Publicado em 24/07/2011 as 12:00am

Desarmes e qualidade no passe colocam Ralf 'Pitbull' na lista de xodós de Mano

Ralf é novo integrante da lista composta por André Santos, Elias, Jucilei e Douglas, os xodós que Mano Menezes criou nos tempos de Corinthians e levou para a seleção brasileira. O volante de 27 anos foi convocado para o amistoso contra a Alemanha no dia 1

Ralf é novo integrante da lista composta por André Santos, Elias, Jucilei e Douglas, os xodós que Mano Menezes criou nos tempos de Corinthians e levou para a seleção brasileira. O volante de 27 anos foi convocado para o amistoso contra a Alemanha no dia 10 de agosto.

Desde 2010 os números comprovam a boa fase do camisa 5 alvinegro. No ano anterior, o meio-campista já se destacara pelo Grêmio Barueri, quando chamou a atenção da diretoria corintiana.

Nas duas últimas edições do Brasileiro e do Paulista, Ralf figurou no topo do ranking dos principais ladrões de bola e dos melhores passadores. O fato se repete no Nacional de 2011. Além disso, dificilmente ele se machuca ou fica suspenso.

A forte marcação fez com que o volante ganhasse o apelido de 'Pitbull' dentro do elenco. Durante os treinamentos, é comum ouvir os jogadores chamarem o colega de equipe dessa forma.

No atual Brasileiro, Ralf participou das 11 rodadas, prova da sua regularidade, e na média é o terceiro atleta que mais rouba a bola, segundo o Datafolha. São 21,3 desarmes por jogo, e o corintiano fica atrás apenas de Leandro Euzébio, do Fluminense, e Dedé, do Vasco, que entraram em campo menos vezes.

No Estadual de 2010, o meio-campista, natural de São Paulo, provou ter qualidade no toque de bola e apresentou um índice de 92,5% de acerto nos passes em 13 partidas.

Recentemente Ralf recebeu um aumento salarial e seu contrato foi prorrogado até dezembro de 2013.

“Renovamos e aumentamos o salário dele. É um atleta muito feliz aqui, reconhecido por todos e que valoriza a estrutura e a visibilidade que o Corinthians oferece. Queremos preservar o nosso grupo da melhor maneira possível até o fim do Brasileiro”, comentou o gerente de futebol Edu Gaspar, ao ser questionado sobre o assédio de clubes do exterior.

Na seleção, Ralf provavelmente será banco de Lucas Leiva, dono da camisa 5. Ele substituirá o reserva Sandro, machucado e cortado durante a última Copa América. No ano passado, Jucilei e Elias representaram a equipe de Parque São Jorge no grupo de Mano Menezes.

Fonte: UOL.COM.BR