Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 26/11/2020 as 3:30pm

Coluna Arilda Costa

Emilia, Tia Nastacia , D. Benta e Narizinho estão de volta Cleo Monteiro Lobato, bisneta do...

Coluna Arilda Costa Coluna Arilda Costa

Emilia, Tia Nastacia , D. Benta e Narizinho estão de volta

Cleo Monteiro Lobato, bisneta do escritor Monteiro Lobato, criador do Sítio do Pica Pau Amarelo, sempre foi entusiasmada tanto pelas histórias escritas pelo bisavô, quanto pelas histórias contadas por sua mãe, Joyce, que conviveu intimamente com o escritor até ele falecer.

Há seis anos, Cleo começou a amadurecer a ideia de levar Monteiro Lobato para os Estados Unidos, país onde reside com o marido e filho, há muitos anos. Mas, como fazer isso, traduzindo-o, sem perder a essência, a magia de Monteiro Lobato? Apenas agora após ter feito conexões com a comunidade Brasileira que mora nos  EUA e também com a evolução dos últimos anos - tanto da sociedade quanto da própria Cleo - ela descobriu como isso poderia ser feito.

Com cuidado ao traduzir as onomatopeias, especificas de cada cultura, a versão em inglês foi adaptada para que se encaixasse à realidade do cotidiano estadunidense. O universo de Monteiro Lobato, tão rico de detalhes específicos da realidade rural brasileira, consegue ser simultaneamente local e universal, pois também no país norte americano existe o universo rural de sítio, pomar, árvores frutíferas e ribeirão. Esse universo Lobatiano estimula o imaginário infantil ao misturar fantasia à realidade através de aventuras mirabolantes que todo pai e mãe brasileiros conheceram através dos livros e do programa da televisão O Sítio Do Picapau Amarelo. As histórias de Monteiro Lobato colocam as crianças como protagonistas de aventuras elas mesmas, dando a cada uma delas as ferramentas para serem capazes, por si só, de detectar problemas, criar soluções e aprenderem a ser pessoas atuantes em seu cotidiano. Fantasia e realidade se fundem em aventuras fantásticas e as crianças são levadas, através dos personagens, a aprender fatos históricos "in loco” de maneira divertida e criativa, aprendendo sem perceber.

Para a nova versão em português, que será lançada nos Estados Unidos junto com a versão em inglês, Cleo quer presentear a comunidade brasileira, que viu O Sítio do Pica Pau Amarelo na TV, e depois emigrou para os EUA e agora tem filhos pequenos, com os livros revisitados e cheios de novas ilustrações para que esses pais brasileiros possam passar não só o idioma como língua de herança mas também o orgulho de ser brasileiro para seus filhos. Quem não se lembra de comer jabuticaba ou ter dado comida para os lambaris? Quem não se lembra de ter vivido o encontro com o Minotauro junto com a Emília? 

Desta maneira, Cleo se uniu a Nereide Santa Rosa, da Underline Publishing e, juntas, fizeram pequenas intervenções, atualizando, pelo ponto de vista de evolução social, a linguagem de Reinações de Narizinho. Através de um desafio de re-imaginar os personagens de Lobato que Cleo fez no seu Instagram, no início de 2020, ela conheceu o trabalho de Rafael Sam, do Recife. Juntos criaram novos visuais para os personagens de Lobato que tem simultaneamente um sabor Brasileiro e “Disneyano”, já que Rafael conseguiu captar a essência dos personagens tal qual Cleo os imaginara na infância ao ler Lobato. Os novos personagens conseguem trazer Lobato para o século 21 sem perder o encanto mágico dos originais.

No final de 2020 Cleo através da Underline Publishing esta' lançando Narizinho Arrebitado - Livro 1, que conta a aventura de Narizinho junto com o Príncipe Escamado no Reino das Águas Claras onde Emília é “tratada" pelo Dr Caramujo e passa a falar. Em 2021, Cleo e Underline Publishing lançarão mais dois livros - O Sítio do Picapau Amarelo, O Marquês de Rabicó & O Casamento de Narizinho.

Com o propósito de atualizar e manter vivo o legado de Monteiro Lobato, sua bisneta Cleo agora dá a cada um de seus personagens, a chance de estimular o imaginário das crianças norte americanas, rompendo barreiras culturais e da imaginação, abrindo e conectando o país para culturas de outros lugares. Para a comunidade brasileira, este lançamento traz a oportunidade de manter o elo afetivo com nosso país, o Brasil, e sua cultura, seu folclore e sua língua.

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624 e Somerville (617) 591-9888.

INVEST REALTY GROUP- Com um vasto conhecimento na área imobiliária e profunda conhecedora das leis que englobam este mercado, Jaqueline pretende ajudar seus clientes a obter o melhor resultado na hora de comprar a sua casa. Informações: (603) 689-4517

Top News