Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 21/08/2022 as 9:00am

Amapaense quebra dois recordes brasileiros a 13km de casa no Meeting Loterias Caixa em Macapá

Competição na capital amapaense ocorreu neste sábado, 20, no Estádio Zerão, e reuniu 60 atletas com deficiência do Amapá e Amazonas nas provas de atletismo

Da redação

A inédita etapa do Meeting Loterias Caixa de atletismo em Macapá, Amapá, terminou com o saldo de dois novos recordes brasileiros quebrados por uma atleta local. Entre os 60 participantes do Amapá e do Amazonas na competição, nesta manhã de sábado no estádio Zerão, a amapaense Wanna Brito, 26, foi a única responsável por estabelecer novas marcas históricas do evento.

Essa foi a primeira vez que o Comitê Paralímpico Brasileiro realizou uma competição de alto rendimento no estado do Amapá. Das 18 cidades que receberão uma etapa do Meeting Loterias Caixa, o CPB escolheu Macapá como a representante da Região Norte. O Meeting vai a Fortaleza, Ceará, em 4 de setembro, para a terceira etapa da temporada 2022.

Wanna estabeleceu a melhor marca nacional no arremesso de peso ao alcançar 5,99m. Superou a paulista Ellen Braga, dona do antigo recorde, de setembro de 2018, com 4,66m, feito no Centro de Treinamento Paralímpico, em São Paulo. É um resultado tão expressivo que coloca Wanna como dona da terceira melhor marca no mundo nesta prova na classe F32 (paralisados cerebrais).

O segundo recorde de Wanna foi no lançamento de disco, com 11,84m. Esta prova, contudo, não está no programa dos Jogos Paralímpicos e a posição de melhor marca do país estava vaga até então. “Eu fiquei muito nervosa para competir, mesmo estando pertinho de casa, do lado do meu local de treinamento. Mas o resultado foi muito melhor do que eu esperava”, comentou Wanna, que representa a FPA-AP, e nasceu com paralisia cerebral ocasionada pela falta de oxigenação no cérebro no momento do parto.

A atleta de 26 anos mora no bairro chamado Boné Azul, na zona norte de Macapá, que fica a 13 quilômetros do estádio Zerão, local do Meeting Loterias Caixa deste sábado. “Faz toda diferença estar aqui em Macapá, foi uma experiência maravilhosa, agradeço ao CPB por ter organizado o Meeting aqui na minha cidade”, disse Wanna, que é recém-formada em fisioterapia mas que agora tentará se dedicar exclusivamente ao esporte. Ela compete há dois anos e era da classe F36, para atletas que competem de pé. Porém, ela passou por uma reclassificação funcional antes do Meeting Loterias Caixa de Macapá e caiu para a classe F32, em que realiza os lançamentos e arremessos sentada com uma das mãos apoiadas.

“Eu nunca fui tão feliz na vida quanto sou no esporte. Sofri muito bullying na minha infância por causa da minha deficiência. Agora, eu vou treinar mais e me dedicar ainda mais para tentar representar o Brasil e o Amapá em um campeonato Mundial e nos Jogos Parapan-Americanos”, comentou, citando o Mundial de atletismo de Paris, em julho de 2023, e os Jogos de Santiago, em novembro do mesmo ano.

Outro resultado expressivo no Meeting veio de mais um atleta da FPA-AP, Cristian Costa, 21 anos. Ele também tem paralisia cerebral e é da classe T36. Nos 100m, ele fez o melhor tempo da vida com 13s27, marca que seria a segunda melhor do Brasil na temporada 2021, atrás apenas de Aser Ramos, que correu para 12s25 nos Jogos de Tóquio.

Já nos 400m, Cristian fez 1min06s06, melhorando seu tempo de 2021. No ano passado, o amapaense foi o mais rápido do Brasil com 1min06s46. Com um detalhe: a temperatura na pista do estádio Zerão estava acima dos 30ºC durante as duas provas. “Muito melhor correr neste clima do que no frio lá de São Paulo”, comentou Cristian, com as duas medalhas de ouro no peito. “Fiquei muito nervoso e até chorei no meio da prova. Mas o pessoal foi muito legal comigo, Rodrigão e o Aser, ficou tudo bem”, disse, citando dois dos melhores atletas da classe T36 do país na atualidade, o gaúcho Aser Ramos e o goiano, medalhista paralímpico, Rodrigo Parreira.

Centro de Referência de Macapá
Antes do início da etapa macapaense do Meeting Loterias Caixa de atletismo, na manhã deste sábado, o Comitê Paralímpico Brasileiro firmou parceria com o governo do estado do Amapá para a instalação de um Centro de Referência na capital. O CPB foi representado pelo superintendente administrativo-financeiro, Nelson De Almeida Prado Hervey Costa, e pelo diretor jurídico, Paulo Victor Barchi Losinskas.

Da parte do governo do Estado, José Rudney Cunha Nunes, Secretário de Desporto e Lazer do Amapá, assinou o termo de parceria. O Centro de Referência do CPB visa aproveitar espaços esportivos em todos os estados e no Distrito Federal para oferecer modalidades do esporte paralímpico desde a iniciação até o alto rendimento.

Com esta assinatura, o CPB alcança a marca de 36 centros em 16 unidades da Federação. A Região Norte já conta com núcleos no Amazonas e em Roraima. Até 2025 a meta é chegar a 50 Centros de Referência. O núcleo de Macapá atenderá atletas com deficiência no atletismo, natação, badminton e tiro com arco.

Patrocínios
O Meeting Paralímpico conta com o patrocínio das Loterias Caixa
O atletismo é uma modalidade patrocinada pelas Loterias Caixa e pela Braskem

Top News