Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 8/07/2024 as 2:30am

Coluna Saúde da Mulher: Saúde dos Olhos Durante o Verão

Fonte: Lídia Ferreira


Os olhos são alguns dos maiores tesouros de qualquer pessoa. Durante o mês de julho especialistas intensificam as campanhas de prevenção e cuidados que devemos ter para proteger a visão.

O verão iniciou no dia 20 de junho e com ele os dias mais quentes também. Com a possibilidade de  aproveitar atividades ao ar livre, aumentam os riscos à saúde dos olhos devido à exposição ao sol. Mas assim como devemos proteger a pele contra os raios ultravioletas, os cuidados com os olhos também devem ser observados cuidadosamente.

A Academia de Oftalmologia, (AAO), ao determinar o mês de julho como mês de prevenção aos danos provocados pelos raios do sol, apresentou alguns cuidados essenciais apresentando, inclusive as principais doenças que podem ser irreversíveis.

Existem três tipos de raios ultravioletas que transmitem as seguintes radiações: UV-A, UV-B e UV-C, sendo que o UV-B que oferece riscos à nossa saúde. O raio UV-B tem o poder de atingir a pele e provocar câncer.

Muitas pessoas têm consciência dos cuidados necessários para prevenir o câncer de pele. Mesmo assim, em média somente nos Estados Unidos, cerca de 9.500 pessoas são diagnosticadas com câncer de pele por dia. Estima-se que durante o ano de 2024 mais de 100 mil pessoas, sendo 59,170 homens e 41,470 mulheres, vão estar enfrentando uma doença que pode ser evitada.

As principais doenças provocadas pelos raios ultravioletas que atingem os olhos

O que deve ser de conhecimento popular é a prevenção de doenças que podem atingir os olhos como: cataratas, queimadura, crescimento de tumor benigno em forma de pele junto aos olhos e o câncer.

A prevenção é sempre a melhor opção para evitar problemas relacionados às doenças. Os principais cuidados preventivos são:

1.O uso correto de óculos escuros. Investir em óculos que ofereçam proteção adequada contra os raios ultravioletas. É importante atentar a qualidade e origem do material dos óculos que oferecem 100% de proteção contra os raios. O uso dos óculos escuros contribuem também para reduzir outras complicações relacionadas à exposição como: a fadiga ocular, dores de cabeça e dilatação das pupilas (que possuem a responsabilidade de absorver a luz solar).

2.Outro cuidado importante é evitar o contato com o reflexo do sol na água do mar, que também transmite os raios do sol.

3.Um perigo que não está relacionado ao verão mas que deve ser observado também são os perigos do reflexo da neve que pode também prejudicar os olhos. Nesse caso, mas uma vez o uso de óculos escuros é fundamental.

4.Manter em dia a consulta médica com o oftalmologista. A única forma de saber se existe alguma doença nos olhos é através dos exames de rotina e até mesmo os mais específicos que somente o especialista pode avaliar.

Para aproveitar bem o verão é preciso colocar em prática hábitos saudáveis, incluindo o uso de protetor solar, chapéu, óculos escuros, além de manter a hidratação adequada e uma alimentação balanceada e correta.

 



 

Top News