Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 18/02/2024 as 3:00am

Coluna Arilda: E chegou a grande festa do carnaval!

Tanto a data quanto o nome envolve um contexto religioso. O termo “carnaval” tem origem no...


Tanto a data quanto o nome envolve um contexto religioso. O termo “carnaval” tem origem no latim “carnis levale” que significa “retirar a carne”. A Igreja Católica instituiu esse período de jejum que deveria ser praticado durante a Quaresma com o objetivo de controlar os prazeres mundanos. 

Carnaval nos Arcos da Lapa 1960 do artista Heitor dos Prazeres
Carnaval, 1960, Candido Portinari

O carnaval é hoje uma das maiores festas populares do Brasil. O evento empresta cores e movimento a pintores de várias gerações e nacionalidades, especialmente no modernismo e na arte contemporânea, seja pelo elevado apelo visual ou pelo simbolismo nacional, a grande festa já inspirou os mais diversos artistas brasileiros ao longo das décadas, principalmente durante o modernismo e a arte contemporânea.

Carnaval, 1965, Di Cavalcanti
Charles Hermans - At the Masquerade

A artista brasileira Tarsila do Amaral quando saiu de Paris para passar o carnaval no Rio de Janeiro, em 1924, pintou o quadro "Carnaval em Madureira", que chama a atenção pela presença da famosa Torre Eiffel no meio do bairro carioca. Algumas interpretações dão conta de que a obra representaria a artista, deslocada em seu próprio país, logo após o seu regresso do exterior. O óleo sobre tela utiliza cores fortes, como amarelo, verde, roxo, laranja, azul e vermelho. Além disso, na obra, a artista abusou do uso das formas geométricas, como círculos, retângulos, triângulos e quadrados. O quadro também é considerado uma representação gráfica do movimento antropofágico, marco do modernismo brasileiro

Édouard Manet –Masked Ball at the Opera,
1873-74 –óleo sobre tela – 60 x 73 cm –
The National Gallery of Art, Washington, DC
Henri Rousseau – Noite de carnaval, 1886 –
óleo sobre tela – 117,3 x 89,5 cm –
Philadelphia Museum of Art, Philadelphia,
PA. USA

Com muitas cores, luzes e brilho, o carnaval é a festa da cultura popular com mais apelo visual e encantamento. Talvez seja esta a razão por que artistas plásticos amam retratar a manifestação. O tema perpassou movimentos e gerações de artistas em diversas fases, no mundo inteiro. Nos bailes de máscaras ou nas ruas, quando desejos e fantasias se libertam em dias de folia, os célebres personagens da comedia da arte italiana, Pierrot, Colombina e Arlequim unem-se às diversas melindrosas, aos palhaços e aos piratas em vários tons de cores que acompanham o ritmo da festa. O carnaval passa a ser pretexto para produzir arte.

Joan Miro Harlequin Carnival
O entrudo no Rio de Janeiro, Jean-Baptiste Debret, 1823 (Acervo Museu Chácara do Céu)

Os exemplos são muitos. O artista espanhol Pablo Picasso também reproduziu a alegria do carnaval em litografia na obra Carnival 1958; o surrealista Joan Miró associou personagens da festa ao som de guitarras, violões e partituras representados no famoso quadro "O carnaval do Arlequim"; o francês Pierre-Auguste Renoir pintou o cotidiano burguês do bairro parisiense de Montmartre, em pleno carnaval. Na obra "O baile" no Moulin de la Galette, marco da pintura impressionista, e a mais célebre de Renoir.

Pierre-Auguste Renoir - The white pierrot
(Jean Renoir)
Samba Di Cavalcanti

Desfiles, procissões, espetáculos e máscaras: todas as festas de Carnaval possuem a teatralidade como fator comum. É um momento em que todos os sentidos afloram e a necessidade de esquecer os problemas, as dificuldades e a si mesmo, ao vestir uma roupa colorida e brilhante.

Tarsila Amaral, carnaval em madureira

Em um período mais recente, a tradição ganhou os frevos, afoxés, maracatus, marchinhas e, a cada dia que passa, outros gêneros musicais são incorporados ao Carnaval do Brasil. Em algumas cidades, o carnaval de rua ainda guarda elementos do passado. Em Salvador, as “guerras de água” são muito comuns em alguns blocos.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News