Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 12/12/2022 as 2:30pm

Paralisia cerebral: atleta consegue recuperação através do triathlon, veja o que diz a ciência

Fabiano de Abreu Embora os indivíduos com paralisia cerebral tenham deficiências motoras,...

Fabiano de Abreu

Embora os indivíduos com paralisia cerebral tenham deficiências motoras, é essencial que se exercitem para sua saúde geral. A inatividade física é um importante fator de risco para complicações como doenças cardíacas, pressão alta e osteoporose.

Em última análise, o melhor esporte para pessoas com paralisia cerebral vai depender da preferência de cada indivíduo. Pode-se praticar qualquer esporte que quiser, desde que estejam dispostos a tentar e se adaptar.

Um exemplo que comprova isso é o triatleta Samuel Bortolin. O brasileiro é o primeiro com paralisia cerebral de grau severo a completar um triathlon.

Falando sobre o caso, o Pós PhD Neurocientista Prof. Dr. Fabiano de Abreu Agrela comentou que como as habilidades funcionais em indivíduos com paralisia cerebral podem variar muito, as organizações desenvolvem sistemas de classificação para colocar crianças com PC em esportes contra competidores com níveis funcionais relativamente semelhantes.
Então, ainda conforme ele, Samuel fez a melhor escolha, já que este esporte abrange diversos tipos de atividades.

"Os melhores esportes para paralisia cerebral são aqueles que mantêm ativo, engajado e seguro. A paralisia cerebral é uma deficiência motora que pode variar de leve a grave. Ela resulta de malformações cerebrais que ocorrem antes do nascimento, durante a período em que o cérebro está se desenvolvendo ou de danos cerebrais que ocorrem antes, durante ou logo após o nascimento”, disse Fabiano.

Outro ponto destacado pelo neurocientista foi o de que a neuroplasticidade torna-se crucial nesses casos relacionados aos neurônios motores e à cognição.
Já o próprio Samuel fez questão de apontar quatro pontos que ele usa como norte em sua história de superação, e que servem para todas as pessoas:

“1- Faça da sua dificuldade o seu motivo; 2- Focar na solução é sempre a melhor opção; 3- Não subestime o poder de ser  um pouquinho melhor a cada dia; 4- Quem é bom em dar desculpas, não é bom em mais nada”.

Sobre Samuel Bortolin

Samuel Bortolin

Primeiro triatleta com grau de paralisia cerebral severo a completar um triathlon, Samuel Bortolin é formado em Direito e Educação Física. Teve que vencer batalhas desde o início de sua vida. Nascido com 6 meses e meio de gestação, o hoje triatleta perdeu seu irmão gêmeo no parto prematuro de sua mãe.

Deu seus primeiros passos aos sete anos e passou por uma adolescência de aceitação. Samuel é o primeiro triplégico a realizar um triathlon. Hoje ele se destaca entre os paratletas brasileiros também como meio maratonista.

Apaixonado pelo esporte, logo passou a participar de provas de rua de 5Km. Em 2014 ele enfrentou seu primeiro desafio esportivo: participar da famosa corrida de rua Night Run, etapa de Brasília. Já fazendo os 5 km, decidiu tentar os 10Km. Fez a prova em 1 hora e 28 min. Atualmente ele também viaja por todo o Brasil ministrando palestras pautadas em seus exemplos.

 



Apoiem os Pequenos negócios. Mantenha a economia girando!

Acesse a rádio Brazilian Times: https://radiobraziliantimes.com/

ADVOGADA MICHELLE DA SILVA- Conhecimento, experiência e resultado. Imigração, divórcio, casos criminais.  Estamos localizados  em Boston (MA). Ligue: (781) 223-6100.

Quer o seu produto ou negócio divulgado para milhares de brasileiros nos Estados Unidos? Trabalhamos com: -Mais de 300 grupos de Whatsapp, -Mais de 200 páginas no Facebook, -Instagram, -Rádio e Podcasts, -Jornal impresso com maior penetração nos EUA, -Matérias sobre seu produto produzida por nossos jornalistas. Temos pacotes de vários preços. Certamente um deles vai ser ideal para você! Whats app: (617) 415-3657 OU https://wa.me/+16174153657

PROMOÇÃO- 50% de desconto em sua consulta de $100 dólares - (Basta mostrar esse cupom ou mencionar o Brazilian Times). LIPOASPIRAÇÃO, MAMOPLASTIA, PREENCHIMENTOS, BOTOX. Venha ESCULPIR o seu corpo. Com o médico brasileiro Dr. Luciano Sztulman. Porque ir ao Brasil se vc tem um Especialista em sua área aqui mesmo bem pertinho de você. Com escritórios em Massachusetts e Rhode Island. Marque sua consulta. Falamos Português! Ou (401) 521-0303

Fonte: Fotos: Divulgação MF Press Global

Top News