Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/03/2009 as 12:00am

Por reconhecimento de títulos nacionais, clubes preparam dossiê para a CBF

Times que conquistaram a Taça Brasil e a Taça de Prata querem ser apontados como campeões brasileiros dos torneios de 1959 a 1970

Seis times que, juntos, conquistaram 14 títulos nacionais entre os anos de 1959 e 1970 (Palmeiras, Santos, Fluminense, Cruzeiro, Botafogo e Bahia), se reuniram nesta terça-feira, no salão nobre do Palestra Itália, em São Paulo. Em questão, o reconhecimento dos torneios Taça Brasil (de 1959 a 1968) e Taça de Prata (de 1967 a 1970) como Campeonatos Brasileiros, já que a CBF só considera as competições a partir de 1971.


Os clubes citados acima resolveram criar um dossiê para enviar à entidade máxima do futebol brasileiro. Caso sejam aprovados, Palmeiras e Santos deixariam o São Paulo para trás e seriam os maiores campeões brasileiros, cada um com oito conquistas (veja a tabela abaixo).

- Parece que o mundo e o futebol brasileiro começaram apenas em 1971. É preciso reconhecer o que aconteceu antes. Ninguém aqui está querendo mudar o passado. É lógico e simples. Agora, não é porque é lógico que vai dar certo – afirmou o presidente do Palmeiras, Luiz Gonzaga Belluzzo.

O vice-presidente do Botafogo, Antonio Carlos Mantuano, seguiu pela mesma linha de raciocínio.

- Entre os anos de 1958 e 1970, o futebol brasileiro viveu o seu período de ouro. A seleção brasileira conquistou três Copas do Mundo. Então, não podemos ignorar o que aconteceu no país.

O presidente do Bahia, Marcelo Guimarães, lembrou que o tricolor baiano usa duas estrelas na sua camisa, já contando a conquista da Taça Brasil de 1959.

- Inclusive, o Bahia teve a honra de ser o primeiro clube brasileiro a disputar a Taça Libertadores da América. E claro que isso teve o aval da CBF.

Fonte: (Superesportes)

Top News