Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/04/2022 as 9:00pm

Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação chega ao fim

Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, também foi sede da 1ª Fase Nacional de halterofilismo neste fim de semana; evento registrou três quebras de recordes brasileiros

Da redação

O encerramento da Segunda Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de natação, no final da manhã deste domingo, 10, marcou também o fim da janela de obtenção de índices para disputar o Campeonato Mundial da modalidade, em junho, em Portugal. Duzentos e vinte e um nadadores participaram da etapa, realizada na piscina do Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo, desde a manhã de sábado. A manhã de domingo também foi marcada pela obtenção de mais um recorde mundial do mineiro Gabriel Araújo, da classe S2, do clube Bom Pastor, de Minas Gerais. Esta foi a sexta vez no período de um mês que ele estabeleceu a melhor marca do planeta. O recorde da vez foi nos 50m borboleta.

Ao final desta Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, 22 atletas atingiram os índices estabelecidos pela diretoria de alto rendimento do Comitê Paralímpico Brasileiro (CPB) para representar o país no Mundial, de 12 a 18 de junho, em Funchal, na Ilha da Madeira, Portugal. A convocação oficial com os nomes de todos os integrantes da delegação brasileira será feita nas próximas semanas pela coordenação da natação do CPB.

Para carimbar o passaporte era necessário estabelecer os índices mínimos estabelecidos pelo CPB, que estão entre os seis melhores do mundo desde 2019. Outra forma de qualificação ao Mundial era a condição de campeão paralímpico em Tóquio 2020. Neste último critério, cinco atletas já estavam garantidos: Carol Santiago, Gabriel Araújo, Talisson Glock, Wendell Belarmino e Gabriel Bandeira.

Há uma semana, o CPB realizou a Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa de natação, também na piscina do CT Paralímpico, em São Paulo, e 14 atletas bateram a meta. Nesse mesmo final de semana, a gaúcha Larissa Rodrigues, conquistou o direito de ir ao Mundial após cumprir com os critérios durante a etapa de Berlim do World Series do IPC (Comitê Paralímpico Internacional, na sigla em inglês). Até aí, o Brasil já tinha 20 representantes em Funchal.

Já nesta Segunda Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa, dois nadadores alcançaram as marcas. Ambos no sábado. Na disputa dos 50 m livre feminino, a paulista Maiara Barreto, da classe S3, superou em dois segundos o índice. "Na semana passada, não consegui o índice, fui embora muito chateada. Hoje, consegui, estou bem feliz. A pressão aumentou bastante, era uma única chance [de conquistar o índice]. Mas consegui ficar calma na hora da prova, tranquila, e deu tudo certo. Eu acho que em Portugal as minhas adversárias vão estar bem fortes", analisou a atleta que sofreu uma lesão medular cervical e ficou tetraplégica após um acidente de moto em 2009.

Já nas provas do revezamento 4x50 livre misto 20 pontos, Daniel Mendes nadou os primeiros 50 m da prova em 30s38, apenas dez centésimos mais rápido do que o índice de 30s48 da sua classe S6 na mesma distância. "Este índice é muito representativo para mim. Ver que tudo está acontecendo de uma maneira incrível, meu primeiro Campeonato Mundial é uma melhora diária. Gratificante demais", disse, no sábado.

Neste domingo, Gabriel Araújo estabeleceu o melhor tempo do mundo nos 50m borboleta, e chegou à incrível marca de seis recordes em um mês. Uma sequência que começou na primeira quinzena de março, na etapa da Itália do World Series do IPC. O atleta da classe S2 nadou para 55s59 a prova na manhã deste domingo, 10, melhor que o 56s13 que havia alcançado em 1º de abril, na Primeira Fase Nacional do Circuito Loterias Caixa.

Em março, ele havia nadado esta mesma prova em Lignano Sabbiadoro em 56s62. Desde a competição em piscina italiana, Gabriel bateu três recordes nos 50m borboleta e outros três nos 150m medley. As duas provas, entretanto, não fazem parte do programa dos Jogos Paralímpicos.

Antes do Mundial de Funchal, os nadadores brasileiros terão mais uma oportunidade de competir no CT Paralímpico. No final de semana de 14 e 15 de maio, eles se despedem do Brasil no Campeonato Brasileiro Loterias Caixa.

