Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/08/2011 as 12:00am

Brasileiros são destaques da etapa de NH da Formula Indy

No próximo domingo(14) os pilotos aceleram na pista New Hampshire Motor Speedway,em Loudon-NH

Por Larissa Gomes


No próximo domingo (14), acontecerá a 12ª etapa do Campeonato Mundial de Fórmula Indy, em New Hampshire. Os representantes do Brasil na modalidade, Tony Kanaan, Hélio Castroneves, Ana Beatriz e Vitor Meira, se reuniram com a imprensa brasileira de Massachusetts em um restaurante em Cambridge – MA, nessa última quarta-feira(10),  para falar sobre as expectativas e prognósticos para a temporada 2011.

A competição, que retorna aos circuitos ovais após 12 anos, promete muita emoção no seu retorno a pista em New Hampshire. Os treinos já começaram e continuam no próximo sábado.  Novata entre os brasileiros, Ana Beatriz Caselato Gomes de Figueiredo, mais conhecida como Bia Figueiredo, estará entre os pilotos brasileiros que correrão no próximo domingo. Correndo pela primeira vez na pista, ela tem apenas 26 anos, e já possui um currículo no esporte invejável. Já venceu três edições da Fórmula 3 Sul-Americana, três da Firestone Indy Lights, e três IndyCar Series. Bia se apaixonou pela velocidade ainda muito jovem, aos cinco anos de idade, sendo que aos oito começou a correr de Kart, onde permaneceu por nove anos e conquistou dois campeonatos brasileiros. "Quando criança, vi minha primeira corrida de Kart e me apaixonei. Tive sorte porque pude desfrutar do suporte da minha família, mesmo sendo mulher. Na Indy somos somente quatro mulheres e competimos de igual para igual", diz Bia. Em 2003, Bia se lançou na Fórmula Renault brasileira e foi a primeira mulher a vencer uma corrida da competição. Três anos depois, disputou a Fórmula 3 Sul-Americana, e em 2008 correu na Indy Light, dando início à carreira nos Estados Unidos. Em 2010, estreou na Fórmula Indy, onde segue ganhando destaque, mesmo ocupando a 22. Posição na competição.  Bia ficou fora de apenas uma etapa esse ano, quando fraturou o punho, batida na etapa de Tampa (FL).

Um dos maiores pilotos brasileiros da modalidade, o baiano Antoine Rizkallah Kannan Filho, mais conhecido como Tony Kanaan, também iniciou sua carreira no Kart, aos oito anos de idade. "Comecei a correr de Kart e quando eu tinha 13 anos meu pai faleceu. Pouco antes de morrer, ele me pediu para nunca parar de correr, para seguir nesse objetivo. E aqui estou eu, seguindo o desejo do meu pai", diz Tony. Ainda segundo o piloto, o que o motiva a correr é o desafio de bater novos recordes e o espírito de competição, embora não saiba descrever a sensação de ganhar uma corrida, e um título. Na etapa desse ano, Kanaan ocupa a 4. posição na tabela e diz estar confiante para ganhar a próxima corrida, afirmando que ‘a pista oferece boas condições para o meu estilo de correr’. "A temporada está ótima, não esperávamos tanto sucesso, e temos grandes chances de subir ao pódio", diz Tony.

Outro grande ídolo do esporte, é o paulista Hélio Castroneves, já acumula 14 vitórias e 28 ‘pole positions’, além de ter vencido as 500 Milhas de Indianápolis em 2001, 2002 e 2009, fazendo dele um dos nove pilotos que venceram a prova três vezes. Castroneves é conhecido entre os fãs como "Homem-Aranha" por causa da maneira como celebra as vitórias, subindo a cerca que separa o público da pista.

Para mais informações sobre a corrida e compra de ingressos para o dia 14, entrar no website  www.nhms.com ou pelo telefone (603) 783-4931.

Fonte: (da redação)

Top News