Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/03/2024 as 9:00pm

Coluna economia e finanças: Renda Fixa, Renda Variável, Investimentos Imobiliários e Risco: Entendendo os Conceitos Fundamentais

Caros leitores, conforme prometido na coluna passada, vamos explorar alguns conceitos...


Caros leitores,

conforme prometido na coluna passada, vamos explorar alguns conceitos básicos que o investidor precisa entender antes de optar por uma estratégia. No mundo dos investimentos, existem diferentes tipos de ativos e categorias que os investidores podem escolher para alocar seus recursos; portanto, é fundamental compreender bem as características de cada um, como retorno esperado e o risco associado para se evitar surpresas desagradáveis. Para tanto, dividi em três grandes grupos: Renda Fixa, Renda Variável e Investimentos Imobiliários. Vamos explorar cada um deles para entender melhor como funcionam.

1.Renda Fixa:

Renda Fixa refere-se a investimentos em que a forma de remuneração é previamente determinada. Isso significa que o investidor tem uma previsibilidade maior em relação aos rendimentos que irá obter. Alguns exemplos comuns de ativos de Renda Fixa são:

Títulos públicos: Emitidos pelo governo, como Tesouro Direto.

Certificados de Depósito Bancário (CDBs): Oferecidos por bancos e geralmente têm prazos e taxas pré-fixadas.

Existem outros instrumentos de renda fixa, mas todos possuem características semelhantes, que podem ser resumidas assim: o investidor sabe o quanto vai investir e qual será o valor resgatado ao final do prazo escolhido.

2. Renda Variável:

Ao contrário da Renda Fixa, a Renda Variável não possui uma remuneração predeterminada. Os retornos dependem do desempenho do ativo no mercado. Alguns exemplos de ativos de Renda Variável são:

Ações: Representam uma parte do capital social de uma empresa e seus rendimentos estão sujeitos à performance da empresa na bolsa de valores.

Fundos de Investimento: Como fundos de ações, multimercado, entre outros, que aplicam em diversos ativos conforme a estratégia do fundo.

ETFs (Exchange Traded Funds): Fundos de índice negociados na bolsa, que replicam a performance de um índice específico.

A Renda Variável está sujeita às flutuações dos preços das ações nas Bolsas de Valores; dessa forma, o resultado do investimento tanto pode apresentar um retorno mais elevado como até mesmo uma perda.

3.Investimentos Imobiliários:

Os investimentos imobiliários referem-se à aplicação de recursos em ativos relacionados ao mercado imobiliário. Alguns exemplos de investimentos imobiliários:

Imóveis físicos: Como casas, apartamentos, salas comerciais, entre outros.

Fundos Imobiliários (FIIs): Fundos que investem em empreendimentos imobiliários, como shoppings, edifícios comerciais, hospitais, entre outros.

Os investimentos imobiliários oferecem a possibilidade de ganhos com aluguel, valorização do imóvel e distribuição de rendimentos pelos fundos imobiliários.

E o que é o conceito de risco? O risco é uma parte essencial de qualquer investimento e está relacionado à incerteza dos retornos esperados. Investimentos de maior risco geralmente oferecem a possibilidade de maiores ganhos, mas também estão sujeitos a perdas significativas. Em resumo, a Renda Fixa oferece maior previsibilidade de retornos, enquanto a Renda Variável e os Investimentos Imobiliários podem proporcionar ganhos mais elevados, mas também estão associados a maiores riscos. Compreender esses conceitos é fundamental para construir uma carteira de investimentos diversificada e alinhada aos objetivos e perfil de cada investidor.

Nas próximas colunas vamos continuar a explorar as características de diferentes formas de investimento, como retorno esperado, risco associado e prazo.

Contato: ricardo@simplekeyrealty.net

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Timeshttps://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News