Chegou o Classificado do Brazilian Times. Divulgue ou busque produtos e serviços agora mesmo!

Acessar os Classificados

Publicado em 23/05/2023 as 3:30pm

Brighton se consolida na Premier League e vira exemplo para equipes brasileiras

Fonte: Unsplash O futebol inglês é um dos mais disputados da Europa, principalmente pelos...

Fonte: Unsplash

O futebol inglês é um dos mais disputados da Europa, principalmente pelos altos investimentos feitos pelas equipes. São bilhões gastos todos os anos para atrair os melhores jogadores, como fazem o Manchester City, o Newcastle e o Chelsea. No entanto, o Brighton & Hove Albion consegue fugir desse padrão, se destacando no torneio de maneira mais tímida. Uma equipe que pode servir de exemplo para alguns times brasileiros que estão lutando por espaço no país.

Enquanto o City de Guardiola gasta milhões para atrair grandes nomes do futebol mundial, como o atacante Erling Haaland, o Brighton optou por investir em estrutura e contratar nomes com potencial de crescimento. O blog Betway Insider fez um artigo especial sobre a equipe, e conta um pouco mais sobre isso. Ele mostra que Tony Bloom, atual presidente e sócio majoritário, gastou quase R$ 600 milhões na construção do Falmer Stadium.

No entanto, esse foco na estrutura do clube não significa que os jogadores não são uma prioridade. Desde que subiu para a Premier League, em 2017, o elenco do Brighton foi evoluindo aos poucos e hoje é um dos melhores de todos os tempos. Alguns atletas conhecidos, como o argentino Alexis Mac Allister e o japonês Kaoru Mitoma, estão entre os titulares. Assim, o rendimento na temporada atual é um dos melhores, com a equipe sonhando com uma vaga na próxima Liga Europa.

Até a 34ª rodada, o clube britânico conseguiu 58 pontos na tabela do Campeonato Inglês, com 17 vitórias, sete empates e 10 derrotas. Um dos resultados mais relevantes aconteceu recentemente, quando a equipe venceu o Arsenal, em pleno Emirates Stadium, em Londres, por 3 a 0. Foi uma mostra de como o Brighton tem potencial para chegar longe da liga, mesmo sem seguir a receita dos clubes mais ricos. É uma lição que pode ser usada até mesmo por clubes nacionais.

Entre os gigantes

No início da temporada, as apostas online não apontavam para o Brighton como um dos candidatos a terminar na parte de cima da tabela da Premier League. As projeções não consideravam a evolução das últimas temporadas, e o trabalho feito nos bastidores da equipe. Os bons resultados durante o ano mostram que o clube é uma realidade, e que precisa ser levado mais a sério no futuro. A expectativa é que as projeções para a próxima época sejam melhores.

A estratégia usada para crescer pode servir de referência para equipes brasileiras pequenas que buscam maior protagonismo no Campeonato Brasileiro. Um bom exemplo é o Bahia, recém-adquirido pelo Grupo City. O clube agora possui dinheiro para investir no futebol, mas isso precisa ser bem feito. Não é só contratar jogadores renomados, mas também investir em estrutura para o clube crescer.

O Red Bull Bragantino e o Vasco da Gama também podem aprender com isso. Em sites de palpites de futebol, nenhum desses clubes surgem como os favoritos ao título, mas contam com potencial se souberem montar uma estrutura. Para fazer isso, as equipes podem seguir o roteiro feito pelo Brighton, que não cresceu apenas gastando dinheiro com jogador, mas fazendo a equipe bem estruturada.

Futuro na Inglaterra

É difícil garantir que o Brighton será campeão no futuro, ou se esse rendimento bom vai continuar sempre. O futebol é um esporte complexo, e o dinheiro ainda faz muita diferença nos resultados. No entanto, o rendimento atual da equipe já é motivo de orgulho. Uma prova de que um dinheiro bem gasto pode render alegria aos torcedores, e isso não significa sair comprando vários atletas.

O futebol brasileiro ainda falha nisso, e são poucos os clubes que investem em estrutura. Ou seja, tem muito o que aprender com essa história do pequeno clube britânico. Vale a pena ficar de olho nos próximos passos do clube, sobretudo na Premier League, para acompanhar os próximos passos da equipe.

A Premier League é vista como uma liga milionária, principalmente pelos gastos que o Manchester City, o Chelsea, o Liverpool e o Manchester United possuem. Porém, essa é uma competição que também possui histórias mais inovadoras e com caminhos diferentes para o sucesso. Esse é o caso do Brighton, que almeja um dia levantar a taça de melhor equipe da Inglaterra.

Top News