Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 28/08/2023 as 10:30pm

Small Businesses Challenge - Os Desafios Em Tempo de Crise

Para muitos, a recessão é inevitável, enquanto para alguns otimistas a economia americana...


Para muitos, a recessão é inevitável, enquanto para alguns otimistas a economia americana vai superar o alto índice de inflação mesmo que isso leve mais tempo do que previsto. Mas se a realidade para pequenas empresas tem gerado incertezas e insegurança, como entender os principais desafios dessa crise.

“Na gestão de crises, seja rápido com os fatos e lento com a culpa.” Leonardo Saffir

É comum encontrar quem aponte rapidamente o culpado ao invés de reconhecer que todos os envolvidos fazem parte da solução. Assim como em todas as esferas, seja de relações interpessoais ou profissionais, o pior culpado é aquele que insiste em manter com o dedo apontado para o problema ao invés da solução. Apesar de um dos principais requisitos para ser um empreendedor de sucesso é amar problemas, os mesmos podem levar qualquer um à derrota se não for transformado em oportunidade de superação.

É notório que a inflação tem provocado instabilidade para a grande maioria das empresas e o medo de uma possível nova recessão mundial já tem roubado o sono de muita gente. Enquanto muitos estão sem saber como e quem contratar, já que existe uma defasagem de profissionais disponíveis no mercado, várias empresas e instituições lutam para superar o aumento da demanda de serviços e dos preços de aluguel, equipamentos etc…

Os maiores desafios para pequenas empresas em 2023

A inflação é sem sombra de dúvida, a maior preocupação para empreendedores, empresários e consumidores também. A Câmara de Comércio dos Estados Unidos, U.S. Chamber of Commerce, publicou uma pesquisa realizada entre donos de pequenas empresas onde identificou que 54% dos entrevistados estão preocupados com as consequências da inflação.

Além da falta de matéria prima, a alta taxa de juros, a crise na distribuição dos produtos, a inflação encabeça a lista de desafios dos últimos meses. A crise imobiliária também é algo temido por muitos, principalmente pelo rápido disparate dos preços dos imóveis e o recorde do aumento dos juros que recentemente chegou a quase bater os 8%. O que dizer e como entender o impacto desses desafios para o pequeno empreendedor é a grande dúvida.

Desde o final do ano de 2021 o índice de inflação tem seguido em ascensão quase que de forma desordenada. O governo Biden não tem demonstrado que os esforços para superar a crise tem sido bem-sucedidos e mesmo com o ano eleitoral se aproximando, os menos otimistas não apostam em uma melhora para os próximos seis meses. 

Segundo a Câmara de Comércio, a alta taxa de juros é uma preocupação para 23% das pequenas empresas e que afeta 76% da arrecadação do capital e tem levado a pisar no freio na hora de investir na expansão ou crescimento da empresa.

Outro fator relacionado à crise financeira é a diminuição da receita, que reflete uma queda de 22% se comparado aos últimos anos. No entanto, cerca de 71% dos entrevistados  esperam um aumento da renda para os próximos anos. Será então que estamos superando o pior dos momentos mas a bonança está perto de acontecer?

Mas os desafios não terminam por aí, a falta de matéria prima ou atraso da entrega dos produtos importados também tem levado muitas empresas a se virar nos trinta para continuar entregando ao consumidor o que eles necessitam. Nesse momento, um bom gerenciamento e a avaliação para encontrar a melhor estratégia de combate pode ser a melhor saída.

Nos Estados Unidos, 73% dos produtos importados atravessam o canal do Panamá, equivalente a $270 bilhões de dólares. Para empresas que  dependem da importação de produtos ou até matéria prima a crise no principal percurso de trânsito dos navios que atravessam o famoso canal do Panamá. A mais importante ligação ou entrada dos produtos recebidos nos Estados Unidos tem se agravado nos últimos meses principalmente pela baixa do nível de água na região do canal. Com a insuficiência de água a navegação tem sido prejudicada levando navios a ficarem encalhados no meio do canal. Esse problema tem provocado um gigantesco engarrafamento, com centenas de cargueiros e perdas de diversos produtos, além do aumento dos preços ao consumidor.

Como vencer tais desafios é a pergunta que não quer calar é por isso o Espaço Empreendedor vai continuar levando esse tema para melhor reflexão no assunto.

Fonte: Coluna Espaço Empreendedor, Lídia Ferreira. info@ieeeduonline.com

Top News