Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 24/01/2023 as 7:00am

Laurent Guerinaud recebe troféu de campeão 2022 da Fórmula Vee, o terceiro da sua carreira na categoria

Da redação Em cerimônia organizada pela FASP no autódromo de Interlagos, Tricampeão da...

Da redação

Em cerimônia organizada pela FASP no autódromo de Interlagos, Tricampeão da Fórmula Vee recebeu essa sexta-feira o troféu de campeão da temporada 2022.

Na noite de sexta-feira (20/01), o piloto Motul/Rokim recebeu o troféu de campeão 2022 da mão de Flavio Menezes, diretor da F/Promo Racing, organizadora da Fórmula Vee.

Laurent Guerinaud comemorou seu terceiro título em três temporadas disputadas na Fórmula Vee, se tornando um dos maiores campeões em uma categoria que consagrou grandes nomes do automobilismo mundial, como Emerson Fittipaldi e Nelson Piquet.

Com mais esse título, o piloto francês, radicado no Brasil agora é o segundo maior campeão da FVee, atrás apenas de Heitor Nogueira, que foi tetra paulista de 2015 a 2018. Além disso, ele é o segundo piloto com mais vitórias na história do Campeonato Paulista: ele chegou a 15 triunfos, contra 22 de Nogueira. Tudo isso em apenas três anos na Fórmula Vee.

 “É uma honra ver meu nome nesta lista que conta com grandes campeões”, afirmou Guerinaud. “Três títulos em três anos é algo que nem eu imaginava, já que eu nunca havia competido em carros de fórmula antes de estrear na FVee.”

 “Agradeço a todo o apoio que recebi dos meus parceiros Rokim Automotive, Motul, W1 Consultoria Financeira, CO.URB, Nobile Assessoria Contábil e DKDrones.”

“Agradeço igualmente à equipe da Fórmula Vee que sempre fez o máximo para igualar a performance dos carros e me permitir brigar por vitórias e títulos.”

“Enfim, não poderia deixar de agradecer a minha esposa Solange, que foi quem me incentivou a retomar a competição automobilística em 2020”, disse o francês, que não tinha competido desde sua mudança ao Brazil, em 2007.

O piloto Motul/Rokim recebeu igualmente o troféu de campeão da categoria Máster, para pilotos de mais de 40 anos. Na categoria Junior, para pilotos de 14 a 19 anos, é o Kauan Morais que foi premiado.

 

Sobre Laurent Guerinaud

Como muitos pilotos, Laurent Guerinaud começou no kart, aos 10 anos, no seu país de origem. Ele conquistou dois títulos de campeão de Île de France, em 1992 e 1993, entre outros sucessos nacionais. Ele competia em pé de igualdade com pilotos hoje renomados, como Sébastien Bourdais, que foi tetracampeão de Champ Car nos Estados Unidos e disputou duas temporadas na Fórmula 1. Aos 15 anos, Guerinaud até chegou a participar de uma corrida de kart com Alain Prost e ainda terminou na frente do tetracampeão de F1, com a melhor volta!

Laurent era um dos pilotos de corrida mais talentosos e promissores da época, mas teve que abandonar as pistas aos 16 anos por falta de apoio financeiro. “Soube depois que meus pais se endividaram para que eu pudesse continuar a correr, porque o apoio dos patrocinadores não era suficiente”, lembra o piloto. “A minha família passou por momentos difíceis financeiramente, até tivemos que economizar na comida... Chegou uma hora em que não deu mais para sustentar a paixão.”

Laurent se dedicou aos estudos e passou na ESSEC, uma das melhores escolas de administração da Europa, onde obteve um MBA. Levado por sua paixão pelos carros, ele trabalhou sucessivamente para Seat (Grupo Volkswagen), Renault, Peugeot e Citroën na França.

O seu percurso profissional lhe deu uma nova oportunidade de pilotar. Quando a Peugeot montou uma equipe de Rencontres Peugeot Sport em 2005, ele foi selecionado para pilotar o 206 da marca. Infelizmente, a aventura durou apenas 3 anos. Os resultados eram promissores, mas ele teve que guardar o capacete de novo para acompanhar sua ex-esposa ao Brasil. O francês brinca que o primeiro casamento não deu certo, mas ele se apaixonou pelo Brasil e resolveu ficar.

Hoje, Laurent é diretor do GiPA do Brasil, instituto de referência em inteligência de mercado e pesquisa no aftermarket automotivo. Ele mora em São Paulo com a esposa brasileira e é pai de dois filhos, Luna, de 2 anos e Raphaël, de 5.

“As habilidades que o automobilismo me proporcionou sempre me ajudaram na minha carreira profissional”, explica Laurent. “Os principais clientes da GiPA são montadoras, fabricantes de peças, pneus e lubrificantes, eentão quando compartilho os nossos estudos com eles, meu conhecimento técnico é uma real vantagem."

Da mesma forma, sua experiência em marketing e comunicação é um diferencial para correr. “Os bons resultados não são suficientes para convencer patrocinadores, precisa saber se comunicar e ajudar seus parceiros a tirar o maior proveito do seu investimento”, diz Laurent. “Não me limito a um adesivo no carro, mas também trabalho para aumentar a visibilidade dos meus parceiros nas redes sociais, na imprensa, dar ferramentas para usar meus resultados, minha imagem, propor eventos, com exposição do carro de corrida, drive days, etc. "

Para entrar em contato ou acompanhar Laurent Guerinaud no Instagram: @laurentguerinaud

Top News