Publicado em 8/03/2010 as 12:00am

Gordo, Adriano treina advertência de Dunga

Jogador soma 11 ausências em atividades do Fla em 2010. Marcos Braz se surpreende com desleixo em ano de Copa: 'A tendência era intensificar'


Ano de Copa do Mundo. Período para os jogadores escolhidos por Dunga ficarem, como diz a gíria boleira, “no sapatinho”. Adriano escolheu o caminho inverso. A balança acusa sobrepeso e os números são cristalinos: o Imperador versão 2010 relaxou nos treinos.
Ao todo, ele usufruiu da regra de “treinar quando quer” no Flamengo em 11 ocasiões em exatos dois meses. Para efeito de comparação, de maio a setembro de 2009, esteve ausente em "apenas" sete ocasiões, a maioria no período matinal. Vale lembrar que justamente por causa do astro a comissão técnica marca todas as atividades para a parte da tarde.

Dos seis jogos em que participou na temporada, o camisa 10 só fez o trabalho regenerativo no dia seguinte ao Fla-Flu. Ele também perdeu alguns treinamentos aos sábados. O resultado estava estampado na última vez que subiu na balança: 106kg, oito acima do ideal. Nas partidas, apesar dos seis gols marcados, o jogador tem sofrido com falta de explosão e rendimento abaixo do demonstrado no segundo semestre do ano passado. 

O desleixo foi percebido por Dunga. O treinador conversou com Adriano em Londres e comentou que era nítida a falta de mobilidade dele em campo. O aviso chegou aos dirigentes rubro-negros. Por isso, eles programaram uma semana de treinos a partir desta segunda-feira.

- A tendência era o Adriano intensificar (os treinamentos) neste ano. Ele não pode seguir treinando pouco, mas precisa estar feliz – disse o vice de futebol, Marcos Braz.

A preocupação com o estado emocional do jogador é constante, principalmente depois do barraco público com a noiva Joana Machado. Ele voltou a dizer aos amigos que pensa em abandonar a carreira de jogador. Na presidência há até quem defenda a saída do jogador para não expor ainda mais a imagem do Flamengo. Porém, o vice de futebol segue ao lado dele.

- Só há duas formas de agir neste caso: gerenciar o problema ou rescindir o contrato. Prefiro auxiliá-lo porque ele precisa de ajuda e quando estiver preparado vai resolver dentro de campo.

O jogador passou o fim de semana recolhido em Búzios, na Região dos Lagos. Ele esteve em um restaurante do balneário na noite de domingo acompanhado de familiares. O retorno ao Rio de Janeiro está previsto para horas antes do treino. A atividade seria na Gávea, mas, para não expor a estrela, foi transferida para o CT em Vargem Grande. Segundo relato de amigos, Adriano tem um ferimento significativo no braço, cuja origem é desconhecida.

As ausências de Adriano em 2010:
- Perdeu o primeiro treino em Porto Feliz por causa de uma reunião de negócios
- Na volta da pré-temporada não foi à atividade de sábado por causa do aniversário da mãe
- Ausente em quatro treinos após os jogos contra Bangu, Americano, Olaria e Botafogo
- Liberado do treino no sábado de Carnaval
- Fora de quatro atividades (duas antes e duas depois) por causa do treino da seleção brasileira

Fonte: (G1)