 

Halterofilismo 
A 1ª Fase Nacional do Circuito Paralímpico Loterias Caixa de halterofilismo registrou quebras de três recordes brasileiros na manhã deste domingo, 10, no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. A mineira Lara Lima estabeleceu a melhor marca nacional na categoria até 41 kg, a carioca Tayana Medeiros bateu o recorde da categoria acima de 86 kg e a também mineira Valéria dos Santos melhorou sua própria marca na categoria até 86 kg (Júnior). 

O evento, que ocorreu neste final de semana, 9 e 10 de abril, com a participação de 91 halterofilistas (63 homens e 28 mulheres),  gerou pontos para o ranking nacional e classificou os seis melhores de cada categoria para o Campeonato Brasileiro da modalidade, que será disputado no próximo mês de maio, no CT Paralímpico.

Medalha de ouro no Mundial Júnior de halterofilismo, disputado em Tbilisi, na Geórgia, em novembro e dezembro do ano passado,  Lara Lima, 18, bateu o recorde brasileiro na categoria até 41 kg. Na manhã deste domingo, ela levantou 93 kg em sua última tentativa e superou sua própria marca de 90 kg, alcançada em maio de 2021, na Copa do Mundo, que, assim como Mundial, foi realizada em território georgiano.

"Esse recorde representa muito para mim. É o sinal de que todo o trabalho tem sido bem-feito. Eu comecei no halterofilismo há oito anos e, hoje, não me vejo fora da modalidade, seja pelos resultados esportivos ou por como mudei como pessoa neste período", disse a atleta, que nasceu com artrogripose, doença que afeta as articulações, e representa o Praia Clube/MG.

Outra atleta do clube mineiro, Tayana Medeiros, 29, também se destacou no Circuito Loterias Caixa ao suportar 133 kg e bater sua própria marca de 119 kg, alcançada no Mundial de Tbilisi, em 2021. 

"Eu estava na categoria até 86 kg, falei com meu técnico e resolvemos subir de categoria. Queria saber como eu seria o meu desempenho. Para a minha surpresa, bati o recorde. Agora, vou continuar trabalhando para o Campeonato Brasileiro e espero melhorar essa marca na competição", avaliou Tayana. 

Valéria dos Santos, 20, também do Praia Clube, levantou 86 kg e melhorou o seu próprio recorde de 75 kg, registrado em São Paulo, no passado. "Foi muito importante superar minha própria marca. Comecei há pouco tempo no halterofilismo, em 2020, e ainda parei por um tempo por causa da pandemia. Bater este recorde mostra uma evolução no trabalho", pontuou Valéria, que, assim como Lara, nasceu com artrogripose. 

Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível 
Os atletas Gabriel Araújo e Carol Santiago são integrantes do Programa Loterias Caixa Atletas de Alto Nível, programa de patrocínio individual da Loterias Caixa que beneficia 70 atletas e sete atletas-guia.

Patrocínios
A natação e o halterofilismo têm o patrocínio das Loterias Caixa.


 

Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

 

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

 

BRACK LAW- O seu advogado brasileiro nos EUA. Aplicação para visto de estudante. Ajustamento de status para Green Card. Apelação, cancelamento e suspensão de exclusão e deportação. Asilos e cidadanias. Casos criminais. Divórcios. E muito mais. Estamos localizados no 648 Central Street, Lowell (MA). Tel: 978-453-7225

DENTPLANT- Não deixe para amanhã o que você pode fazer hoje. Cuide de sua saúde bucal! Consulta + exame clínico + raio X $70. Limpeza comum: $120. Estamos localizados em Framingham (508) 872-2624  e Somerville (617) 591-9888.

ESL Academy- Matriculando estudantes domésticos e internacionais. Transfira-se de outras instituições educacionais para a ESL Academy. Mude seu status imigratório para F1. Faça sua aplicação fora do país. Reestabeleça seu status F1. Programas de 1 ano para o inglês como segunda língua. Níveis iniciante, intermediário, avançado e acadêmico. Ligue: (781) 313-8190. Cerca de $4mil por 1 ano, incluíndo livros.

Top News