Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 4/08/2021 as 9:00am

Carioca faz a diferença na mudança policial em vários departamentos de Massachusetts

Um ano e meio desde que começou a treinar jiu-jitsu brasileiro, o sargento da polícia do...

Carioca faz a diferença na mudança policial em vários departamentos de Massachusetts Andre Dedeco Almeida destaca importância do programa

Um ano e meio desde que começou a treinar jiu-jitsu brasileiro, o sargento da polícia do Departamento de Weymouth (Massachusetts), Kevin Malloy, disse que não pensou em dar um soco enquanto prendia uma pessoa agressiva que queria lutar. Ele relatou que é muito menos provável que recorra ao uso de seu Taser ou bastão e está mais confiante e calmo diante de situações que podem se transformar em uma luta física.

O jiu-jitsu brasileiro começou a surgir como uma ferramenta na prevenção de lesões tanto em policiais quanto em presos. "Eu sei como controlar alguém para que não possa ir mais longe", disse Malloy, acrescentando que usou seu treinamento em uma situação recente, na semana passada. "Se eu ficar em uma posição ruim quando estiver na rua, não vou entrar em pânico. Hoje sei como me comportar e agir”, acrescentou.

À medida que os apelos por uma reforma policial se acumulam em todo os Estados Unidos, o jiu-jitsu brasileiro começa a surgir como uma ferramenta, se não uma solução, na prevenção de lesões tanto em policiais quanto em civis que resistem à prisão ou lutam.

O Departamento de Polícia de Weymouth agora dá a seus oficiais a chance de treinar jiu-jitsu, uma arte marcial baseada no chão e focada no uso de alavancagem, ângulos, pressão e peso para obter o controle de um oponente, sem que haja ferimentos.

"Você está usando a alavanca e o peso do seu oponente contra si mesmo e não permitindo que ele se machuque", disse André "Dedeco" Almeida, dono da Dedeco Brazilian Jiu-Jitsu, em Weymouth.

Os oficiais praticam na Dedeco como parte de um programa de treinamento de seis meses lançado recentemente pelo departamento, que paga a taxa de adesão para oficiais que concordam em participar de pelo menos um treinamento por semana, no horário livre. Cerca de 40 oficiais se inscreveram.

O chefe de polícia de Weymouth, Richard Fuller, disse que a maioria dos policiais participa de vários treinamentos por semana, o que é ótimo tanto para o treinamento tático quanto para a preparação física. "Este é de longe o melhor treinamento que nossos oficiais já receberam", disse.

O departamento paga o treinamento com dinheiro do confisco de bens, que é basicamente dinheiro apreendido de traficantes de drogas.

A ideia do programa veio do Tenente da Polícia, Brendan Fogarty, que treina com Almeida há cerca de cinco anos. Embora originalmente tenha experimentado o jiu-jitsu para o seu condicionamento físico, ele disse que percebeu imediatamente seus benefícios para os policiais. "Os oficiais recebem apenas quarto horas de treinamento em táticas defensivas por ano, e isso é muito moderado", disse Fogarty. “A maioria dos policiais nunca lutou no chão, que é quando eles recorrem a outros usos da força. Esta é uma ferramenta para diminuir a escalada e aprender a se sentir confortável”, explicou.

Fuller disse que concordou que o departamento poderia dar uma chance ao treinamento se Fogarty encontrasse alguns policiais que estivessem interessados. Almeida fez uma apresentação, que contou com a presença de cerca de 50 polícias. Foi um sucesso instantâneo. "Muitos caras vêm várias vezes por semana, o que mostra que eles querem melhorar", disse Fogarty. "A parte mais difícil é fazê-los passar pela porta pela primeira vez".

Quem treina o jiu-jitsu brasileiro usa Gis, uniforme comum nas artes marciais. As pessoas nas aulas são incentivadas a apertar as mãos e a se conhecerem, e Almeida conhece a todos pelo nome.

Com três ou quatro lutas de grappling por classe, Fogarty e Malloy disseram que o jiu-jitsu oferece mais experiência com táticas defensivas do que qualquer outro treinamento policial. "Saber como levar alguém ao solo sem ferimentos é uma vantagem para os policiais", disse Malloy.

Nascido no Rio de Janeiro, Almeida começou o jiu-jitsu muito jovem e estabeleceu uma equipe e uma escola no Brasil antes de se mudar para os Estados Unidos, em 2004. Ele disse que treina mais de 200 policiais de diferentes agências.

Após a morte, a tiros, do sargento de polícia de Weymouth, Michael Chesna, Almeida disse que queria fazer algo para apoiar os departamentos de polícia locais. Ele começou organizando um seminário gratuito e agora oferece uma aula gratuita para policiais uma vez por semana. “Toda a minha família no Brasil é policial, então tenho uma admiração por eles e cresci com essa mentalidade”, disse.

Dedeco Brazilian Jiu-Jitsu treina policiais para evitar ferimentos e ensiná-los a dominar presos

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

DENTISTA JOHN PALLOTTA- Fazemos limpeza profunda, limpeza comum, coroas, venneers. Estamos localizados  no 19 Muzzey Way, 3rd floor, Lexington (MA). Ligue: (978) 230-9630.

ADVOGADO STEPHEN BANDAR- Imigração e naturalização, reparo de crédito, problemas com débitos, notário público, DUI e cortes.  Estamos localizados  no 2000 Mass Ave., suite 2, Cambridge (MA). Ligue: (617) 354-3434.

VITÓRIA MEAT MARKET- Loucura nas promoções da Vitória Market. Venha e confira você mesmo. Açougue, pães de queijo, pães de sal, frutas, verduras, biscoitos e muito mais. Estamos em promoção!  Temos 5 localizações para melhro lhe atender: Everett, Revere, Peabody, Allston e Lynn. Ligue: (617) 381-4593.

BRZ Insurance- A corretora de seguros #1 dos Brasileiros na Nova Inglaterra. Aceitamos carteira do Brasil e de outros estados. Trabalhamos com todos os seguros: Seguro de casa, Carro, Moto, Barco, e Jet Ski, Caminhões, General Liability e Workers Compensation. Entre em contato conosco via Whatsapp ou visite a localidade mais próximo de você em Malden ou Famingham: www.brzinsurance.com ou Whatsapp: (508) 603-6777 ou  Phone: (508) 603-6777 ou  Email: info@brzinsurance.com

Top News