Publicidade

Publicidade

edição ma

Edição MA 4204

Última Edição #4204

BT MAGAZINE

Revista # 72

Última Edição #72

Coluna Saúde da Mulher Lídia Ferreira

Cuidados Com a Saúde Mental

Aproveitar cada momento dos dias mais quentes é sempre uma nova oportunidade, principalmente para quem entende a importância dos cuidados tanto da casa interna, a nossa mente 

Primavera na região da Nova Inglaterra é sempre um indicador de que dias melhores estão por vir. Para quem sofre de alergia ao pólen, porém, a primavera pode ser bem desafiadora. Mesmo com os pós e contra de cada estação é impossível não reconhecer que a primavera é uma estação muito especial. 

A realidade é que mesmo com todas as possibilidades que a primavera nos traz o dia continua com apenas vinte e quatro horas e geralmente os compromissos com filhos, casa e trabalho acabam sendo ainda mais intensos durante esse período. Como é possível, então, conciliar responsabilidade com  lazer e o cuidado pessoal sem perder a alegria de aproveitar cada instante?

A importância de cultivar bons hábitos durante e primavera para a saúde.

A falta de exposição ao sol devido aos longos meses de inverno aumenta a chance de deficiência de alguns nutrientes fundamentais para a saúde tanto da pele como mental. Depois de ficarem confinadas durante a maior parte do inverno na rotina de casa trabalho, trabalho casa chegou o momento de dar início a novas atividades ao ar livre, de  se conectar com outras pessoas e quem sabe até e principalmente consigo mesma.

Para facilitar o entendimento e garantir um melhor resultado desse cultivo, as dicas a seguir vão ser baseadas em duas palavras relacionadas com a estação: florescer e primavera.  Cada dica a seguir vai conectar cada letra de florescer e primavera da mesma forma como a vida se conecta com todas as estações e estágios de todas nós.

Faça do cuidado pessoal o foco dessa estação – Como mães, profissionais e etc. só é possível cuidar de alguém quando estamos em dia com a saúde. Durante o inverno, os dias secos e sobrinhos influenciam não só na qualidade da pele mas também do sono e do ar que respiramos. Com o excesso de compromissos é difícil separar um tempo para cuidar de si mesma. Então é hora de colocar o seu nome no topo da lista de prioridades. Mesmo que não seja possível fazer tudo que você gostaria, não abra mão de fazer todos os dias algo de especial para você, mesmo que seja algo simples e por alguns minutos.

Lembre-se que você é responsável por suas escolhas – cultivar bons hábitos está diretamente ligado com a forma que não só priorizamos mas o porque fazemos as escolhas.  Ninguém vai cuidar de você melhor do que você mesma. Parte disso é escolher com quem e como se relaciona, com o que você se alimenta, seja através dos alimentos quanto através com o que você consome visualmente, assim também como você investe o seu tempo. Então invista o seu tempo em coisas e em pessoas que vão contribuir para a melhor versão de você mesma.

Organize a casa – Crie uma lista de tarefas especificando os cômodos da casa para a “faxina” de primavera. Separe as roupas de cama, sapatos e itens do seu armário que já não servem mais ou que não vão ser necessários durante as estações mais quentes. Em caso de roupa, procure lembrar quando foi a última vez e com qual frequência você usa. Em relação a cabeça, aproveite para organizar os pensamentos e os planos para o futuro.

Reorganize sua agenda – Por mais seja difícil seguir fielmente uma agenda diária, cuidado para não se perder em meio a tantos compromissos é fazer o que não agora o que poderia ser deixado para depois. Faça uma análise do que realmente é importante para você e organize as ideias de forma a fluir melhor o seu dia e assim evitar frustrações e o estresse. Cuidado também com a procrastinação, pois pode ser uma arma chamada desculpa apontada na sua direção.

Expanda sua visão – Quando foi a última vez que você conseguiu ver a vida além dos desafios? Abrace novas possibilidades. Nesse caso, é sobre como florescer de maneira ainda mais intensa e mais bela. O que aconteceu no passado por mais que prazeroso possa ter sido, sempre é possível viver de forma ainda melhor e mais proveitosa.  A vida oferece muitas oportunidades e muitos desafios também. Por isso é importante valorizar o autoconhecimento e investir no crescimento pessoal. Quando sabemos que estamos dispostas a aprimorar as nossas qualidades e transformar fraquezas em ferramentas de superação e conquista, estabelecemos um compromisso com a vida e passamos a nos permitir viver mais autênticas e completas. 

Conheça e valorize seus limites – Limite é diferente de fracasso, enquanto um impõe uma pausa o outro determina o recomeço. Porém ambos podem ser benéficos quando não permitimos que seja o fim, mas sim o recomeço. É provável que seu próximo movimento venha te ensinar que você é muito mais capaz do que pensava. Aceitar desafios é um bom aliado para identificar o seu tamanho. Isso tem uma relação muito forte com a inteligência emocional mas que deve e pode ser desenvolvida através do conhecimento e prática de técnicas específicas.

Espere mais e se cobre menos – Expectativas são como uma faca de dois gumes, por um lado ela pode ser um fator de motivação enquanto do outro pode ser um instrumento que destroi sonhos e relacionamentos devido a projetar no outro de forma errada aquilo que se acredita estar preparada para oferecer. Planeje, corra atrás, faça o que for preciso mas não cobre das pessoas aquilo que elas não são capazes de corresponder. Quem muito espera muito se frustra, quem jamais desiste de lutar pela causa justa nunca perde a luta pois sabe que toda derrota contribui para o aprendizado de como, quando e com quem fazer de forma diferente, independente de quantas vezes forem necessárias. O que você tanto deseja realizar durante os próximos meses do ano que influencia tanto na sua saúde mental, física, amorosa ou até mesmo amorosa?

Reconecte com a sua verdade –  O poder do autoconhecimento é a melhor ferramenta de defesa para evitar ser derrubada pelos inimigos da vida. Realizar é tão poderoso quanto esperar, mas o poder das palavras são capazes de destruir pessoas que não acreditam no seu próprio valor.  A mente humana é extremamente poderosa e mesmo que por décadas tenha enfrentado inúmeros bombardeios de mentiras e enganos é possível ressignificar as mensagens criando um novo vocabulário do dicionário da vida.

A importância de se permitir fazer e experimentar coisas novas gera uma motivação de lutar pela vida e ser grata por ela. Sua primavera pode ser ainda mais bonita se for acompanhada de pessoas capazes e dispostas a te ajudar a seguir para a próxima estação. 

Compartilhar

Publicidade

Deixe um comentário

Ouça a Rádio do BT
Rádio BT
WhatsApp

Fale com o

BT no Whats!

WhatsApp
Telegram

Participe do

Telegram

Telegram