Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 6/12/2010 as 12:00am

De rebaixado a campeão: Fluminense faz história no Brasileiro

Técnico Muricy Ramalho lembra que conquista deste ano começou em 2009

“As nossas (vitórias) vão da extrema falta de perspectiva, do máximo sofrimento, da crueldade, ao êxtase, ao épico, ao apoteótico. Tudo junto, quase sem fronteiras entre esses opostos.” As frases acima são algumas das muitas citações do dramaturgo, jornalista e escritor Nelson Rodrigues sobre o Fluminense. Já falecido, o tricolor ilustre deixou a herança da paixão pelo clube. A paixão que foi além, que se tornou quase que uma visão do futuro. Afinal, em algum momento da história do clube as palavras se encaixariam tão bem quanto no atual?

Acreditando ou não em destino, predestinação ou vidência, o fato é que a história a seguir tem capítulos reais, por mais que beire a ficção científica, a criatividade hollywoodiana. Poucos torcedores apostariam em um ano tão feliz em 2010 após a quase catástrofe de 2009. Para quem chegou a deixar escapar lágrimas com o possível quarto rebaixamento da história do clube, ver a equipe conquistar o bicampeonato foi o mesmo que sair do cruel para o êxtase, como dizia Nelson Rodrigues.

- Acho que isso amadureceu muito o time porque esse tipo de situação torna a pessoa forte. Não se mudou muito. A maioria dos jogadores está aí. Foi fundamental a arrancada. Acharam o caminho. O grupo é muito fácil de trabalhar, o segredo é a vontade de vencer. Não existe coisa melhor do que um Campeonato Brasileiro - disse o treinador, que em 2009 estava no outro extremo da tabela de classificação e viu o seu Palmeiras deixar escapar um título que parecia certo.


No final de outubro do ano passado, mais precisamente no dia 29, um Fluminense fadado à queda entrava em um Maracanã vazio, debaixo de chuva, contra um Atlético-MG que lutava pelo título. Os matemáticos calculavam 99% de chance de rebaixamento para o lanterna da competição. Era preciso uma sequência de resultados de campeão. E aconteceu. O início foi exatamente contra o Galo: 2 a 1. Após seis vitórias e um empate, sendo um dos jogos a incrível virada para cima do Cruzeiro depois de estar perdendo por 2 a 0, no Mineirão, o time do então técnico Cuca se livrou da Série B.

Em 2009, o Fluminense somou apenas 46 pontos em 38 rodadas, sendo 19 nos últimos sete jogos. O aproveitamento foi de 40%. Neste ano, com 71 pontos somados, são  62% de aproveitamento.

- No finalzinho do jogo (contra o Guarani), depois de fazer o gol, estava difícil de segurar a emoção. Após quase ser rebaixado num ano e ser campeão no ano seguinte, depois de 26 anos (de jejum), é muita emoção - disse o goleiro Berna, reserva em 2009 e titular na reta final de 2010.

Fonte: (Da redação)

Top News