Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 1/10/2024 as 1:00pm

Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos anuncia selecionados para a Mostra Oficial

Da redação O ECOCINE 2024, Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos,...

Da redação

O ECOCINE 2024, Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos, celebra a sua 32ª edição com o tema "Sustentabilidade e Infância: Direito ao Século 22". A seleção oficial será anunciada numa cerimónia no dia 16 de outubro, no Centro Cultural Fiesp. São 85 filmes selecionados, de 37 países diferentes.

Idealizado por Ariane Porto e Marcelo Gomes, e produzido por Gregory Pena, o evento será realizado em parceria com o SESI-SP. A cerimónia contará com a atriz Bianca Rinaldi como apresentadora e com uma homenagem especial à atriz Laura Cardoso.

Durante o evento, serão revelados os filmes selecionados para a Mostra Oficial, assim como os vencedores de cada categoria – curta, média e longa-metragem, além de animação e videoclipe – que receberão o Troféu ECOCINE 2024.

Comemorando os 35 anos da Convenção sobre os Direitos da Criança da ONU, o ECOCINE 2024 convida a refletir incluindo sessões especiais de produções audiovisuais realizadas por crianças e adolescentes. 

Mostras especiais farão parte do Festival Internacional de Cinema Ambiental e Direitos Humanos. Entre elas:

  • Mostra Edu Felistoque cineasta paulista que iniciou sua carreira como diretor de fotografia, mas logo passou a se dedicar a várias áreas do universo audiovisual. Com inúmeros prêmios na carreira, ele é Membro da Apaci e da Academia Brasileira de Cinema.
  • Mostra Ariane Porto Comemorando 40 anos de carreira da escritora, cineasta, roteirista e produtora, serão exibidos alguns de seus filmes, entre eles os premiados longas-metragens "Topografia de um Desnudo" (2009) e “Mama minha!” (2022, Melhor longa documental festivais de Paris, Nova Iorque, Santa Monica, Chicago). Sócia da TAO Produções (2002) é idealizadora e diretora do Projeto Educomunicativo Bem-te-vi, que já produziu mais de 120 curtas com crianças dos 5 continentes. Membro da ABPEducom.

Todos os filmes selecionados estarão disponíveis gratuitamente na Tao Play, uma plataforma online de streaming, e serão exibidos em diversos eventos presenciais espalhados por várias cidades de São Paulo. As sessões serão acompanhadas por palestras, rodas de conversa e oficinas, visando formar um público engajado nas questões de meio ambiente e direitos humanos, além de ampliar o conhecimento sobre os DESCA - Direitos Econômicos, Sociais, Culturais e Ambientais da ONU.

 

Sobre o ECOCINE

Pioneiro no Brasil ao abordar a intersecção entre meio ambiente e direitos humanos, o ECOCINE se mantém livre de grandes patrocinadores para preservar seu compromisso com a transformação através da liberdade de expressão. Se as assinaturas de chefes de Estado em documentos eloquentes não garantiram mudanças sustentáveis, talvez a união dos povos possa fazer a diferença. Contudo, essa união só é possível com respeito mútuo, que se constrói através do conhecimento e da consciência de que todos estamos juntos neste barco. Somos todos UM.

Ao longo de mais de 30 anos de histórias, o ECOCINE reafirma seu papel como um espaço livre — e, quem sabe, libertário — onde a diversidade de vozes pode ecoar em uníssono, fazendo um apelo urgente por uma vida sustentável.

A cerimônia oficial será aberta ao público. Os ingressos são gratuitos, sujeitos à lotação da sala do Centro Cultural Fiesp, que conta com 456 lugares. Toda a cerimônia terá tradução em Libras.

O ECOCINE tem o apoio da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Governo do Estado de São Paulo através da Lei Paulo Gustavo. Para conhecer todos os membros do júri e os profissionais envolvidos no Festival Ecocine acesse o site www.ecocine.eco.br

Top News