Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 27/01/2024 as 6:00pm

Janeiro é o mês de prevenção ao tráfico humano

Fonte: Coluna Mulher Brasileira Segurança no Trabalho é o tema da Live do Grupo Mulher Brasileira dia 30, com Natalicia Tracy. Não perca! (foto Jan 30 2024 Save the date)


Janeiro é o mês de prevenção nacional contra tráfico humno, uma forma moderna de escravidão em que a vítima geralmente é forçada a trabalhar em condições indignas. Imigrantes, mulheres, populações fragilizadas são as mais fáceis de serem vitimizadas.

A Procuradoria Geral do Estado define que o “tráfico de seres humanos ocorre quando um traficante usa força, fraude ou coerção para controlar outra pessoa com o propósito de se envolver em atos sexuais comerciais ou de solicitar trabalho ou serviços contra a sua vontade. Força, fraude ou coerção não precisam estar presentes se o indivíduo que pratica sexo comercial tiver menos de 18 anos de idade”.

Entre 2007 e 2021, o serviço de emergência recebeu 2,650 chamadas, 266 denúncias, 71 e-mails, 237 mensagens e 36 chats. A grande maioria dos casos de tráfico envolvem sexo e/ou trabalho e o tráfico pode ser praticado em locais ilegais de massagem, residências, hotel ou motel e até na rua. Em dezembro último, a Procuradoria Geral do Estado condenou o primeiro caso de tráfico do estado. Fernando Roland, de New Bedford, foi condenado a cinco anos de prisão por obrigar duas mulheres, que não falavam inglês, a limpar escritórios para ele. Em 2012 o Ato Relativo à Exploração Comercial de pessoas criminalizou o trabalho e o sexo forçados.

“Com a sentença de hoje, deixamos claro que daremos prioridade aos casos de tráfico de mão-de-obra e responsabilizaremos aqueles que forçam alguém a trabalhar”, disse a procuradora Andrea Campbell, referindo-se ao caso Roland. Ela agradeceu as “vítimas que assumiram riscos consideráveis ao se apresentarem e compartilharem suas histórias, sem as quais minha incrível equipe que trabalhou neste caso não teria tido sucesso”.

Para Julie Dahlstrom, Diretora do Programa de Direitos dos Imigrantes e Tráfico de Seres Humanos da Faculdade de Direito da Universidade de Boston,"o tráfico de mão-de-obra é muitas vezes um crime invisível, com os sobreviventes com medo de avançar - devido ao medo de deportação, prisão ou represálias. Esta convicção envia uma mensagem clara de que os responsáveis pelo tráfico de mão-de-obra serão responsabilizados e que se acreditará nos sobreviventes quando eles avançam para compartilhar suas experiências".

O Grupo Mulher Brasileira acompanha alguns casos que podem ser qualificados como tráfico e que ainda estão pendentes. “Sabemos ser um problema grave em nossa comunidade”, disse Heloisa Maria Galvão, co-fundadora e diretora executiva da organização, “por isso estamos sempre fazendo campanha para informar as pessoas que não devem ter medo de denunciar esse tipo de situação.

Heloisa lembrou que o Ato Comunidades Seguras, que foi ouvido esta semana, na comissão mista de segurança pública, “precisar passar e virar lei para dar segurança as pessoas e criar confiança na autoridade policial que é responsável por proteger a vítima e prender o(a) agressor(a).

Veja um vídeo educativo em português que está postado no Facebook do GMB. Desenvolva um plano de segurança, ligue para a linha de emergência, 1-888-373-7888, para conversar com uma agente treinada. Esta linha tem disponibilidade de atender em 200 línguas. Mas se estiver em perigo imedito, ligue 911.

O Grupo Mulher Brasileira pode orientar e encaminhar para ajuda legal. Fale conosco pelo telefone ou WhatsApp 617-202-5775. A conversa é confidencial, e você não será forçada a fazer algo. A decisão sobre o que fazer è sua, nós a apoiaremos em quaisquer circunstâncias. È importante você saber que não está sozinha e que seu status imigratório não è considerado. A polícia vai te proteger.

Treinamemto da OSHA

Dia 30 de janeiro, na próxima terça-feira, às 20:30 horas, pelo Instagram, o Grupo Mulher Brasileira vai conversar com a ex-diretora do Centro do Trabalhador Brasileiro, Natalicia Tracy, que agora trabalha no Departamento da OSHA do Ministério do Trabalho. Natalicia vai explicar porque é tão importante que trabalhadoras e trabalhadores tenham segurança no trabalho.

Seguro de Saúde

No dia 20 de fevereiro vamos estar no NECC, em Stoughton, ajudando com os planos de saúde do MassHealth e o agendamento da carteira de motorista. Para inscrever-se, telefone para 774-707-0082 ou para 617-202-5775. Estamos vendo se podemos fazer o atendimento até mais tarde para facilitar para as famílias que trabalham.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News