do Sul - apresentando "Esperando Beltrano"

Abertura dia 23 de agosto de 2023

Mostra do Cariri, Ceará - apresentando "Esperando Beltrano"

25 de agosto de 2023 - Crato/CE

27 de setembro

REPERTÓRIO em São José dos Campos (SP)

Dia 7 de setembro e todos os fins de semana do mês, serão apresentados os espetáculos Fulano&Sicrano, Esperando Beltrano, Victor James (infantil), Onipotência do Sonho, De Férias no Sítio (infantil), Circo de Pulgas do Etc e Tal (infantil) e Draguinho (infantil).

Juazeiro do Norte /CE - agosto

Apresentando O Macaco e a Boneca de Piche (infantil)

Sesc Goiânia GO

23 junho - apresentando Esperando Beltrano

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via WhatsApp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou WhatsApp: (508) 603-6777 ou Phone: (508) 603-6777 ou Email: info@brzinsurance.com

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu e-mail através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170 ou Elizandra: (857) 800-4159.

Top News