Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/07/2022 as 9:00am

Delegação brasileira chega em Portugal para o Mundial Universitário de Futsal

Da redação Mais de 7 mil quilômetros separam o Brasil de Portugal. Mas, a distância é...

Da redação

Mais de 7 mil quilômetros separam o Brasil de Portugal. Mas, a distância é apenas o primeiro desafio que a delegação brasileira enfrentará na disputa pelas medalhas de ouro – masculina e feminina – no Campeonato Mundial Universitário de Futsal. As seleções verde e amarela são favoritas na competição, e enfrentarão adversários como Argentina, Portugal, Alemanha e Ucrânia. Os atletas e a comissão técnica chegaram nesta segunda-feira, 11, em Guimarães, onde ficam até dia 16; para amistosos e aclimatação.

Apesar do nível alto da competição, o objetivo, segundo Flávio Mendonça, coordenador da modalidade e chefe de equipe, é que a Seleção Universitária Brasileira saia com o título em ambos os naipes. “No feminino, por exemplo, o Brasil é o país a ser batido, visto que nossa Seleção nunca perdeu este campeonato”, comenta.

Mayara Almeida é estudante de Educação Física na Universidade do Planalto Catarinense (UNIPLAC) e integra a seleção feminina universitária como ala. A estudante carrega no currículo 3 edições dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs): 2018, 2019 com a medalha de prata, e 2021 com o título de campeã, e agora, sua primeira convocação para a seleção. “Já tive o privilégio de atuar em competições internacionais, mas o sentimento voltado para esse Mundial é diferente, entre tantos talentos espalhados, ser selecionada entre elas é muito prazeroso”, destaca Mayara. “Essa convocação me mostra o caminho no qual eu devo continuar seguindo, pra quem sabe no futuro, continuar sendo uma das escolhidas para representar o meu país em diferentes competições”, complementa a atleta.

No masculino, a Seleção Universitária Brasileira também chega como os grandes favoritos, mesmo reconhecendo que o caminho é complicado. Vinícius Schütt, goleiro da Seleção, sabe das expectativas. “Sabemos que o Brasil sempre é favorito quando se fala de futsal. Temos uma grande equipe e vamos buscar o melhor resultado”, comenta. Essa não é a primeira vez que Schütt defende a camiseta verde amarela universitária. No Pan-Americano de 2018, que aconteceu no Brasil, ele teve a sua primeira experiência e destaca a honra que é ser convocado novamente depois de quatro anos. 

 

A competição 

O Mundial Universitário de Futsal acontece em Braga e Guimarães, em Portugal, entre os dias 18 e 24 de julho. Na fase de grupos, a seleção feminina divide o Grupo B com as seleções da Polônia, Líbano e Alemanha e a masculina enfrenta Ucrânia, Eslováquia e Omã também pelo Grupo B. Antes do início da competição, as Seleções feminina e masculina participam de uma série de amistosos contra os donos da casa no dia 13 de julho e o time português Grupo Desportivo de Boticas no dia seguinte. Já no dia 15, a seleção masculina enfrenta a Arábia Saudita.

Top News