Publicado em 6/08/2014 as 12:00am

Cesário oferece curso de autodefesa grátis para 50 pessoas

O professor de artes marciais Cesário de Souza iniciou um projeto inusitado em Massachusetts.

O professor de artes marciais Cesário de Souza iniciou um projeto inusitado em Massachusetts. Ele, que é faixa preta em Jiu-Jitsu e foi destaque como lutador, agora trabalha como professor. Agora, o seu objetivo é oferecer um curso de autodefesa para cinquenta pessoas, totalmente gratuito.

Cesário explica que tanto homens quanto mulheres poderão participar e que os alunos ficarão aptos a se defenderem, mesmo não sendo lutadores. “A ideia é mostrar os meios certos para que uma pessoa consiga se proteger no seu cotidiano”, disse.

O brasileiro foi aluno e se graduou como faixa preta sob o comando do Mestre Carlos Valente, um dos mais importantes professores de jiu-Jitsu no Mundo. “Ele é o mentor e quem cuida dos negócios dos irmãos Nogueira (Minotauro e Minotouro) e tem em sua lista de alunos vários campeões da atual geração”, continua.

O jornal Brazilian Times conversou com o Mestre Carlos, o qual afirmou que em Massachusetts, Cesário é um dos poucos professores que tem conhecimento profundo sobre autodefesa. “Posso assegurar que ele é o melhor e mais preparado nesta área”, disse ressaltando que Cesário é o seu representante na região da New England.

Mestre Carlos ressaltou que quando vê resultados positivos como é o caso de Cesário, sente um orgulho muito grande e sabe que preparou pessoas para representar bem o Jiu-Jitsu. “Infelizmente as regras do esporte muito, pois antigamente a técnica era derrubar e finalizar. Hoje, os lutadores ficam enrolados no chão como minhocas e não fazem nada”, continua.

Para o Mestre, Césario ainda é um dos poucos que mantém os princípios do esporte vivo. “Tenho certeza de que se conversar com os faixas pretas em Massachusetts, poucos saberão todas as posições de autodefesa. Cesário sabe tudo sobre o assunto”, afirma ressaltando que o primordial não apena saber posições, mas o professor precisa ser um mentor do aluno fora da academia. “Temos que fazer a diferença na vida deles”, ressalta.

Para mais informações sobre o curso de autodefesa e como participar é só ligar para o telefone (508) 816-1451.

QUEM É CARLOS VALENTE

Carlos é graduado no sétimo grau nas faixas vermelha e preta, no Brazilian Jiu-Jitsu, sob a orientação de Robson Gracie. Ele nasceu no Rio de Janeiro e se envolveu nas artes marciais, muito novo e logo conheceu a família Gracie e teve o privilégio de iniciar os seus treinamentos com o lendário Rolls Gracie.

Ele teve a oportunidade de aprender com o campeão da família Gracie e treinar com nomes importantes no esporte como Rylion Gracie, Renzo Gracie, Carlos Gracie Jr., Royler Gracie, Crolin Gracie, Fabio Santos, Sergio “Malibu”, the Machado brothers, Romero “Jacare” Cavalcanti, Nicin Azulay, Pedro Sauer, Renan Pitangui, Rodrigo "Mazor", Marcio "Macorron", Ricardo Azoury, Talarico "Tarado", Maurição, Álvaro Romano, Ze Beleza, Vandao, Paulo "Conde" Ruba, Tonico "Bambu" e muitos outros.

Após a morte trágica de Rolls Gracie, nos anos 80, Carlos se tornou aluno de Rickson Gracie, com quem ganhou a faixa preta. Ele foi ensinar na primeira academia de Rickson em Los Angeles, onde estabeleceu o seu nome entre os mais importantes do esporte.

Fonte: Redação Brazilian Times

Top News