Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 16/09/2023 as 12:00am

Mais um estudo falando do voluntariado

Por Roberto Ravagnani


Tem muita gente que tem que ver para crer, tem outros que só acreditam quando a ciência fala. Para estes dois tipos de pessoas, totalmente compreensível, trago mais uma comprovação de que o voluntariado, não só ajuda aos que precisam, mas que faz bem para quem o pratica, para quem doa seu tempo e conhecimento.

Desta vez é uma pesquisa da Universidade da Califórnia, em Davis, que foi apresentada na Conferência Internacional da Associação de Alzheimer, indicou que o voluntariado na terceira idade tem um efeito positivo importante no cérebro dos idosos. O estudo contou com dados de 2,4 mil participantes e mostrou que aqueles que realizam atividades voluntárias com frequência, mais de uma vez por semana, obtêm resultados mais significativos. O estudo preencheu uma lacuna no conhecimento do impacto da participação em atividades comunitárias nas funções cognitivas de idosos. Os participantes, com uma média de idade de 74 anos, foram avaliados durante um ano, incluindo testes de funções executivas e memória, além de entrevistas sobre seu estilo de vida e atividades voluntárias. Os resultados mostraram que o voluntariado não só melhora a saúde mental e física dos idosos, mas também favorece a interação social, diminuindo o estresse e estimulando processos cognitivos que protegem o cérebro. Além disso, os benefícios eram mais evidentes para aqueles que se envolviam em atividades voluntárias várias vezes por semana (pelo menos duas vezes por semana). Os pesquisadores ressaltaram que o voluntariado oferece um sentido de vida, motivando os idosos a se manterem ativos e socialmente conectados. Essa descoberta sugere que o voluntariado pode ser uma intervenção simples, desde que organizado, para prevenir o declínio cognitivo na terceira idade. Esses resultados enfatizam a importância do voluntariado não só para a comunidade, mas também para o bem-estar mental e cognitivo dos idosos e das pessoas em geral. Essa pesquisa pode inspirar pessoas de todas as idades a considerar o voluntariado como uma forma de contribuir para a sociedade e cuidar de sua própria saúde mental.

Agora que já conheceu pesquisas que tratam do assunto, imagine se você praticar o voluntariado desde cedo, sem ter que esperar a terceira idade para isso? Com certeza os resultados serão melhores, pois já será uma prevenção as dores e doenças que a idade nos traz de forma natural.

Agora podemos indicar, sem contraindicações, o trabalho voluntario como um elixir para a vida, sem medo de parecer um curandeiro.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

TV Record- assita a Record TV em qualquer lugar dos Estados Unidos e Canadá via Smart TV, PC, Laptop ou celular. Acesse: www.recordtvamericas.com

Compre ao alugue sua casa na Flórida! -Ótimos lucros! -Financiamento fácil -Apenas com seu Passaporte o ITIN- Elizandra Aguiar. A corretora com maior número de vendas de casas de férias e luxo na Flórida e outros Estados. Serviço personalizado, profissional e ético. Informações: (857) 800-4159. Email: elizandrafloridarealtor@gmail.com

Fonte: Madis e Nathalia Crispim

Top News