Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 2/08/2011 as 12:00am

Filho de Mazinho brilha e se torna nova esperança da base do Barcelona

Nada de Lionel Messi, Xavi ou Andrés Iniesta. Outro jogador tem chamado a atenção no Barcelona e tem roubado a cena durante a pré-temporada do clube espanhol. O meio-campista Thiago Alcântara, filho de Mazinho (campeão da Copa do Mundo-1994), tem sido apo

Nada de Lionel Messi, Xavi ou Andrés Iniesta. Outro jogador tem chamado a atenção no Barcelona e tem roubado a cena durante a pré-temporada do clube espanhol. O meio-campista Thiago Alcântara, filho de Mazinho (campeão da Copa do Mundo-1994), tem sido apontado como a mais nova estrela forjada nas categorias de base do Barça.

O jovem, de 20 anos, nasceu na Itália. Thiago chegou a jogar no Flamengo quando criança, antes de se mudar com o pai para Espanha. Após passar outro período no Brasil, ele ingressou no Barcelona em 2005. Não demorou muito para mostrar seu talento.

O jovem, de 20 anos, nasceu na Itália. Thiago chegou a jogar no Flamengo quando criança, antes de se mudar com o pai para Espanha. Após passar outro período no Brasil, ele ingressou no Barcelona em 2005. Não demorou muito para mostrar seu talento.

Em 2009, Thiago Alcântara ganhou sua primeira chance na equipe principal do Barcelona. Um ano antes, ele havia ajudado a seleção espanhola a conquistar o título da Eurocopa sub-17. As oportunidades entre os titulares do clube se tornaram mais frequentes. O sucesso nas seleções de base também despertou o interesse de alguns clubes.

O assédio aumentou após o título da Eurocopa sub-21 neste ano, quando Thiago Alcântara fez um golaço na vitória por 2 a 0 sobre a Suíça na decisão do torneio. Na pré-temporada do Barcelona, quando o time não usa todas as suas estrelas nos amistosos preparatórios, o jovem também aproveitou a oportunidade para mostrar serviço.

Até agora, Thiago Alcântara marcou quatro gols nas quatro partidas disputadas pelo Barcelona neste período. Além das bolas na rede, seu bom futebol rendeu elogios do treinador Josep Guardiola. “Ele está vivendo um desses momentos nos quais tudo o que chuta, entra. No entanto, precisamos ir com calma. Ele ainda é jovem e tem muito o que crescer ainda”, afirmou.

A imprensa espanhola trata Thiago Alcântara como substituto natural de Xavi no Barcelona. O espanhol elogiou seu possível sucessor. “Eu sofri muitas comparações e não são boas. Todo mundo 'cabe' no Barcelona com as exigências que temos. Quanto mais jogadores, melhor, sobretudo no meio-campo, que é nossa força. Ele é um jogador muito jovem, que contribuirá muito ao Barcelona este ano. Tem um nível excelente e talento interminável”, disse.

Ciente do talento que tem em mãos, no fim de junho o Barcelona renovou o contrato de Thiago Alcântara até 2015, com uma multa rescisória em torno de 90 milhões de euros. Contudo, Mazinho acha que o filho pode se destacar em outra equipe. Por enquanto, a torcida do Barça alimenta a esperança de ver mais um jovem de sua cantera (categoria de base) dar certo, em uma fórmula que já provou ser muito bem sucedida - com bem provam Valdés, Piqué, Busquets, Xavi, Iniesta, Pedro e Messi, entre outros.

Fonte: UOL.COM.BR

Top News