Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 17/04/2008 as 12:00am

Brasileiro oferece oportunidade de aprender xadrez em Framingham

As aulas são destinadas às crianças e adultos e ajudam na concentração, resolução de problemas e a ter pensamento mais crítico

Jogando xadrez na terra do futebol fez de Eduardo Valadares um excêntrico no Brasil. Ele teve dificuldade para encontrar adversários, e quando ele deu início a um clube do xadrez para crianças em sua cidade natal, no início dos anos 1990, ele não atraiu muitos alunos.
Mais de uma década depois e 4000 milhas de distância, Valadares, que chegou aqui em 1997, espera ter mais sorte com o clube de xadrez, que ele está começando em Framingham.
Residente de Hudson, Valadares, 44, começou a oferecer aulas de xadrez para crianças e principiantes há duas semanas no Framingham Civic League, e embora a adesão tem sido baixa, ele tem esperança que venha a aumentar o número de interessados.
Aprender o jogo só traz benefícios, disse Valadares, que é membro da Federação Xadrez Estados Unidos desde 2003.
"As crianças aprendem a concentrar-se melhor, resolver problemas e fazer mais pensamento crítico", disse Valadares, que também pertence ao Wachusett Chess Club, onde ele está listado com um rating de 1413. O jogador top-classificado no clube ostenta uma notação 1952.
O clube de xadrez está aberto todas as segundas-feiras à tarde. Aulas para crianças são gratuitas, das 4:30pm às 6:00pm. Adultos são bem-vindos, das 6:00pm às 8:00pm e são incentivados a doar US$ 1 por dia. Todos são bem-vindos.
O clube de xadrez é uma oportunidade para Valadares compartilhar seu amor pelo jogo com os outros, e é também uma maneira de fazer algo para a comunidade que ele chama de casa.
"Eu queria mostrar a minha gratidão ao país que me permitiu construir uma vida", disse Valadares, que limpa casas. "É uma forma de devolver à comunidade, o que ela me deu".
"Estamos tentando incentivar as pessoas a virem com idéias para os programas que podemos oferecer aqui", disse o diretor Ellen Sturgis.
"Aqui, crianças podem praticar xadrez em um ambiente social e, em um lugar próximo ao local onde vivem."
Valadares espera atrair crianças e adultos que vão aprender a amar xadrez tanto quanto ele. Todas as semanas, ele vai para o Wachusett Chess Club e Harvard Square em Cambridge para jogar xadrez com outros aficcionados. Ele espera algum para ser um grandmaster, para o qual um rating de 2400 ou superior é necessário.
Entretanto, ele se orgulha de saber que o clube de xadrez, que ele começou em Ipatinga, MG, agora tem 450 crianças por semana.
"Isso me faz sentir orgulho porque eu comecei a fazer isso", disse Valadares ".
Para obter mais informações sobre o clube de xadrez, ligue para 508 - 875-5218.

Fonte: (metrowestdailynews)

Top News