Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/06/2024 as 2:00pm

Coluna Saúde de Mulher: Entendendo os Fatores que Levam a Queda de Expectativa de Vida

Fonte: Lídia Ferreira www.plataformadigitalfeminina.com @plataformadigitalfeminina


O envelhecimento é realmente inevitável ou será que envelhecer é um privilégio? Será que conseguiremos vencer os perigos que enfrentamos todos os dias e que colocam as nossas vidas em risco?

No ano de 2019 foi divulgada os resultados de um estudo que avaliou a expectativa de vida dos americanos; CDC WONDER and US Mortality Database; que teve como foco analisar as principais causas de morte entre pessoas da faixa etária entre 25 e 64 anos de: todas as raças, etnias, classe econômica e regiões dos Estados Unidos. Como fonte oficial de informação, o estudo analisou os dados obtidos junto ao Centro de Saúde Estatísticas e Mortalidade dos Estados Unidos, a (National Center for Health Statistics and US Mortality Database).

Através do estudo, não só foi possível identificar o aumento do índice de mortalidade da faixa etária examinada, mas também os principais motivos das causas de morte.  O estudo tinha como objetivo examinar a qualidade de vida e os principais riscos enfrentados pelos adultos, baseando-se na análise dos dados das tendências de expectativa de vida e de mortalidade de cada país.

Procurando descobrir o motivo do aumento do índice de mortalidade entre jovens-adultos, assim como entre os adultos, os pesquisadores avaliaram porque os Estados Unidos estão perdendo no ranking de qualidade de vida se comparado com os demais países desenvolvidos.

Como está a qualidade de vida da humanidade de forma geral? Estamos vivendo mais, ou estamos perdendo a batalha contra o tempo?

O estudo utilizou de métodos analíticos que são usados pelo Census que divide as regiões geográficas do país. Observou-se uma mudança do índice de longevidade a partir da década de 80, quando inicialmente identificaram a diminuição da faixa etária dos óbitos. Por exemplo: em 2014 o índice era de (78.9 anos) enquanto em 2017, ou seja, três anos depois o índice reduziu para (78.6).

Agora a pergunta agora é qual é o motivo principal para o declínio do tempo de vida da população americana?

O resultado do estudo foi determinante para concluir que as principais causas de pessoas de meia idade são: overdose (909.2%) , doenças causadas pelo o consumo excessivo do álcool (40%) e suicídios (entre 38.3% e 55.9%). Além dessas principais causas, outras doenças crônicas além de situação socioeconômica e etnia também têm influência quando se trata de longevidade.

Epidemia é um problema difícil de tratar.

Antes de entrar a fundo no assunto, que fique claro que essa epidemia não se refere a COVID-19 que ainda não era uma realidade. Porém, como mulher, porque precisamos entender quais são os principais perigos à nossa saúde? Já sabemos que doenças cardiovasculares e a obesidade são responsáveis pela morte de centenas de milhares de mulheres por dia.

Doenças cardiovasculares provocam mais de 289 mil mortes por dia de pessoas no mundo, sendo 31.8% das vítimas são mulheres. Mesmo sendo responsável pelo maior número de causas de morte, é possível proteger o coração através de cuidados preventivos através do acesso à assistência médica, alimentação equilibrada, atividades físicas e de melhores condições ambientais. Mas e quanto às causas identificadas no estudo acima que tem levado precocemente cada vez mais, como podemos entender e combater esses inimigos da vida humana?

Overdose.

Responsável por um número maior de mortes do que a soma de todas as outras principais causas de doenças, como: mortes por armas de fogo, acidentes de carro, homicídios ou HIV/AIDS; as drogas têm destruído de forma assustadora a vida de mais de 70.200 americanos. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), no mundo morrem por ano mais de 450 mil pessoas por overdose no mundo, porém uma grande parte dessas vítimas faziam uso de medicamentos prescritos, os famosos opióides.

Doenças relacionadas ao abuso de álcool.

Segundo o Centro de Controle de Doenças dos Estados Unidos (CDC) beber álcool em excesso pode colocar a saúde em risco. Em média, quem abusa da ingestão de álcool pode reduzir até 30 anos o tempo de vida. CDC também compara as duas formas consideradas do hábito de consumir o álcool:

O Guia de Dieta Para os Americanos (Dietary Guidelines for Americans) considera que beber com moderação significa consumir 1 dose de álcool para mulheres e 2 doses para os homens por dia. Porém o Guia também determina que jovens com menos de 21 anos, mulheres grávidas e pessoas que fazem uso de medicação controlada NÃO DEVEM CONSUMIR ÁLCOOL. 

Alguns dos riscos de vida que estão relacionados também ao consumo excessivo do álcool são:

Riscos de curto prazo: como acidentes, violência doméstica e violência contra vulneráveis, e exposição à doenças sexualmente transmissíveis; e os riscos a longo prazo como: doenças crônicas, alcoolismo, infertilidade e até demência.

Se você conhece alguém que está dentro do perfil de alguns do grupos de risco, procure ajuda. Procure ajuda também, se você desconfia que está com alguma doença mental ou dependência química. O importante é prevenir além de buscar um tratamento com um especialista o quanto antes.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News