Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 5/06/2024 as 11:00pm

Coluna Arilda: Primeiro brasileiro a vencer um concurso de desenho na conceituada "The Florence Academy of Art" na Itália, berço dos grandes maestros renascentistas

João Pedro Gonzalez, mineiro do Alto Paranaíba, foi recentemente um dos vencedores a uma...


João Pedro Gonzalez, mineiro do Alto Paranaíba, foi recentemente um dos vencedores a uma bolsa de estudos artísticos  numa das mais prestigiadas academias de arte da Itália. O concurso reuniu trabalhos de 450 competidores de todas as partes do mundo e o jovem brasileiro ficou entre os 3 que foram agraciados com a bolsa de estudo, em Florença. 

Uma grande vitória e estímulo para o artista que se dedica à arte do desenho desde criança, inspirado pelo trabalho de seu maior ídolo e um dos grandes mestres do Renascimento, o multi talentoso Leonardo da Vinci. 

Ele começou a desenhar realizando retratos de personalidades famosas e não famosas, sempre se esforçando, em cada trabalho, para recriar os traços clássicos da arte renascentista do famoso artista.

Com o objetivo de aprimorar o seu dom, ele buscou formas de estudar fora e conquistou um feito inédito por acreditar no seu sonho e talento. 

Uma grande oportunidade lhe aguarda pela frente, e o artista afirma que a pretensão para o futuro é tornar-se um consagrado pintor e que o curso na Itália vai ajudá-lo a melhorar suas técnicas de desenho e pintura. João se compromete a compartilhar vídeos na internet com os conhecimentos adquiridos no país italiano. “Eu gostaria de trazer a arte do desenho acadêmico para o meu país, porque ainda é muito desconhecido aqui no Brasil. Gostaria de aprender mais, para poder ensinar para outras pessoas este método que é tão encantador. É minha paixão. É o que eu gosto de fazer. Adoro passar o dia vendo belas artes e desenhos. Além de ser um sonho estudar em Florença, que é o berço dos grandes artistas”. Explica.

João, como surgiu ou você descobriu este dom?

- Através de coisas simples, pequenos desenhos e sempre escutando a música que eu gosto, clássicos internacionais.

Quais são suas principais influências?

- No desenho, certamente o Leonardo da Vinci.

Quais os materiais que você utiliza em suas obras?

- Grafite, borracha maleável, mono zero, uma vasilha, espelho, esfuminho, papel e basicamente acho que é isso até agora. Terei oportunidade de explorar mais neste sentido quando estiver na Academia, em Florença.

Como é o seu processo criativo em si? O que te inspira?

- Meu processo é muito pessoal, gosto de pensar que estou deixando meu espírito correr livre pela folha. É muito revigorante esse processo de apenas fazer alguns sinais e marcações e ver uma figura se construindo aos poucos. Começo do mais simples e abstrato possível, interpretando o que vejo com marcas simples, para depois ir complicando o desenho. Nessa forma de desenhar o que me inspira é o método cartesiano. Depois de muito me frustrar eu percebi que estava tomando algo como certo muito precipitadamente, vi que já entrava em detalhe muito cedo, raras as vezes que o desenho me agradava dessa forma. Um dia resolvi praticar sem me comprometer com nada, fazendo do mais simples o possível desde o início e só prosseguir quando estava muito confiante, e o resultado foi bem melhor.

Quando você começou efetivamente a produzir ou criar suas obras?

- Não acho que comecei ainda a produzir as minhas obras, as minhas criações ainda estão por vir. No momento, sou apenas um estudante apaixonado por arte.

O que a arte representa para você se você fosse resumir em poucas palavras o significado das artes na sua vida.

- Tudo! Meu espírito, meu corpo, meus amigos, e pretendo fazer da arte a minha profissão.

Quais as técnicas que você usa para expressar suas ideias, sentimentos e percepção acerca do mundo? 

- Sigo o acadêmico, faz mais sentido para mim. Tem beleza, poesia, maestria. É a melhor referência no mundo da arte.

Todo artista tem seu mentor, aquela pessoa a quem você se espelhou e incentivou e inspirou a seguir essa carreira, indo adiante e levando seus sonhos a outros patamares de expressão, quem é essa pessoa e como ela te introduziu no mundo das artes?

- Gustavo González Echeverría, foi com ele o meu primeiro contato com o desenho verdadeiro. Antes de conhecer o Gustavo eu buscava por conta própria aprender com  livros e vídeos sobre a vida e obra do Leonardo da Vinci. Um grande gênio renascentista. Nenhuma outra escola eu consegui encontrar o que eu procurava. Um dia procurei por cópias da obra do Da Vinci na internet e encontrei um vídeo do Gustavo. Ele começou com o ovoide e, de forma muito simples, para no final ele obter uma cópia impressionante do mestre Leonardo. E com muita vida! Fiquei encantado e não acreditei quando vi. Só fui me convencer depois de assistir algumas demonstrações. O Gustavo me inspira porque ele não esconde sua técnica e não tem medo de compartilhar com os outros, ele ensina gratuitamente no Youtube pra quem quiser, ou tiver a sorte de assistir.

Quais são seus planos para o futuro?

- Antes de tudo, ganhar esta bolsa numa das mais prestigiadas Academias de arte do mundo foi uma grande injeção de entusiasmo. Quero me dedicar ao máximo e no futuro quero ensinar o desenho acadêmico. Por alguma razão que não entendo, parece que o interesse pelo clássico se perdeu, e é uma arte tão linda! Gostaria de fazer as pessoas, jovens artistas, assim como eu, despertarem novamente o interesse pelo belo e aproximá-los à prática, e quem sabe fazê-los se apaixonar pela arte dos maestros. 

Com a vitória, João obteve o direito de cursar desenho gratuitamente na academia, no entanto, a bolsa não cobre as despesas da viagem, e da estadia. Como não possui a quantia, o artista pede o apoio de quem puder ajudar para arcar com os custos.

Para os interessados em ajudar, a chave pix é o CPF dele: 10860755606 – João Pedro Gonzalez Santos. É possível doar também pela Vakinha https://www.vakinha.com.br/4812117. Quem quiser contratar os seus trabalhos pode entrar em contato pelo número (34) 92000 7618. João também disponibiliza vídeos de seus trabalhos em seu canal no youtube @joaopedrogonzalez8610

O Jovem artista João Pedro Gonzalez

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

CSI- A solução educacional para estudantes internacionais. Transferência de escolas de idioma. Transferência pós-formatura. Transferência após a conclusão do OPT. Estamos localizados em Charlestown e Worcester (MA). Tel: 888-910-5051.

CUCKOO SIGNS- Gráfica especialista em fazer o seu negócio aparecer. Adesivos. Camisetas. Website. Estamos localizados no 72 Chelsea Street, Everett (MA). Tel: 857-266-3801

Receba conteúdo ilimitado do jornal Brazilian Times no seu email através do link http://braziliantimes.org e será inserido na lista de newsletter. Participe de promoções, brindes e muito mais.

Férias na Flórida? Alugue casas de luxo a um excelente preço direto com o proprietário do local. Propriedades com 5 a 8 quartos, piscina, jacuzzi, clube. Há 15 minutos da Disney. Ligue para Beatriz: (781) 333-7170

Top News