Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/01/2024 as 3:00am

Coluna Arilda: Adelio Bonacina

O artista italiano Adélio Bonacina tem uma grande trajetória profissional que, começando...


O artista italiano Adélio Bonacina tem uma grande trajetória profissional que, começando pelo desenho, passou para as tintas a óleo e posteriormente para as acrílicas e técnicas mistas. Frequentou primeiro a escola de artes de Merade e depois, cultivando com muito cuidado o que antes era apenas um hobby, conseguiu transformar em profissão. Os temas de suas pinturas, em cores muito ensolaradas, quentes e vivas, como tons de amarelo e laranja, são em sua maioria paisagens. As pinturas de Bonacina propõem uma pintura interessante que convida a uma interpretação pessoal, quase sentimental, sem dúvida poética: características que Adelio Bonacina vive nas suas obras “quase como um desafio a algo interior que nem o pintor conhece”. "É fácil para ele – ainda seguindo o exemplo de uma crítica que lhe foi dedicada – passar de uma mistura complexa de cores finas, mas policromadas, para uma espécie de pesquisa gestual emocionante, compensada por grande sentimento e poesia”. 

- Como e quando você teve seu primeiro contato com a arte?

Sempre tive a veia artística, gostava de desenhar, queria fazer música, tinha jeito para vestir (vivi os anos 60 e 70). Então encontrei as cores e fiquei fascinado por elas.

- A arte é uma produção intelectual primorosa, onde as emoções são colocadas no contexto da criação, mas na história da arte vemos que muitos artistas são derivados de outros, seguindo técnicas e movimentos artísticos ao longo do tempo. Você tem modelos ou influências de algum artista? Quem seria?

Tive os grandes nomes do século 20 como modelos e influências. De Van Gogh a Matisse, para chegar a Cascella, Schifano e outros.

- Como é o seu processo criativo? o quê te inspira?

Inspiro-me sobretudo na natureza, pintar da vida, ao ar livre. Por muitos anos também pintei figuras, mas foi a natureza que me deu a forma de me expressar, de libertar as minhas cores.

- O que a arte representa para você? Se você tivesse que resumir em poucas palavras o significado das Artes na sua vida.

Para mim arte significa liberdade para expressar o que está dentro de mim. A pintura também me ajudou nos momentos difíceis da minha vida.

- Que técnicas você utiliza para expressar suas ideias, sentimentos e percepções sobre o mundo? (seja através da pintura, escultura, desenho, colagem, fotografia... ou utilizando diversas técnicas para criar uma mistura de diferentes formas de arte).

Comecei com a pintura a óleo clássica, depois passei para as acrílicas e técnicas mistas. Também utilizo areia, serragem, folhas de revistas para obter novos efeitos pictóricos. É um trabalho de pesquisa e experimentação contínua. A partir de um esboço ou de uma fotografia, desenvolvo então o meu trabalho, e é sempre uma nova surpresa.

- Você tem outras atividades além da arte?

Comecei a pintar, entretanto apoiei outras atividades que me deram a oportunidade de ter um rendimento mensal seguro. Trabalhei como litógrafo durante 20 anos e isso já me deu a oportunidade de crescer com as cores. Então, por volta dos 50 anos, decidi ser apenas pintor.

- Suas principais exposições nacionais e internacionais e seus prêmios? (Mencione os 5 mais recentes)

Entre as minhas inúmeras exposições, posso citar a Galeria Merighi em Génova, as feiras Art Export Lingotto em Torino, a antiga igreja de S.Pietro em Verona, o Spazio Porpora Milão, a galeria Artime Udine.

Entre os diversos prêmios, destacam-se o prêmio de arte Mondadori 1986 (finalista) e o prêmio pela confecção do esboço da placa comemorativa dos 50 anos de fundação do Ente Don Carlo Gnocchi.

- Que tipo de arte você mais gosta?

Gosto de arte moderna, da escultura à pintura. O abstrato deve ter uma extração, partindo de algo real. Gostaria de ver um caminho que levasse ao abstrato.

- É possível viver da arte?

Viver da arte é difícil. Você precisa ter bons dealers, galerias sérias. Agora são tempos difíceis para a arte. As novas gerações estão orientadas para outras formas de arte.

- O que você sente quando cria ou aprecia uma obra de arte?

Quando crio ou vejo uma obra de arte que aprecio, sinto-me feliz, dá-me uma sensação de realização, de alegria.

 Qual arte/artista mais te impressionou até agora?

Fiquei impressionado com muitos artistas em minha vida. Eu poderia citar vários, e vejo que há muitos válidos. A arte nunca morrerá. A arte verdadeira.

- Você sempre tem que criar ou só cria em determinados momentos?

Convivo com altos e baixos, como, eu acho, todos os artistas. A arte tem momentos de euforia e momentos de crise. Então um dia recomeçamos muito bem e trabalhamos com mais entusiasmo. São criadas obras novas e mais bonitas.

- Você sempre tem que criar ou só cria em determinados momentos?

Quando pinto sei por onde começo, mas não sei aonde chego. Talvez eu comece por um trabalho anterior, mas nunca é o mesmo. Humores, cores e situações mudam.

- As redes sociais ajudaram você a divulgar seu trabalho?

As redes sociais ajudam a divulgar e divulgar meus trabalhos. Muitos amadores me contataram através das redes sociais.

- Como podem as artes visuais contribuir para a educação e a cultura em geral?

As artes visuais, mas todas as artes ajudam e servem a cultura de uma sociedade. São um incentivo para se aprimorar, para comparar pessoas e povos.

- Como você analisa as qualidades de uma obra de arte?

Para analisar as qualidades de uma obra de arte é preciso ter cultura e estudos.

- Quais são os critérios para determinar o valor de uma obra de arte?

Mas acho que a sensibilidade, o prazer da beleza, também basta. Mesmo quem não conseguiu estudar muito consegue compreender a beleza de uma obra.

- Você poderia comentar algumas curiosidades artísticas?

Ao visitar exposições, museus e estúdios de artistas, mesmo os não famosos, você pode distinguir o que é bom e o que é ruim.

O valor de uma obra de arte, creio eu, é dado pela história do autor, pelo seu período histórico, pelas diversas exposições. Na nossa época, não creio que as exposições em feiras diversas, galerias famosas dêem valor, porque o dinheiro domina demais. Acredito que o tempo é o verdadeiro juiz. Não creio que certas performances tenham grande valor artístico, espetaculares e eficazes, até escandalosas, mas sem conteúdo, sem história. A verdadeira arte não pode ser inventada, requer estudo e tempo.

- Que mensagem você gostaria de deixar ao mundo e como você a expressa em sua arte?

Gostaria de deixar uma mensagem, arte é vida. Pintura e escultura são eternas. É beleza, é calor.

Espero com minha arte contribuir para dar um pouco de alegria e entusiasmo na vida, no futuro.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Top News