Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/03/2024 as 10:00am

Coluna Debora Corsi: TSUNAMI

O mundo jamais esquecerá o dia 7 de dezembro de 2004, na Ásia, marcado como um dos mais...


O mundo jamais esquecerá o dia 7 de dezembro de 2004, na Ásia, marcado como um dos mais trágicos desastres naturais de todos os tempos, com quase 230 mil mortes em 14 países, sendo os mais impactados a Indonésia, o Sri Lanka e a Índia, devido ao "tsunami". Todos nós testemunhamos, pela televisão, a imensa força das águas. Quem pode conter as ondas do mar? Qual equipamento seria capaz de drenar o excesso de volume das águas? A realidade é que um "tsunami" é devastador e, quando ocorre, evidencia que, apesar de toda nossa tecnologia, armamentos e conhecimento, somos incapazes de conter a fúria da natureza.

A palavra "tsunami", de origem japonesa, significa "onda de porto" (tsu = porto; nami = onda), representando uma gigantesca onda formada no oceano por perturbações significativas nas águas, muitas vezes originadas por movimentos tectônicos no leito oceânico.

Como explicado anteriormente, um "tsunami" ocorre quando há perturbação nas águas. A analogia que farei hoje é quando criamos um "tsunami" em nosso lar, devastando tudo em nosso caminho. Nossa reação abrupta muitas vezes é resultado de uma perturbação mental, e, como resultado, não questionamos, mas atacamos. Já parou para pensar que muitas de nossas ações estão diretamente ligadas ao tratamento que recebemos dos outros? Nossas fraquezas, portanto, abrem portas para a destruição.

Vamos observar os "tsunamis" que ocorrem na vida real:

Vida profissional: Uma liderança opressora pode abalar emocionalmente um profissional a ponto de adoecer, levando-o a depender do auxílio governamental.

Vida sentimental: Ao entregar o coração a alguém que pouco conhecemos e perceber que essa pessoa não valoriza, surge um turbilhão de mágoa, tristeza e revolta.

Vida em família: A descoberta de uma traição por alguém que recebeu o amor mais puro pode desencadear reações inesperadas, resultando em separação, divisão, suicídio e violência.

Percebe-se que é suficiente uma perturbação em alguma área da vida para gerar um "tsunami" capaz de destruir relacionamentos, projetos e vidas. Afinal, de onde provém essa força descontrolável que não deixa nada em seu devido lugar? É aconselhável que, no momento da dor, o foco seja superar o que nos causou dano, em vez de se "afogar" nele.

Fica uma reflexão: até que ponto vale a pena permitir que um "tsunami" cresça em nosso interior? Se no dia seguinte a vida daqueles que amamos está desajustada e nossa alma devastada. Não acredito que a reclusão diante de fatos desagradáveis faça bem, por isso, é necessário encontrar o ponto de equilíbrio. O mar não tem controle quando é "atacado", mas nós, humanos, somos dotados de inteligência para transformar nossos "tsunamis" em marolas.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News