Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/06/2024 as 11:00am

Coluna Ser voluntário: O novo voluntariado

Fonte: Por Roberto Ravagnani


O voluntariado passa por um processo de reconhecimento e de valorização, que já vinha acontecendo a passos lentos, mas com os acontecimentos do Rio Grande do Sul – Brasil, pode este caminhar ter uma aceleração.

Para o bem do voluntariado, é necessária esta aceleração, mas não é qualquer aceleração. O principal é no que diz respeito a gestão do trabalho voluntário.

“Eu trabalho com voluntariado. É claro que todo mundo pergunta se eu trabalho de graça.” Esta é a trend do momento no Instagram, mas é uma pergunta que me chega há pelo menos duas décadas. Para se ter um bom trabalho de gestão, não é de graça que vai conseguir.

Outra pergunta muito comum: “então quer dizer que você cobra para fazer o trabalho voluntário?”

Sei que é difícil compreender, mas não cobro para fazer trabalho voluntário, cobro para organizar o trabalho voluntário de outros. Eu faço trabalho voluntário, pois tenho que praticar, tenho que entender do que falo e faço porque gosto e me ajuda a ser melhor a cada dia.

O trabalho voluntário ainda carece de entendimento, do básico, do porquê praticar, quais os benefícios, quem é impactado pelo trabalho, entre outros pontos que precisamos ainda elucidar para a população, a começar pelos mais jovens.

Temos o grande desafio de fugir dos estereótipos do voluntario sem nada para fazer e criar modelos e formatos, além de incentivar o jovem a fazer parte deste mundo em transformação, ou melhor, fazer parte do poder de transformação que o voluntariado nos coloca à frente.

Pode parecer um pouco imperativo demais, temos, mas é uma realidade, se queremos uma sociedade mais participativa, a ferramenta é o voluntariado. Para termos um voluntariado mais ativo, temos que acelerar as mudanças, o incentivo e o desenvolvimento dele.

Eu quero contar com você para essa transformação. Juntos nós podemos quase tudo.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News